Com o fim de um conflito que mudou o mundo e fez com que impérios sumissem, fronteiras fossem redesenhadas e países ficassem completamente destruídos, Alemanha após a Grande Guerra, que era um dos principais protagonistas do conflito, teve suas consequências. Neste texto, vamos explicar desde a participação alemã na guerra até a situação do país após o fim do conflito, acompanhe!
Como foi a participação da Alemanha na guerra?
A participação da Alemanha na Primeira Guerra Mundial ocorreu de forma extremamente ativa, visto que ela é considerada até hoje como uma das principais causadoras do conflito. A formação da Tríplice Aliança foi encabeçada pela Alemanha, que recrutou a Itália e o Império Austro-Húngaro. Estes dois, mesmo com seus desentendimentos, resolveram se unir contra a Tríplice Entente, formada por Grã-Bretanha, França e Rússia.
Logo de início, a Alemanha se colocou de prontidão para auxiliar o Império Austro-Húngaro, declarando guerra contra a Rússia e contra a França, promovendo conflitos e uma invasão inesperada contra a Bélgica em uma tentativa de realizar um ataque surpresa contra a França. Devido a promessas feitas pela França e pela Grã-Bretanha, a Itália entrou na guerra oficialmente em 1915, mas agora contra a Alemanha.
Como a Alemanha era vista durante a Primeira Guerra Mundial?
Com o decorrer da guerra, a Alemanha era vista como uma potência extremamente poderosa que parecia estar cada vez mais perto de vencer o conflito mundial. Isso só foi mudar em 1917 com a entrada dos Estados Unidos na Tríplice Entente, o que desbalanceou a guerra contra a Alemanha, que agora se encontrava em desvantagem.
Durante o período da Grande Guerra, houve o crescimento absurdo do Pangermanismo, movimento nacionalista alemão, que pregava que todos os territórios e povos de origem Germânica deveriam ser anexados e unidos em um grande império.
Isso contribuiu para a imagem da Alemanha como uma potência imperialista com objetivos de conquista. O império buscava uma enorme expansão e o crescimento absoluto da Alemanha após a Grande Guerra.
Qual foi a consequência da participação da Alemanha na Primeira Guerra Mundial?
A maior e principal consequência da participação alemã na primeira guerra foi a destruição dos locais por onde os alemães passaram. Assim, a Alemanha após a Grande Guerra passou a ser considerada como sendo a única causadora do conflito, tendo todas as mortes e toda a destruição atribuída única e exclusivamente ao Império Alemão.
Qual foi a situação da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial?
Como já fora dito acima, toda a responsabilidade e a culpa pela eclosão do conflito foram colocadas nas costas da Alemanha após a Grande Guerra, fazendo com que ela fosse forçada a assinar o Tratado de Versalhes.
O Tratado continha uma série de exigências que funcionavam como reparação e punição pela Guerra. Tais exigências geraram uma enorme crise econômica e cultivaram ressentimento na Alemanha, que motivou o conflito mundial seguinte.
Entre as exigências que o Tratado de Versalhes impôs sobre a Alemanha após a Grande Guerra, temos como principais a proibição do crescimento do exército alemão, que ficou limitado a 100 mil homens e foi proibido de fabricar tanques, aviões e submarinos.
A Alemanha foi também despida de suas colônias e territórios conquistados, o que agravou mais ainda a crise econômica da Alemanha após a Grande Guerra.
A Primeira Guerra Mundial chocou o mundo, mudou para sempre a forma de fazer guerra e trouxe inúmeros avanços tecnológicos que não foram usados para o bem. Toda a repressão e punição sofrida pela Alemanha após a Grande Guerra acabaram resultando em um ressentimento profundo dos alemães, o que, por sua vez, levou a ascensão do Partido Nazista, que trouxe ainda mais derramamento de sangue 20 anos depois.