O tratado de Versalhes Primeira Guerra Mundial foi um acordo assinado pelas principais nações europeias, representando o término do conflito. Com a assinatura dos países que compunham a Tríplice Entente e da Alemanha em 28 de junho de 1919, este tratado foi primordial para o cessar-fogo celebrado após a conclusão da Grande Guerra.
Apesar de ser um instrumento reconhecido mundialmente como a “paz dos vencedores”, o tratado de Versalhes Primeira Guerra Mundial teve inúmeras consequências e imposições severas para a Alemanha, a nação derrotada. Isso resultou em uma crise econômica e na perda territorial significativa para o país, além de ter servido como um catalisador para políticas radicais que, mais adiante, se tornou o estopim para a Segunda Guerra Mundial.
O que foi o tratado de Versalhes Primeira Guerra Mundial?
O tratado de Versalhes Primeira Guerra Mundial foi um dentre vários acordos de paz firmados após o fim da Primeira Grande Guerra, o conflito que se estendeu de 1914 a 1918, e que resultou na perda de aproximadamente 10 milhões de vidas e devastação de recursos materiais em todos os países envolvidos.
Nesse contexto, a Tríplice Entente, composta pelas três grandes potências, França, Reino Unido e Império Russo e demais países vencedores da guerra, se uniram para redigir e promulgar um documento que estabelecesse a paz pós-conflito. Dessa forma, a Alemanha foi responsabilizada como a principal causadora de todo o embate e foi imposta a arcar com todos os danos que o conflito causou.
Quando o tratado de Versalhes foi assinado?
O tratado de Versalhes Primeira Guerra Mundial foi assinado em 28 de junho de 1919, marcando o desfecho oficial do conflito após sete meses do armistício oficializado em 11 de novembro de 1918. Vale ressaltar que nesse documento, o armistício, a Alemanha e a Tríplice Entente registravam o cessar-fogo e atribuíam a responsabilização da nação Alemã pela Guerra.
No entanto, foi somente no Tratado de Versalhes que os termos e os detalhes da rendição do país alemão foram estabelecidos, representando um marco importante na história mundial e nas relações europeias do século XX.
Conferência de Paz em Paris
A conferência de Paz em Paris foi convocada para elaborar o Tratado de Versalhes Primeira Guerra Mundial. Iniciada em 18 de janeiro de 1919 e com a participação de 25 países liderados pelos Estados Unidos, França, Reino Unido e Itália, a assembleia foi marcada pela falta de organização e pela luta de interesses, na qual cada grupo defendia ideais visando o próprio bem-estar.
Entretanto, após muita discussão entre os britânicos e franceses, foi encontrada uma solução que exigia equilíbrio para a retaliação da Alemanha. Assim, as cláusulas foram planejadas para impor uma justiça que fosse aceitável para todos, com o forte desejo de que o conflito resultante em tantas mortes não voltasse a se repetir.
Embora os britânicos divergissem sobre as determinações não serem tão rígidas quanto desejavam, após seis meses de reuniões, o Tratado de Versalhes Primeira Guerra Mundial foi concluído e apresentado aos alemães.
Termos do Tratado de Versalhes
Por serem excluídos das negociações dos termos do Tratado de Versalhes, os alemães ficaram impossibilitados de influenciar os resultados desafiadores que lhes foram impostos. Assim, tiveram de arcar com critérios que danificaram seu desenvolvimento socioeconômico por um longo período.
Dentre as inúmeras cláusulas do tratado, as mais árduas impunham a nação alemã a pagar indenizações a todos os países afetados nos âmbitos econômico, territorial ou militar. Além disso, foi obrigada a perder 13% de seu território e 10% de seus habitantes. Por último, mas não menos importante, foi proibida de investir em armamentos e militarismo em seu território.
Consequências da assinatura do Tratado de Versalhes para a Europa
Os termos do Tratado de Versalhes Primeira Guerra Mundial não apenas afetaram o desenvolvimento da Alemanha que enfrentou uma grande crise econômica e política, mas também serviram como um propulsor para revoltas internas e ascensão de movimentos radicalistas.
Assim, pelos alemães terem recebido o acordo com repúdio, grupos sociais fortaleceram as ideologias radicais que culminaram na origem do Partido Nazista. Esta foi uma das principais consequências, pois representou o início da Segunda Guerra Mundial, cerca de 20 anos depois, resultando na morte de mais de 70 milhões de pessoas.
Se você tem mais interesse em saber sobre um dos maiores conflitos que o planeta já viu e sobre o Tratado de Versalhes Primeira Guerra Mundial, visite o nosso site! Nele você encontrará bastante conteúdo didático.