Quais países formavam a Tríplice Aliança?

Quais países formavam a Tríplice Aliança?
quais países formavam a tríplice aliança

A Tríplice Aliança foi o nome dado ao agrupamento bélico e diplomático feito pela Alemanha, Itália e o Império Austro-Hungaro no dia 20 de maio do ano de 1882. Essa parceria foi realizada com a finalidade de impedir a expansão russa e francesa na Europa durante o fim do século IX.

Durante a Primeira Guerra Mundial a Tríplice Aliança protagonizou um combate letal com a Tríplice Entente, organização militar formada pela França, Rússia e Inglaterra. Elas foram divididas duas a duas, formadas por três ententes: a anglo-russa, franco-russa e anglo-francesa (Entente Cordiale).

Quais países formavam a Tríplice Aliança?

Ficou conhecida como a Tríplice Aliança, uma organização geopolítica militar formada inicialmente pela Alemanha, Império-Austro Húngaro e Itália. Após o isolamento feito pelos países da Tríplice Entente, os alemães firmaram contrato com outras nações, como a Bulgária e o Império Turco-otomano.

quais paises formavam a triplice alianca 1
Fonte/Reprodução: original.

O chanceler Otto von Bismarck criou a Tríplice Aliança com o intuito de atrapalhar as relações franceses com outros países e isolar essa nação por medo de seu revanchismo. Inicialmente o plano do chanceler funcionou.

O líder alemão conseguiu aproveitar de outro conflito, da França com a Itália pelo território da Tunísia, para atrair os italianos em uma futura luta política e militar contra os franceses. Desse jeito, iniciou a parceria que tempos depois foi conhecida como Tríplice Aliança.

Qual era o objetivo da Tríplice Aliança?

Vários objetivos fizeram com que os membros da Tríplice Aliança aderissem essa parceria, entre eles, é válido destacar a alta interferência russa e francesa no continente Europeu, tanto do ponto de vista comercial, quanto do bélico.

Outro objetivo importante dos membros da Tríplice Aliança era impedir que a expansão da rivalidade no continente europeu iniciasse uma guerra. Contudo, a efetividade dessas alianças foi o inverso, haja vista que eles ajudaram no crescimento do antagonismo nas relações que levaram ao começo da Primeira Guerra Mundial no ano de 1914.

Quando a Tríplice Aliança foi formada?

A união da Tríplice Aliança foi formalizada no dia 20 de maio do ano de 1882. O tratado chegou a ser renovado algumas outras vezes de forma periódica, até chegar ao seu fim no ano de 1915. Ela foi um aumento da Aliança Dual, parceria que já ocorria entre Alemanha e o Império Austro-húngaro desde o ano de 1879.

No dia 3 de maio de 1915, na cidade de Roma, o então primeiro-ministro italiano Antonio Salandra tirou a Itália da Tríplice de Aliança e declarou guerra aos dois outros países membros do agrupamento.

Quem liderava a Tríplice Aliança?

Formada e liderada pelo então chanceler alemão Otto von Bismarck, a Tríplice Aliança visava proteger a Europa de um eventual combate. O ex-estadista viu a necessidade de criar uma aliança forte no continente, principalmente após a tensão que entre o seu país e a França, motivada pela guerra franco-prussiana. Nesse combate, ocorrido em 1870, o Império Prussiano (então nome da Alemanha) derrotou de maneira esmagadora o Império Francês, liderado por Napoleão III.

Otto von Bismarck visualizou na época que algumas guerras internas entre países europeus poderiam gerar um conflito maior, por isso, quis formar alianças com outros países. Dessa maneira, se aproveitou do confronto entre o Império Austro-húngaro com a Rússia e o da Itália com a França, para conseguir firmar essa parceria.

Por quanto tempo a Tríplice Aliança durou?

A Tríplice Aliança teve seu início em 20 de maio de 1882 e perdurou até dia 3 de maio do ano de 1915. O que marcou o fim do pacto foi a saída da Itália para o bloco rival, à Tríplice Entente.

Uma das justificativas para a saída da Itália da Tríplice Aliança foi o fato da Alemanha não estar cumprindo o acordo de defesa proposto no início da filiação das nações, além de agir de forma ofensiva.

por quanto tempo a triplice alianca durou
Fonte/Reprodução: original.

No dia 23 de maio de 1915, a Itália entra de vez na Primeira Guerra Mundial, junto dos outros países da Tríplice Entente. O motivo dessa troca de lado foi o fato dos italianos começarem a rivalizar com os austro-húngaros pelo território do Tirol. Em junho, os soldados italianos atacaram os da Austro-Hungria em Isonzo.

No decorrer do texto ficou perceptível o quanto a Tríplice Aliança foi um marco diplomático e militar na história mundial, principalmente pelas questões que envolvem a Primeira Guerra Mundial. Ficou notório o quanto a expansão dos países europeus ao redor do mundo fez com que surgisse essas alianças e também que elas fossem quebradas.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

1 comentário em “Quais países formavam a Tríplice Aliança?”

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também