Uma das dúvidas frequentes em História é sobre o que é Imperialismo, principalmente porque é um conceito pouco abordado, mas que precisa ser falado, compreendido e questionado.
As expansões territoriais aconteceram anos atrás, mas o que você acha a respeito da ganância das potências mundiais? Muitas delas acabaram com vários países neste meio tempo. Assim, conheça mais sobre o período do Imperialismo, neste conteúdo.
Qual a definição de Imperialismo?
O que é Imperialismo? Nada mais é que a expansão, domínio em cima de outros territórios, tanto cultural quanto economicamente. É comum que, dentro deste conceito, determinados países se aproveitem de território menos desenvolvidos para se expandir e ter uma influência maior nestes locais.
É interessante que você saiba a diferença entre o Imperialismo e o Colonialismo, em que, este último é controlado totalmente por uma potência que exerce domínio cultural, religioso e político. Além de realocar pessoas para o território explorado, como foi o processo da corte portuguesa no Brasil.
Já o imperialismo, como dito, busca o controle político e econômico por meio de força militar e violência, como foi caso de países da Europa se expandindo para os territórios asiáticos e africanos.
Quais as características econômicas do Imperialismo?
Exploração das matérias-primas e territórios para se ter um poderio em cima de outras nações, ter total exclusividade no setor mercantil e aumentar o lucro. Estas são as principais características apresentadas pelo Imperialismo.
Se você não sabe o que é Imperialismo, foi um momento severo em que nações maiores dominavam as menores. As culturas desses povos eram destruídas, exploradas e tinham toda a construção social alterada para se criar a elite da nação invasora.
A principal maneira de enganar um país pequeno, era dizer promessas de que trariam conhecimento e tecnologia aos países que não o tinham. Era uma enorme vantagem, certo? A eles, é claro, parecia ser o correto a se aceitar e não percebiam as segundas intenções dos poderios.
Quais as potências Imperialistas do início do século XX?
Agora que você sabe o que é Imperialismo, os principais países eram a Alemanha, Inglaterra, França e Estados Unidos. Estes mencionados iniciaram o processo de crescimento territorial pela Ásia, África, as Américas do Sul, Norte e a Central.
É muito comum que durante as suas pesquisas sobre o que é Imperialismo, você descubra que determinados países, mesmo que distantes, sejam parte da Alemanha ou da França, por exemplo. Este é o efeito causado pelo Imperialismo durante a época mencionada.
Além disso, é nesse mesmo período em que acontece a dominação dos banqueiros em determinados setores industriais. Pois, os bancos detinham enorme poder e o usavam conforme seus objetivos, já que todos dependiam deles para obter dinheiro.
Que transformações o Imperialismo orquestrou no mundo a partir do século XX?
Aprender sobre o que é Imperialismo, te ajudará a entender que nesta época foram criadas muitas fronteiras tidas como artificiais. O maior problema das regiões criadas dessa forma, estão as tensões entre os países.
Por culpa do Imperialismo, houve um massacre em Ruanda, o antigo Congo Belga. Este caso aconteceu em 1994, causado pelos países que queriam ter mais do que deveriam.
Além disso, saber o que é Imperialismo fará você lembrar que a África foi um dos locais
mais explorados neste período. É por culpa dos países inseridos neste conjunto que a África se tornou pobre, sofre com problemas econômicos e não teve solução a esta questão até hoje.
Agora que você sabe o que é Imperialismo, enxergue este período com novos olhos. As grandes nações trouxeram diversos problemas aos países menores que acreditaram nas palavras dos governantes, e pela ganância destes, perderam boa parte de suas riquezas, senão, todas.