Como ficou a Alemanha após a Primeira Guerra Mundial? Confira!

Como ficou a Alemanha após a Primeira Guerra Mundial? Confira!
como ficou a alemanha após a primeira guerra mundial confira!

‌A Primeira Guerra Mundial, finalizada em 1919 com a derrota da Alemanha, acarretou severas consequências para o país europeu. Além da perda de inúmeros militares e civis, a Alemanha foi obrigada a arcar com as disposições do conhecido Tratado de Versalhes, na qual era responsável por pagar valores reparatórios aos países que sofreram quaisquer perdas econômicas, militares ou territoriais devido às suas ações durante a guerra.

Dessa forma, países vitoriosos como os Estados Unidos, Grã Bretanha e França tiveram o benefício de tais pagamentos para auxiliar nas despesas internas decorrentes do embate. Ademais, a Alemanha ainda devolveu inúmeras regiões que havia conquistado, resultando na perda de mais de 13% de seu território europeu após o conflito, bem como sofreu uma forte crise econômica e política.

Como ficou a Alemanha após a Primeira Guerra Mundial?

O confronto deixou um impacto muito significativo nos países envolvidos no conflito. Entretanto, com a derrota do país incitador, a Alemanha sofreu com inúmeras consequências pós-guerra por ter estimulado a batalha. 

como ficou a alemanha apos a primeira guerra mundial
Fonte/Reprodução: original.

Este fracasso resultou na morte catastrófica de civis e militares de diversas nacionalidades, além da desmilitarização e restrição no país europeu, uma forte crise econômica, instabilidade política, além dos já citados Tratado de Versalhes e a perda de território conquistado. Assim, foi um período crítico para a nação alemã, que precisou de muitos recursos e esforços para se reerguer após o embate.  

Principais problemas que a Alemanha enfrentou

Como toda ação tem uma consequência, com a derrota na guerra, a Alemanha enfrentou severos desafios internos, que prejudicou sua economia, política, território e apoio populacional. Confira quais foram os principais empecilhos para o país pós-guerra:

Tratado de Versalhes

Com o compromisso de arcar com reparações financeiras aos países vitoriosos da guerra, a Alemanha foi obrigada a assinar o acordo, se responsabilizando por qualquer dano decorrente da Guerra causada em outro país. 

Perda territorial

A Alemanha foi imposta a devolver territórios significativos que havia conquistado durante o período. Nesse contexto, a região Alsácia-Lorena foi devolvida à França, bem como as cidades de Eupen e Malmedy englobaram o território da Bélgica e partes da Prússia Ocidental e da Silésia viraram região da Polônia. Outras pequenas regiões também foram cedidas aos países vizinhos, totalizando uma perda de 13% do território alemão. 

Impacto populacional 

Apesar de os números serem apenas estimativas devido à falta de recursos suficientes para a contagem de mortos e feridos, acredita-se que cerca de 1.773.700 de civis e militares alemães foram mortos durante a Primeira Guerra Mundial. Isso, somado às perdas territoriais, acarretou a redução de aproximadamente um décimo da população alemã, equivalente a cerca de 6,5 a 7 milhões de indivíduos. 

Crise econômica

Com o pagamento das reparações aos países envolvidos na batalha, a Alemanha enfrentou uma grave crise econômica, marcada significativamente por uma hiperinflação. Devido a isso, houve uma alta taxa de desemprego generalizado e a moeda alemã perdeu seu valor aquisitivo.  

Instabilidade política

Em decorrência ao fracasso na guerra, os civis alemães começaram a se revoltar contra o governo e seus líderes políticos. Nesse cenário, surgiram partidos extremistas como o famigerado movimento nazista, liderado por Adolf Hitler, que se aproveitaram do descontentamento e da insatisfação da população para promover novas políticas e ideais baseados em raça e poderio militar.

Como a Alemanha conseguiu se reerguer depois da guerra?

Apesar dos desafios após a Primeira Guerra, a Alemanha buscou estratégias para se reerguer financeira e politicamente. Uma dessas táticas foram os planos Dawes e Young, assinados em 1924 e 1929, respectivamente, que foram negociados visando o fornecimento de empréstimos estrangeiros para auxiliar o país na crise econômica. 

Outros métodos que ajudaram o país foram investimentos na infraestrutura, agricultura e indústria alemã, bem como a expansão da produção de aço, carvão e produtos químicos. Com muito esforço e dificuldades, a Alemanha se estabilizou no cenário político e econômico.

Quer saber mais sobre como a Alemanha se manteve antes da Segunda Guerra Mundial? Visite o nosso site para explorar em detalhes como a nação alemã lidou com as consequências pós-Primeira Guerra Mundial.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também