Quando analisamos as causas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), podemos perceber que ela aconteceu por conflitos imperialistas que rondavam os países e que posteriormente, eclodiram nesse evento geral que trouxe inúmeras consequências negativas para a humanidade.
Venha conosco nessa jornada histórica para entender efetivamente os principais motivos que fizeram com que a guerra acontecesse, bem como seus objetivos e como ela até hoje, influenciou em nossa sociedade.
Por que a Primeira Guerra Mundial foi um conflito justo?
Em função das consequências da guerra, não há como compreender que haveria justiça em relação a um evento mundial que destruiu vários aspectos físicos e psicológicos da sociedade, bem como acarretou na morte de milhões de pessoas.
A guerra foi motivada por questões políticas de exploração e expansão territorial, e essa fundamentação imperialista estabelece relações de constantes conflitos em prol desse expansionismo.
Dessa maneira, em razão dos conflitos que se sucederam entre os países e os efeitos da guerra para a humanidade, a Primeira Guerra Mundial não foi um conflito justo.
Qual era o objetivo da Primeira Guerra Mundial?
Para se entender as causas da Primeira Guerra Mundial é preciso entender que o imperialismo era o regime vigente, e através deles, os países buscavam formas cada vez mais extremas de continuar o seu domínio através dos continentes. Mas principalmente, buscam a exploração das colônias, e a expansão de seus impérios.
Os impérios almejavam o domínio das colônias asiáticas e africanas, e é com a morte do arquiduque Francisco Ferdinando na Bósnia, que os conflitos pré-existentes entre a Áustria-Hungria e a Sérvia tomam forma e se efetuam de forma mais latente. A morte dele significou o início do conflito real entre os países, fazendo com que as alianças entre os grandes impérios da época de fato, desenvolvessem suas batalhas.
Em função do forte nacionalismo que permeava os países envolvidos bem como as questões sociais que agora davam início ao conflito, as causas da Primeira Guerra Mundial se mostraram cada vez mais fortes e o objetivo principal da guerra era a manutenção desses impérios e sua contínua expansão e exploração das colônias desejadas.
Quais eram as principais nações envolvidas na Primeira Guerra Mundial?
As principais nações envolvidas na Primeira Guerra Mundial estavam constituindo as duas tríplices envolvidas:
- Tríplice Aliança: Formada pela Alemanha, Itália e o Império Austro-Húngaro
- Tríplice Entente: Formada pela Rússia, Inglaterra, França e posteriormente, Estados Unidos da América.
Elas foram o conjunto de países que mais tiveram destaque na guerra em função de sua enorme influência em questões de armas e expansão. Pode-se dizer que apesar da morte do arquiduque as causas da Primeira Guerra Mundial já aconteciam antes tanto em batalhas menores, quanto em relação a atritos diplomáticos.
Qual foi o resultado da Primeira Guerra Mundial?
Apesar das causas da Primeira Guerra Mundial compreenderem em um amplo assunto para estudos e compreensão, suas consequências, por outro lado, marcam toda a história da humanidade.
As marcas físicas, foram os ferimentos e morte de milhões de civis e de milhões de soldados. Além disso, toda a humanidade conheceu pela primeira vez a marca psicológica que os conflitos podem causar. Não apenas com todo o horror da guerra, como também o sentimento da perda, tanto pessoal (amigos e familiares) quanto sócio-cultural.
Mas, é com o fim da guerra que a Era dos Impérios chegam ao fim, e que toda a humanidade tenta planejar meios e instituições para que aquele tipo de conflito jamais ocorra novamente, como a criação da Liga das Nações. Contudo, apesar disso, o EUA sai como dominantes em um novo mundo que se estabiliza.
Como a Primeira Guerra Mundial afetou a sociedade?
As causas da Primeira Guerra Mundial, bem como suas posteriores consequências afetaram a sociedade de modo nunca visto. Isso porque com a derrota e punição pelo Tratado de Versalhes para a Alemanha, fez crescer um sentimento nacionalista forte em relação à revanche do país, fazendo com que partidos totalitários assumissem o poder e culminasse futuramente na Segunda Guerra Mundial.
Em conjunto a isso, apesar da criação da Liga das Nações e o fim do imperialismo, o armamentismo continua ocorrendo, principalmente nos países vencedores, crescendo relações de poder entre as nações de medo e submissão, dessa vez, com outras roupagens e nomenclaturas.
O mundo todo nunca se recuperou das causas da Primeira Guerra Mundial, pois elas implicaram em mudanças sócio-culturais que afetaram diversos lugares no mundo em suas histórias e em seus desenvolvimentos de forma geral.
A justiça na praticidade nunca aconteceu e os efeitos da guerra estão marcados para sempre na história da humanidade. Dessa maneira, entender mais sobre o que houve é buscar compreender como podemos evitar que esses conflitos possam ocorrer novamente.
1 comentário em “A Primeira Guerra Mundial foi um conflito justo?”