Várias mudanças ocorreram na Europa depois da Primeira Guerra Mundial: 100 anos se passaram desde o fim desse acontecimento histórico, trazendo uma série de consequências para o continente europeu.
Mas o que realmente mudou na Europa depois da Primeira Guerra Mundial? Vamos ver agora quais mudanças a guerra trouxe para o cenário político, econômico e social da Europa.
Como o cenário político da Europa mudou após a Primeira Guerra Mundial?
A mudança Geopolítica foi uma das principais mudanças que ocorreram na Europa depois da Primeira Guerra Mundial.
![Como o cenário político da Europa mudou após a Primeira Guerra Mundial?](https://primeiraguerramundial.com/wp-content/uploads/2022/08/O-que-mudou-na-Europa-depois-da-Primeira-Guerra-Mundial-1-1024x666.jpg)
Os 4 impérios europeus foram extintos, eram eles:
- Império Russo;
- Austro-hungaro;
- Otomano;
- Império Alemão.
Com o desaparecimento desses impérios, novos países foram criados. Com o fim do império austro-húngaro, a Áustria e a Hungria se separaram, dando origem a dois novos países. A Iugoslávia e a Tchecoslováquia também surgiram após o fim desse império.
Após assinar o tratado de Brest-Litovsk e sair da guerra, a Rússia teve que renunciar a uma boa parte de seus territórios. Com isso, países como a Ucrânia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Estônia e Polônia foram criados.
O fim do Império Otomano também causou o surgimento de outros países, como a Turquia e alguns países que atualmente fazem parte da Ásia. A Alemanha e a Inglaterra também perderam territórios.
Além disso, em meio a uma crise econômica e social, as ideias fascistas e comunistas começaram a atrair uma boa parte da população. Isso ajudou alguns extremistas a estabelecer seus regimes, como o nazismo.
Como o Tratado de Versalhes impactou a Europa após a Primeira Guerra Mundial?
O Tratado de Versalhes foi um acordo de paz criado para encerrar de forma oficial a Primeira Guerra Mundial. Esse tratado considerou a Alemanha como a principal culpada pela guerra.
![Como o Tratado de Versalhes impactou a Europa após a Primeira Guerra Mundial?](https://primeiraguerramundial.com/wp-content/uploads/2022/08/Como-o-Tratado-de-Versalhes-impactou-a-Europa-apos-a-Primeira-Guerra-Mundial-1024x666.jpg)
Por isso, a Alemanha sofreu uma série de punições, como perder parte do seu território, ser proibida de ter um exército grande e pagar uma indenização aos países vencedores da primeira guerra. A partir daí, a Alemanha começa a desenvolver um sentimento de revanche, que ajudou a iniciar a Segunda Guerra Mundial.
Como a economia da Europa mudou após a Primeira Guerra Mundial?
A economia da Europa depois da Primeira Guerra Mundial mudou drasticamente, para pior. A estrutura dos países foram prejudicadas, as indústrias se voltaram para a guerra, milhares de trabalhadores morreram e os países sofreram punições, com isso a fome começou a atormentar o continente europeu, por esse motivo, várias pessoas morreram.
Quais foram algumas das mudanças sociais ocorridas na Europa após a Primeira Guerra Mundial?
A guerra também trouxe consigo algumas consequências sociais, como o aumento do número de mulheres trabalhando nas indústrias. A maioria dos homens tinha que ir para a guerra, com isso as mulheres assumiram os seus papéis na indústria.
Apesar disso, as mulheres ainda recebiam menos que os homens, e após a guerra isso piorou ainda mais, pois os homens voltaram ao trabalho. Assim, algumas mulheres acabavam sendo proibidas de trabalhar. Com isso, o movimento feminista se expandiu cada vez mais depois da primeira guerra.
Como a guerra mudou a relação da Europa com o resto do mundo?
Com a Europa desolada e a maioria das indústrias europeias destruídas, os governos europeus precisavam de recursos de outros países para se reconstruírem. Quem levou grande vantagem nisso foram os Estados Unidos.
Apesar de ter participado da guerra, os Estados Unidos não precisaram gastar dinheiro com reconstrução, pois não teve o país invadido. Assim, emprestando dinheiro para os europeus, os Estados Unidos foi se transformando na principal potência mundial.
3 comentários em “O que mudou na Europa depois da Primeira Guerra Mundial?”