O líder dos Estados Unidos durante o período da Primeira Guerra Mundial, foi Woodrow Wilson, a qual durou entre os anos de 1914-1918, onde, inicialmente o país não quis se envolver na batalha, mas viu depois que era necessário participar dela.
Após o fim do confronto, ele tentou criar um acordo de paz universal, com intuito de impedir guerras piores no futuro, denominado de Tratado de Versalhes, mas, infelizmente, não foi aceito por boa parte da Liga das Nações.
Quem era o presidente dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial?
Thomas Woodrow Wilson foi o 28º presidente da história dos Estados Unidos, tendo dois mandatos que cobriram os anos de 1913 a 1921. Boa parte do seu governo foi realizado durante o período da Primeira Grande Guerra, ocorrido entre 1914-1918, no qual fez com que seu governo ficasse marcado.
Sua vida política teve início em 1910, quando se elegeu para o cargo de governador de Nova Jersey, por meio do partido democrata. Após isso, em 1912, ele foi indicado pelo partido para ser o representante na próxima eleição presidencial, utilizando do slogan “Nova Liberdade”.
Wilson foi responsável por aprovar leis importantes no congresso, como a redução de tarifas, mediante a Lei Underwood; na qual criava uma espécie de tributo federal gradual. Essa atitude fez com que o país tivesse uma provisão maior de dinheiro circulando em sua economia.
Outras leis importantes criadas durante seu governo foram a proibição de práticas de concorrências desleais no comércio, proibição do trabalho infantil e determinação da carga-horária de oito horas para os que trabalhavam nas ferrovias.
Quais foram os ideais do líder dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial?
O principal objetivo defendido por Woodrow Wilson era manter os Estados Unidos longe dos envolvimentos da Primeira Guerra Mundial, que teve seu início no ano de 1914, e tornar o país uma espécie de mediador para as demais nações.
Contudo, pouco tempo depois, esse plano foi por água abaixo e precisou mandar tropas para o campo de batalha, assim Wilson se tornou o líder dos Estados Unidos durante a 1º GM.
Parte de sua motivação para se manter tanto tempo na neutralidade foi seus ideais religiosos e acadêmicos. Sendo um cristão prebisteriano bastante devoto, Wilson tinha uma crença de que Deus queria manter os EUA fora do combate. Seu lado acadêmico inspirou suas opiniões políticas, principalmente no que estudava sobre poder.
Como sua experiência política foi só restrita ao âmbito estadual, quando foi governador do estado de New Jersey, ele era leigo com assuntos geopolíticos internacionais, por isso quando a Primeira Guerra implodiu, ele demorou muito para tomar uma decisão concreta.
Além do mais, como boa parte dos países da Europa estavam focados somente no combate, deixando assuntos comerciais de lado, ele aproveitou para tornar os EUA uma potência exportadora, e via que se tomasse partido na guerra, poderia prejudicar seus negócios.
Quais as consequências das ações do líder dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial?
Como citado anteriormente, a neutralidade adotada no início da Primeira Guerra pelo líder dos Estados Unidos fez com que o país tivesse uma facilidade maior em fazer negócios com o exterior, fazendo com que a economia crescesse nesse período.
Apesar de ter se declarado neutro, grande parte das relações comerciais do país eram com nações membros da Tríplice Entente (França, Inglaterra e Rússia), algo que fez com que os tornassem próximos antes de entrarem no front de combate.
Com o desenrolar do combate, a Alemanha, membro da Tríplice Aliança, começou a barrar boa parte dos negócios dos EUA, destruindo os navios mercantes, principalmente por conta que acreditavam que quem não era do lado deles, eram inimigos.
Vendo que a neutralidade estava atrapalhando os negócios de seu país, Wilson viu que não tinha outra saída, a não ser entrar no campo de batalha, por isso, após descobrir que a Alemanha estava tramando para trazer o México pro seu lado, colocou vários homens no front de batalha.
A ida das tropas estadunidenses ao campo de batalha trouxe sangue novo ao lado dos aliados da Tríplice Entente, aproveitou que o lado inimigo estava desgastado e acabou com ele de vez.
Em suma, as decisões do Woodrow Wilson fez com que os Estados Unidos conseguissem lucrar bem na guerra, além de entrar no campo de batalha quando o inimigo já estava debilitado, acelerando a derrota dele.
Qual a causa do falecimento do líder dos Estados Unidos que participou na Primeira Guerra Mundial?
Durante o dia 3 de fevereiro de 1924, aos 67 anos de idade, depois de sofrer um derrame e ter complicações no coração, Woodrow Wilson, o 28º presidente dos EUA, faleceu. Ele teve várias complicações com sua saúde, após ter contraído a gripe espanhola em 1919, doença que matou mais de 50 milhões de pessoas na época.
Ao decorrer do artigo foi visto o quão irônico foi o governo de Woodrow Wilson, e que um exímio defensor da paz foi marcado por liderar o país durante o período da guerra.
Sua defesa pela paz não ficou somente restrita ao período da Primeira Guerra Mundial, pois após o evento ele criou um tratado de paz tentando barrar a existência de um novo confronto daquela magnitude.
Denominado de Tratado de Versalhes, ele apresentou o projeto para os demais membros da Liga das Nações, contudo, não deram seguimento a ele.