Na memória de pessoas do mundo inteiro, até mesmo as principais batalhas da Primeira Guerra Mundial são esquecidas por causa da magnitude dos conflitos da Segunda Guerra. Mas, na verdade, a Primeira Guerra foi, em sua época, o maior conflito armado, que envolveu as maiores potências europeias, e cujas consequências refletem até hoje.
Conhecer as principais batalhas da Primeira Guerra Mundial, assim como as causas do conflito, seus participantes e quais armas foram usadas é uma forma certa de entender porque essa guerra foi devastadora e porque tornou a situação do mundo inteiro ainda pior no início do século XX, de forma que é possível detectar efeitos na geopolítica mundial até hoje.
Quais foram as principais causas da Primeira Guerra Mundial?
Antes de vermos quais foram as principais batalhas da Primeira Guerra Mundial, vale a pena saber sobre os eventos que engatilharam o conflito. Em primeiro lugar, o crescimento do capitalismo, alavancado pelas fábricas de máquinas a vapor desde o século XVIII e XIX, fez as nações europeias e impérios se tornarem potências econômicas gigantes.
Com tantas potências no domínio, a competitividade entre nações foi inevitável, o que constitui a segunda causa da Primeira Guerra. Já a terceira causa é uma consequência das duas primeiras, qual seja, o imperialismo, no qual as grandes potências da Europa dominavam nações e povos na África e na Ásia.
Uma das últimas nações a subir ao status de potência econômica foi a Alemanha, que “chegou atrasada” na corrida imperialista e não tinha domínio sobre tantos países. Some a isso outras causas, como o sentimento anti-germânico em países como França e Inglaterra, a união de Alemanha, Império Otomano e Império Austro-Húngaro.
Toda essa reunião de causas criou um cenário perfeito para uma verdadeira explosão, onde o pavio aceso foi o ataque ao Arquiduque Ferdinando, que marcou a declaração da guerra.
Quais foram as principais batalhas da Primeira Guerra Mundial?
As principais batalhas da Primeira Guerra mundial foram:
- Batalha do Marne: Na França, em 1914, a Alemanha avançava e após uma recuada do exército francês, houve um reforço dos britânicos. Assim, os dois exércitos impediram a invasão alemã;
- Batalha de Dardanelos: Nesse estreito que dá acesso ao Mar Negro e, principalmente, a Istambul, ocorreu uma batalha entre o exército otomano e as forças aliadas em 1915. O exército otomano saiu vitorioso.
- Batalha de Verdun: Em 1916, uma violenta e simbólica batalha ocorreu, na qual os franceses conseguiram recuperar territórios já conquistados pelos alemães;
- Batalha de Somme: Aconteceu em 1918, e pode ser considerada uma batalha letal, de perdas para os dois lados: alemães, franceses e ingleses sofreram milhares de baixas. Só no primeiro dia do conflito, os ingleses perderam 200 mil soldados
Ainda existem muitas outras, mas essas são as principais batalhas da Primeira Guerra Mundial, justamente por serem tão emblemáticas.
Quem foram os principais participantes da Primeira Guerra Mundial?
A Primeira Guerra Mundial leva esse nome porque movimentou nações em todo mundo, já que as potências eram imperialistas e tinham nações em outros continentes sob seu controle. Por exemplo, a Austrália participou com seu exército na batalha de Dardanelos.
Mas os principais participantes são as potências europeias e os Estados Unidos. No lado da Tríplice Aliança havia a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália. Já no lado da Tríplice Entente estavam França, Inglaterra e Rússia.
Conforme a guerra se desenrolava, o cenário mudava, assim como o nome das alianças militares. A Tríplice Aliança ganhou outros países e ficou conhecida como Impérios Centrais, e a Tríplice Entente também, que adicionou os EUA e depois ficou conhecida como Aliados.
Quais foram as principais armas utilizadas na Primeira Guerra Mundial?
Um conflito entre nações riquíssimas só podia render em uma corrida bélico-tecnológica, que levou muitas novidades para o campo de batalha. As principais armas foram:
- Lança-chamas;
- Armas químicas;
- Tanques;
- Encouraçados;
- Metralhadoras;
- Submarinos ;
- Aviões.
Muitas armas estavam em desenvolvimento antes do conflito, como é o caso das armas químicas, que foram devastadoras para os soldados.
Qual foi o resultado da Primeira Guerra Mundial?
Após as principais batalhas da Primeira Guerra Mundial e o fim do conflito, o resultado foi a vitória das nações aliadas, com destaque para os EUA, que emergiu como a maior potência do mundo. Os impérios Otomano e Austro-Húngaro foram dissolvidos e países como a Turquia, a Armênia, a Hungria, a Letônia e a Lituânia surgiram, o que modificou completamente o mapa geopolítico europeu.
Mas, sem dúvida, a maior consequência foi a derrota da Alemanha, que afundou o país em devastação econômica, política e dívidas, o que criou o cenário perfeito para o movimento nacionalista e surgimento e estabelecimento do partido nazista.
Todos os “resultados” da Primeira Guerra Mundial desembocaram em um conflito ainda pior, cerca de duas décadas adiante: a Segunda Guerra Mundial.
2 comentários em “Quais são as principais batalhas da Primeira Guerra Mundial?”