A Primeira Guerra Mundial foi o primeiro conflito armado de proporções globais da história e para entendermos melhor sobre ele, é preciso também entendermos a Primeira Guerra Mundial como começou. As consequências dos pequenos conflitos entre alguns países obrigou que os mesmos fizessem alianças para derrotar países inimigos em comum (Tríplice Aliança e Tríplice Entente).
As rivalidades entre as nações motivaram a Primeira Guerra Mundial como começou, principalmente entre Alemanha, França e Inglaterra. A Alemanha enfrentava hostilidades devido a sua grande rivalidade com a França e à sua posição desafiadora em relação à Inglaterra. A França, alimentada por um desejo de vingança, formou alianças para se opor à Alemanha, enquanto a Inglaterra via a Alemanha como uma ameaça desde a Revolução Industrial.
Primeira Guerra Mundial como começou?
A Primeira Guerra Mundial como começou se deu em 28 de junho de 1914 com o assassinato conjunto do herdeiro legítimo ao trono austro-húngaro, Francisco Ferdinando, e sua esposa, Sofia. O desejo de transformar a Áustria-Hungria em uma federação autônoma motivou seus inimigos a cometerem o assassinato.
O surgimento da guerra teve suas raízes nas rivalidades entre as potências europeias. A Europa, que desfrutava de um período de paz, prosperidade e avanços tecnológicos e científicos nas décadas finais do século XIX, viu-se mergulhada em conflitos que levaram à Primeira Guerra Mundial, com destruições nunca vistas.
Qual o motivo do começo da guerra?
Quando nos perguntamos o motivo da Primeira Guerra Mundial como começou, precisamos entender que houve vários fatores que levaram ao assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro. As rivalidades imperialistas, nacionalismos exagerados, alianças militares e disputas territoriais são os fatores mais importantes que culminaram neste evento que serviu como estopim para o início do conflito.
Os motivos que levaram a Primeira Guerra Mundial como começou não são tão simples, pois representam uma sequência de impasses como grandes disputas pelos territórios da África e da Ásia, a unificação da Alemanha que quebrou o equilíbrio existente na Europa, que levou o país a se transformar em uma grande potência, nacionalismo exagerado, desejo de formar Estados autônomos.
Principais responsáveis pelo início da guerra
Os principais responsáveis para o início da Primeira Guerra Mundial foram as nações europeias, principalmente a Alemanha, que ocupou um lugar central na disputa, enquanto a França buscava vingança contra a Alemanha por ter sido derrotada pela mesma na guerra Franco-Prussiana (1870-1871). Além da rivalidade entre Alemanha e França, outras principais potências também foram responsáveis pela resposta da Primeira Guerra Mundial como começou. São eles:
- Império Austro-Húngaro: responsável pelo início do conflito ao declarar guerra à Sérvia com o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando;
- Império Alemão: ambições imperiais e seu esforço para consolidar como potência dominante na Europa criou rivalidades entre outros impérios;
- Império Russo: apoio à Sérvia e mobilizando forças militares em resposta ao império Alemão, fazendo com que outras potências europeias também se mobilizassem;
- Império Otomano: pouco mencionado, o Império Otomano participou da Primeira Guerra Mundial através das Potências Centrais – Alemanha e Áustria-Hungria, em 1914.
Assim que a Primeira Guerra Mundial começou, todos os países estavam com seus exércitos prontos para atacar e muitas pessoas se voluntariaram para lutar na guerra. Ambos os lados estavam muito confiantes com a vitória, preparados para uma guerra que achavam que não duraria por muito tempo.
Quando começou a Primeira Guerra Mundial?
Como mencionado anteriormente, a Primeira Guerra Mundial como começou oficialmente em meados de Agosto de 1914, logo após o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro.
A reação em cadeia criada pelos eventos em Sarajevo transformou um conflito inicialmente local em uma guerra global. Os países envolvidos na guerra esperavam que a mesma durasse alguns meses, mas o conflito acabou durando longos quatro anos que resultaram em estragos incalculáveis e enorme perda de vidas.