Por estar mais distante, cronologicamente, da atualidade, nem todo mundo conhece quem foi o líder da França durante a Primeira Guerra Mundial, ou mesmo outros detalhes que envolvem o período dessa “Grande Guerra”, que marcou os anos de 1914 até 1918.
Mas a França não apenas foi uma participante da Primeira Guerra, como também foi um dos países mais importantes a tomar parte no conflito. Muito do que aconteceu à nação francesa pode ser respondido pelas decisões tomadas pelo seu líder da época.
Em uma época marcada pelas consequências do imperialismo, além da corrida bélica, certamente as decisões tomadas pelos líderes das nações influenciaram no andamento e efeitos dos combates.
Conheça a seguir quem foi o líder da França durante a Primeira Guerra Mundial e quais foram os fatores por trás de suas principais decisões!
Quem foi o líder da França durante a Primeira Guerra Mundial?
A França contou com a liderança militar Charles de Gaulle, que posteriormente à Primeira Guerra tornou-se um líder político na França, adquirindo grande importância no governo francês, como não se via desde Napoleão Bonaparte.
Em 1910, De Gaulle foi para a academia militar e, de lá saiu, quando faltavam poucas semanas para a primeira batalha da Primeira Guerra Mundial.
Quais foram as principais decisões tomadas pelo líder da França durante a Primeira Guerra Mundial?
Na Primeira Guerra, ele serviu como tenente no exército de seu país. A principal decisão militar de De Gaulle era dar maior mobilidade para o exército francês, que costumeiramente mantinha uma linha de defesa muito fortificada contra a Alemanha. Segundo De Gaulle, por mais que a defesa fosse intensa, o fato de ser fixa era um problema.
Quais fatores levaram o líder da França durante a Primeira Guerra Mundial a tomar as decisões que ele tomou?
O futuro líder da França durante a Primeira Guerra Mundial, bem como da Segunda, observou as táticas alemãs de guerra. O que o exército alemão fazia de melhor era avançar com seus tanques e infantarias, de forma que não ficavam fixos, parados em uma linha de defesa.
Eles atacavam e defendiam ao mesmo tempo e, com isso, conseguiam se movimentar e invadir as linhas inimigas com maior facilidade. De Gaulle queria implementar essa mesma tática na França para fortalecer seus exércitos.
Como o líder da França durante a Primeira Guerra Mundial gerenciou o país?
Charles De Gaulle obteve real poder político somente após a Primeira Guerra Mundial. Entre 1944 e 1946, ele foi o presidente do Governo Provisório da república francesa. Até pouco antes do fim da Segunda Guerra, ele liderou a resistência francesa e, por isso, seu exército esteve presente na tomada da Normandia, no famoso dia D.
Após a Segunda Guerra, De Gaulle voltou ao poder, como presidente da França, e conseguiu trazer estabilidade política ao país, além de controlar a inflação, instituir uma moeda nova e incentivar a indústria.
Qual foi a opinião do líder da França durante a Primeira Guerra Mundial sobre a guerra?
De Gaulle, mesmo na época em que era um tenente na Primeira Guerra, foi um crítico ferrenho das táticas de guerra do exército francês. Ele considerava que a França não teria chances, pois a Alemanha tinha armamento e táticas superiores.
Ele acreditava que a defesa absoluta em um ponto fixo era uma tática ultrapassada, e que a França deveria investir em táticas de ataque mais agressivas, com tanques, blindados e outros veículos armados, da forma como os alemães faziam.
Sem sombra de dúvida, a influência de Charles De Gaulle foi sentida desde os campos de batalha, devido ao seu brilhantismo militar, até os campos da política, onde se tornou um líder importante da França. Ele foi sinônimo de democracia e desenvolvimento para um país que sofreu muito com as consequências de duas guerras mundiais.
2 comentários em “Quem foi o líder da França durante a Primeira Guerra Mundial?”