Qual foi o papel da Alemanha na Primeira Guerra?

Qual foi o papel da Alemanha na Primeira Guerra?
qual foi o papel da alemanha na primeira guerra

A Primeira Guerra Mundial, na época chamada apenas de A Grande Guerra, foi um dos conflitos mais sangrentos da história da humanidade, e o papel da Alemanha na Primeira Guerra foi fundamental para existência do conflito. Neste texto, iremos listar os motivos, a influência e o contexto político que levou a Alemanha a ser uma das protagonistas da guerra, acompanhe!

Quais os motivos que levaram a Alemanha à Primeira Guerra?

Diferente do que as pessoas são levadas a pensar, a Primeira Guerra Mundial não foi uma guerra única, e sim uma junção de vários conflitos que se espalharam pela Europa.

quais os motivos que levaram a alemanha à primeira guerra
Motivos que levaram a alemanha à primeira guerra. Fonte/Reprodução: original

Abaixo, estão alguns dos motivos que levaram a Alemanha a tomar a frente nas diversas disputas.

Tratado de Defesa

Após Francisco Ferdinando, príncipe da Austro-Hungria, ser assassinado, o Império Austro-Húngaro declarou guerra contra a Sérvia. Com esta declaração de guerra, a Alemanha, que tinha um acordo de defesa com a Áustria-Hungria, declarou guerra contra a Sérvia, Rússia e França, estes dois que eram aliados da Sérvia.

Acordos da Grã-Bretanha

Com as declarações de guerra eclodindo em pouco tempo na Europa, a Inglaterra, na época chamada Grã-Bretanha, viu seus aliados em conflito e honrou os tratados da Tríplice Entente, assim, também declarou guerra contra a Alemanha.

Movimento Pangermanista

Com a entrada do Império Alemão em um conflito contra três potências de uma vez só, seria necessário um apoio incondicional da população, assim evitando uma revolta anti-guerra entre os civis. Por isso, houve o crescimento do Pangermanismo, um movimento nacionalista e expansionista encabeçado pela Alemanha.

O que era o movimento pangermanismo que a Alemanha encabeçava?

O Pangermanismo foi um movimento imperialista, expansionista e nacionalista que cresceu muito na época e que teve muita importância no papel da Alemanha na Primeira Guerra.

O movimento consistia na ideia de que todos os povos e territórios germânicos deveriam ser anexados em um império só, inspirados na ideia da supremacia germânica e no suposto direito de posse que a Alemanha teria sobre estes territórios.

Para que serviu?

‌Algo que tinha muita importância para o papel da Alemanha na Primeira Guerra era o apoio da população, por isso, foi popularizada a ideia de que a Alemanha voltaria a ser um grande império que iria “tomar de volta as terras que lhes pertenciam por direito”. Nesse sentido, o movimento pangermanista servia para conquistar a colaboração do povo alemão.

O que era a tríplice aliança e por que a Alemanha participou dela?

A Tríplice Aliança consistia no acordo político que englobava Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que formaram uma aliança para combater a Tríplice Entente. Alinhando interesses das diferentes nações, a Tríplice Entente se formou, mesmo com a Itália tendo desavenças com a Áustria-Hungria, devido a territórios em disputa entre eles.

O papel da Alemanha na Primeira Guerra, no que diz respeito a formação da tríplice, é usado até hoje como uma das formas de culpar a Alemanha pela explosão do conflito. A aliança acabou não durando muito, visto que a Itália só entrou na guerra no ano seguinte, e do lado da Tríplice Entente, deixando a Alemanha com um aliado a menos.

Qual foi o papel da Alemanha na guerra?‌

Desde o fim da guerra, com a rendição da Alemanha e o fim dos conflitos, foi considerado que o papel da Alemanha na Primeira Guerra era o de causador do conflito, fazendo com que toda a responsabilidade, toda a culpa e todas as punições fossem colocadas nas costas dessa nação.

qual foi o papel da alemanha na guerra‌
Papel da alemanha na guerra‌. Fonte/Reprodução: original

Os argumentos utilizados para isso foram em relação à agitação da Alemanha ao entrar nos conflitos. O que era um conflito local se transformou em uma guerra generalizada pela Europa em menos de uma semana devido à interferência alemã.

Qual foi a influência da Alemanha na guerra?

O papel da Alemanha na Primeira Guerra consistiu também na expansão da indústria em geral, investindo muito na criação de novas armas e tecnologias para serem utilizadas nos esforços de guerra.

Houve muita influência com seus aliados também, a quem foram prometidas terras, territórios e riquezas após a vitória deles. Com os avanços violentos e sangrentos, e com a atribuição à Alemanha pelo início do conflito, todas as mortes, os ferimentos e as doenças espalhadas durante a guerra foram atribuídas à Alemanha também.

Quem liderou a Alemanha na Primeira Guerra Mundial?

‌Durante a Primeira Guerra Mundial, o Kaiser Guilherme II, o último Imperador Alemão, foi o líder responsável por comandar a Alemanha sob uma política bélica e expansionista. Por ser impulsivo, normalmente se recusava a consultar ministros e conselheiros, o que fez com que sua reputação ficasse sempre manchada devido a seus discursos proferidos sem ensaio e sem sensibilidade, mesmo com assuntos delicados.

Devido a sua incompetência nos esforços de guerra e a abolição da monarquia alemã, o Kaiser foi exilado para os Países Baixos após a Primeira Guerra, onde ficou até a sua morte em 1941.

O papel da Alemanha na Primeira Guerra consistiu em expansionismo, nacionalismo e imperialismo, e mesmo com a sua derrota e com as diversas restrições e punições aplicadas ao país com o fim da guerra, o ressentimento alemão foi tão grande e tão forte que gerou um ódio no povo e no governo. Esse sentimento, por sua vez, culminou no início da Segunda Guerra Mundial, 21 anos depois.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

3 comentários em “Qual foi o papel da Alemanha na Primeira Guerra?”

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também