O que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial?

O que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial?
o que os historiadores dizem sobre a primeira guerra mundial

O que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial servem de base para os estudos e até nos fazem questionar a validade desse evento para a história. Então, é importante considerarmos quais são as visões dos estudiosos, bem como os seus eventos.

Afinal, ela ocorreu entre 1914 e 1918, tempo suficiente para, a partir disso, podermos relacionar um evento com outro e até entender porque houve a Primeira Guerra. Além do fato de ter causado milhões de mortes e a movimentação das nações.

E quando pensamos no que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial, as perguntas que vêm à mente são: quais os principais eventos, quais suas conclusões e teorias sobre a Primeira Guerra? Certamente, esse assunto chama a nossa atenção, por isso, acompanhe nosso artigo e o que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial.

Quais são as principais teorias dos historiadores sobre a Primeira Guerra Mundial?

Se você veio a este artigo com o pensamento que não veria teorias, mas apenas curiosidades, sentimos de desapontar. Mas, a verdade é que, esse período da história reúne teorias do século XIX que podemos entender conforme o que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial.

quais são as principais teorias dos historiadores sobre a primeira guerra mundial
Historiadores sobre a primeira guerra mundial. Fonte/Reprodução: original

Normalmente, as teorias se resume em: nações europeias no começo do século XX viviam choques de interesses imperialistas na maior parte do tempo e o Neocolonialismo era bem ativo. As maiores rivalidades eram entre franceses, ingleses, e alemães, particularmente pelo domínio de colônias africanas, asiáticas e Oceania.

Por outro lado, porém, simultaneamente, surgiam os interesses nacionalistas de países como Rússia e Alemanha.

Quais são os principais eventos da Primeira Guerra Mundial?

A maioria dos eventos da Primeira Guerra Mundial fizeram cena na Europa. Mas antes de mencionarmos os eventos ou fases da Primeira Guerra Mundial, é importante lembrar os grupos:

  • Tríplice Entente – uniu Rússia, França e Grã-Bretanha;
  • Tríplice Aliança – formado basicamente por Alemanha, Áustria-Hungria e Império Otomano.

Assim, o grande destaque dos estudos e o que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial é a respeito de batalhas travadas no continente europeu. E, basicamente, esse cenário se dividiu em 2 fases:

  • Guerra de movimento: se deu de agosto a novembro de 1914, onde as tropas se moviam, com destaque para a invasão dos alemães à França, ou Plano Schlieffen;
  • Guerra de trincheiras: em contrapartida, esta segunda fase caracterizou-se pela estagnação das tropas, travando lutas e sendo mantidas em abrigo em valas (como vemos nos filmes).

Além disso, vale mencionar o que historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial e os eventos que marcaram. Comecemos com a saída da Rússia, logo após os bolcheviques tomarem o poder com a Revolução de 1917.

Outro foi a entrada dos Estados Unidos, que mais pareceu um jogo de rebates. Isso porque os americanos enviaram navios mercantes para a Grã-Bretanha, o que fez com que a Alemanha (inimiga dos britânicos) reagisse com ataques constantes às embarcações norte-americanas.

Agora, quanto a batalhas eventuais, a concordância do que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial se concentra em duas: Verdun e Somme. Tanto a Batalha de Verdun quanto a Batalha de Somme tiveram a Alemanha como combatente, sendo a segunda a mais sangrenta com mais de 1 milhão de mortos.

Por fim, obviamente, o Tratado de Versailles, é outro ponto que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial, com a Alemanha rendida e conflito cessado.

Por que os historiadores acreditam que a Primeira Guerra Mundial foi um divisor de águas na história do século XX?

Sabemos que esta foi uma guerra de grandes proporções, e o que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial pode nos ajudar a compreender isso.

De fato, os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial, ou a Grande Guerra, ser a primeira com o envolvimento mundial e com milhões de mortes. Além de que foi a primeira vez na história do século XX a se usar aviões em uma guerra, com tanques e até submarinos.

Os impérios participantes ruíram, o que provocou ainda mais movimento popular com a bandeira ideológica como o socialismo, e, por outro lado, o fascismo e nazismo.

Quais são as principais conclusões dos historiadores sobre a Primeira Guerra Mundial?

A primeira coisa que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial, ou a Grande Guerra, é que se trata de um evento sem precedentes, ou que nunca havia acontecido nessa proporção.

O conceito de guerras e conflitos foram revisados, tanto que uma das causas da Primeira Guerra Mundial foi a vontade de nações, como a Alemanha, avançarem com seu império.

quais são as principais conclusões dos historiadores sobre a primeira guerra mundial
Principais conclusões dos historiadores sobre a primeira guerra mundial. Fonte/Reprodução: original

Bem como a questão do nacionalismo exacerbado ter “iniciado” a Grande Guerra: o estopim foi quando um jovem membro do movimento nacionalista da Bósnia assassinou o herdeiro do império austro-húngaro.

De forma implícita, o que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial está também na questão da Alemanha ter participado agressivamente nos ataques. Os alemães estavam em vantagem com seu exército.

Com isso e muitos outros detalhes, o mundo havia mudado e o cenário já estava sendo montado para a Segunda Guerra Mundial.

Quais são as principais fontes dos historiadores para o estudo da Primeira Guerra Mundial?

Estudar história e seus principais eventos podem nos levar a diversos lugares. E como no caso dessa Grande Guerra, passado no início do século XX, nos faz questionar quais seriam as fontes para o que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial.

O trabalho deles em apurar os fatos partem, basicamente, dos famosos cartazes de guerra. Você possivelmente já visualizou vários em sua classe de história.

Isso porque o período de guerras também foi caracterizado pela propaganda massante dos países envolvidos na Primeira Guerra. Tudo o que foi restaurado e preservado de cartazes de guerra foi utilizado para o que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial.

E, claro, foi com base também em literatura, cinema, jornais, fotografia e rádio, que hoje temos uma vasta narração do que aconteceu entre 1914 e 1918. Continue a desvendar e entender o que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial, aqui no nosso portal!

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

3 comentários em “O que os historiadores dizem sobre a Primeira Guerra Mundial?”

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também