A Alemanha na Primeira Guerra Mundial

A Alemanha na Primeira Guerra Mundial
a alemanha na primeira guerra mundial

Qual é a história da Alemanha na Primeira Guerra Mundial? O que ocorreu durante esse período e o que podemos pontuar sobre Alemanha, bem como os demais países combatentes?

Para entender melhor, saiba que existiram duas frentes, a primeira sendo os Aliados, onde a  Alemanha na Primeira Guerra Mundial se envolveu ao lado da Itália e o Império Austro-Húngaro. E a Tríplice Entente foi composta pela Inglaterra, França e Rússia.

Com isso, hoje iremos conferir não somente o papel da Alemanha na Primeira Guerra Mundial na força de batalha, como também iremos entender seus esforços, principais lutas e objetivos, etc. Aliás, muitos créditos são dados à Alemanha na Primeira Guerra Mundial, apesar do cenário lamentável. Tais como seu poder bélico, o papel dos submarinos alemães e os zepelins.

Mas, ainda assim, como ficou o império tão poderoso tido como o alemão no fim desse primeiro conflito? Continue a leitura interessante sobre o lado da Alemanha na Primeira Guerra Mundial.

Como a Alemanha se envolveu na Primeira Guerra Mundial?

A primeira coisa ao saber sobre como foi o começo da Alemanha na Primeira Guerra Mundial é preciso entender a chamada guerra de movimento que se espalhava, já que o país alemão se via de frente à França e à Rússia.

como a alemanha se envolveu na primeira guerra mundial
Como se envolveu. Fonte/Reprodução: original

Tudo começou no anúncio de guerra do Império Austro-Húngaro e da Sérvia. Ao fundo disso, os alemães já defendiam os primeiros, só que o país germânico não apenas afirmou isso, como também quis declarar guerra aos aliados da Sérvia. Ou seja, a Alemanha se envolveu na Primeira Guerra Mundial ao declarar guerra com à França e à Rússia, que, novamente, eram inimigos dos austro-húngaros.

Objetivos da Alemanha durante a guerra?

Em 1914 começamos a ver a concretização dos objetivos da Alemanha na Primeira Guerra Mundial. O primeiro “movimento” da Alemanha na Primeira Guerra Mundial se deu no Plano Schlieffen.

Com o intuito de invadir a França através do Norte, a Alemanha na Primeira Guerra Mundial precisou passar pela Bélgica. Essa estratégia explica como a Alemanha pegou os franceses de surpresa, até que permitisse aos alemães avançar nas proximidades de Paris. 

Os franceses até conseguiram impedir a Alemanha, com a ajuda dos ingleses, porém, logo veio a acontecer o segundo movimento, ou melhor, a segunda fase. Os objetivos da Alemanha na Primeira Guerra Mundial até 1918 permaneciam os mesmos, só que desta vez, através das trincheiras.

Principais líderes militares e políticos alemães durante a guerra

Qualquer passo dado em batalhas desse porte teve um plano. Com a Alemanha na Primeira Guerra Mundial não foi diferente. Listamos rapidamente quem foram seus líderes em destaque:

  • Guilherme II, foi o último imperador antes da Alemanha na Primeira Guerra Mundial;
  • Paul von Hindenburg, lutou na guerra Franco-Prussiana e voltou em 1914;
  • Conde Alfred von Schlieffen, quem elaborou o Plano Schlieffen;
  • Generais Paul von Hinde Erich Ludendorff, na frente da  Batalha de Tannenberg;
  • Comandante de uma das frotas alemãs, Reinhardt von Scheer.

Otto Von Bismarck também deve ser mencionado, pois foi ele quem ajudou a expandir o poder alemão no Reino da Prússia. A participação destes principais líderes alemães contribuiu diretamente ao exército no plano da Alemanha na Primeira Guerra Mundial.

Quais foram algumas das principais batalhas nas quais a Alemanha esteve envolvida?

