Quais foram as novas tecnologias utilizadas na Primeira Guerra Mundial?

Quais foram as novas tecnologias utilizadas na Primeira Guerra Mundial?
Quais foram as novas tecnologias utilizadas na Primeira Guerra Mundial?

Segundo os historiadores, a guerra é o período onde as novas tecnologias florescem de forma mais rápida. Isso ocorre porque a urgência de um país sobrepujar o outro, especialmente em combate, é muito comum, até mesmo esperada, em tempos de conflito. Por mais que a motivação por trás da criação de ferramentas seja a vitória em batalhas, o fato é que as tecnologias ganham novas aplicações após a guerra.

Visto que a Primeira Guerra Mundial foi um conflito bélico sem precedentes, as novas tecnologias que surgiram nessa época realmente marcaram história. Através do estudo e da fabricação de novas armas e veículos, o rumo da batalha mudava radicalmente em favor da nação detentora da tecnologia.

Veja a seguir quais as principais novas tecnologias utilizadas durante a Primeira Guerra Mundial e como as inovações tecnológicas conseguem influenciar os conflitos. Conheça também quais são as tecnologias criadas na Primeira Guerra Mundial que usamos até os dias atuais, fora do contexto de batalhas.

Quais as principais tecnologias utilizadas durante a guerra?

Uma das novas tecnologias bélicas mais proeminentes da Primeira Guerra foram os tanques, cujo nome é uma alusão aos caminhões “tanque” que eram usados no transporte de água. 

Esse tipo de veículo conferia uma vantagem imensa em combate, pois era equipado com canhões e capaz até de vencer trincheiras. Ademais, servia como uma arma de defesa para que as unidades de infantaria pudessem se deslocar pelos campos de batalha. 

Quais as principais tecnologias utilizadas durante a guerra?
Principais tecnologias. Fonte/Reprodução: original.

Os aviões não foram criados, necessariamente, para o combate, mas certamente fazem parte das novas tecnologias usadas na Primeira Guerra. Até 1916, os pilotos não tinham como se comunicar nos aviões. Mas em 1917, já era possível que a voz humana fosse transmitida por rádio de um avião para o controle de voo no solo.

Outro avanço tecnológico é na área da medicina, pois a Primeira Guerra e suas novas tecnologias trouxe ao mundo a cirurgia plástica. A intenção dos procedimentos era restaurar, o máximo possível, o corpo dos soldados mutilados. 

Por fim, entre a lista de novas tecnologias vale enfatizar a melhora do Raio-X, que antes era uma máquina impossível de transportar, e em 1919 ganhou uma versão “portátil”.

Como as novas tecnologias influenciam nas guerras?

Quando vemos o quanto as nações participantes de guerras investem em tecnologia, logo o motivo para esse esforço se revela. 

Na Primeira Guerra um dos maiores avanços foi nas armas em si. Do ano 1914 em diante, os fuzis evoluíram consideravelmente em relação aos usados no século anterior, em 1870. Além disso,o uso das metralhadoras foi decisivo para o sucesso das nações nos combates.

Como as novas tecnologias influenciam nas guerras?
Tecnologias que influenciaram. Fonte/Reprodução: original.

Também é preciso mencionar que o uso do gás influenciou na guerra de uma forma diferente. O efeito do lançamento dos gases clorídrico e de mostarda na atmosfera foi devastador em relação à saúde e desempenho dos soldados, mas não causou tantas mortes. Por outro lado, o uso do gás provou-se nocivo para inimigos e aliados, de forma convencionado que essa nova tecnologia não seria mais usada em combate.

Foram justamente as novas tecnologias que permitiram um equilíbrio tenso entre as nações combatentes. Por isso, uma das principais consequências das inovações tecnológicas da Primeira Guerra foi a guerra de trincheiras, onde era extremamente difícil avançar sobre territórios inimigos. 

Quais são os avanços tecnológicos?

As novas tecnologias mais lembradas, e fizeram maior dano e realmente influenciaram nos resultados da Primeira Guerra são:

  • Metralhadoras;
  • Fuzis com maior capacidade de disparo;
  • Uso de gases;
  • Aviões;
  • Rádio;
  • Tanques;
  • Cirurgias.

As novas tecnologias que surgiram ou evoluíram em uma época de intenso combate e mortes incontáveis, receberam utilidade em contextos fora de guerra.

Novas tecnologias criadas na Primeira Guerra Mundial que usamos muito hoje

Sem dúvida, de todas as novas tecnologias citadas, àquelas relacionadas a área da medicina são as mais aplicadas até hoje. O destaque vai para o Raio-X, que hoje em dia pode ser encontrado em qualquer clínica de imagem ou hospital.

Já as cirurgias, que hoje em dia possuem o apelo estético como uma das motivações, surgiu em tempos em que era preciso salvar o máximo possível dos soldados mutilados em combate. Atualmente, os procedimentos cirúrgicos são cada vez mais sofisticados sendo usados para curar doenças fatais e salvar vidas. 

De fato, as novas tecnologias podem até surgir em tempos de guerra, pois a urgência do conflito causa o aceleramento dos estudos por trás da criação de novas ferramentas. Ainda que, um dia, tenham sido usadas em cenas violentas, é consolador observar que as mesmas tecnologias usadas para o conflito, hoje são usadas para melhorar a vida da humanidade.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

1 comentário em “Quais foram as novas tecnologias utilizadas na Primeira Guerra Mundial?”

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também