As principais batalhas da Alemanha na Primeira Guerra Mundial aconteceram de 1914 à 1918, veja a seguir uma breve explicação:

A marinha alemã durante a guerra

A Alemanha na Primeira Guerra Mundial aproveitou sua marinha imperial, inclusive uma das frotas mais conhecidas foi a Frota de Alto-Mar.

A Frota de Alto-Mar tinha como principal alvo a marinha britânica desde o começo, porém durante os primeiros anos da Alemanha na Primeira Guerra Mundial não conseguiram. Mas o destaque maior da marinha alemã foi apenas o vice-almirante Reinhard Scheer e suas incursões. 

O papel dos submarinos alemães

Assim que o submarino estivesse submerso, nesse momento da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, ele se tornava uma ameaça que o oponente não conseguia detectar.

O papel dos submarinos alemães era o de combater frotas inimigas, como a Royal Navy do Reino Unido. Submarinos grandiosos como os da Alemanha na Primeira Guerra Mundial eram munidos de torpedos autopropulsados, com os quais podiam fazer um grande estrago nas forças navais que estivessem na superfície, como os próprios navios, por exemplo.

Os zepelins alemães durante a guerra

Em 8 de setembro de 1915, o impressionante Zepelim alemão bombardeou a capital Londres como estratégia da Alemanha na Primeira Guerra Mundial. Os zepelins alemães eram grandes dirigíveis criados por ninguém mais que Ferdinand Von Zeppelin, no começo do século 20, de início para transportar cargas e passageiros.

A força aérea alemã

A força aérea alemã, ou a história da força militar de aviação da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, está toda centrada no Luftstreitkräfte, ou Serviço Aéreo Imperial em alemão.

A Alemanha na Primeira Guerra Mundial esbanjou, portanto, uma grande variedade de aviões, caças, aviões de reconhecimento e bombardeios pesados (como o Zeppelin-Staaken).

Qual foi o papel do exército alemão durante a guerra?

Como já falamos, a Alemanha na Primeira Guerra Mundial começou com guerra de movimentos, e isso deu um papel muito importante ao exército alemão: lutar em duas frentes, uma ocidental e outra oriental.

qual foi o papel do exército alemão durante a guerra
Qual foi o Papel do exército alemão. Fonte/Reprodução: original

A Alemanha na Primeira Guerra Mundial foi bastante ambiciosa com seu exército alemão. Porém, os historiadores afirmam que o papel do exército alemão na Primeira Guerra Mundial não foi expressivo como na Segunda Guerra.

Como ficou a Alemanha no fim da Primeira Guerra Mundial?

Alemanha na Primeira Guerra Mundial praticamente se rendeu ao fim do conflito. Afinal, como ficou a Alemanha no fim? Já no fim de 1918, revoltas populares ocorreram entre os resquícios de uma Alemanha na Primeira Guerra Mundial. Isso obrigou o último imperador, Guilherme II, a renunciar. 

Logo depois, diante de mais pressão, o governo da Alemanha na Primeira Guerra Mundial assina o armistício. O que selou o fim da guerra, a derrota das tropas alemãs e a humilhação.

Os que venceram a Primeira Guerra Mundial, marcaram encontro em Paris de 1919, com a finalidade de impor severidades e condições à Alemanha. Com isso, o Tratado ou Paz de Versalhes proibiu a fabricação de armas, montagem de exército e cessão de territórios, tudo isso direcionado à Alemanha.

Você leitor certamente imagina a fraqueza econômica sentida pela Alemanha na Primeira Guerra Mundial, não é mesmo?

Então, nos diga como o artigo Alemanha na Primeira Guerra Mundial foi útil para você, o que não sabia, o que entendeu. Também deixe seu comentário e compartilhe com quem se interessa pela Alemanha na Primeira Guerra Mundial!

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

1 comentário em “A Alemanha na Primeira Guerra Mundial”

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também