As consequências da primeira guerra mundial foram desastrosas para todos os europeus. Em 1914 a Primeira Guerra Mundial teve início e em 1918 chegou ao fim. Apesar de não haver mais guerra, as pessoas continuavam sofrendo com os danos causados por ela.
As milhões de mortes e uma grave crise financeira foram algumas das consequências da Primeira Guerra Mundial, mas não foi só isso. Por isso, vamos ver o que foi e quais as principais consequências da Primeira Guerra Mundial.
O que foi a Primeira Guerra Mundial?
Marcado como um dos principais acontecimentos da história da humanidade, a Primeira Guerra Mundial foi um conflito armado entre as principais potências europeias de sua época. A guerra aconteceu entre 1914 e 1918, durando pouco mais de 4 anos.
Por envolver as principais potências da época, a guerra, que aconteceu no continente europeu, acabou tomando proporção mundial.
Quais as causas que levaram a Primeira Guerra Mundial?
Desde o ano de 1870 a Europa não se sentia mais segura. Apesar de viverem em paz, as potências europeias já faziam, entre si, uma corrida armamentista, e dividiram o continente em alianças que eram: a tríplice aliança e a tríplice entente.
Os europeus já não tinham uma boa relação e em junho de 1914 o herdeiro do Império austro-hungaro Francisco Ferdinando foi assassinado por um nacionalista sérvio. Esse acontecimento deu início a guerra, pois a Alemanha, como aliada do império austro-hungaro, declarou guerra à Sérvia, que também tinha seus aliados. Aí se iniciava a Primeira Guerra Mundial.
Depois de 4 anos a guerra chegou ao fim, mas as suas consequências perduraram. Vamos ver as principais consequências da Primeira Guerra Mundial.
Quais as consequências da Primeira Guerra Mundial para a população?
Não foram poucas as consequências da Primeira Guerra Mundial. Houve milhões de mortes, crises financeiras e uma nova divisão de territórios. Vamos entender melhor.
Mortes
As mortes foram com certeza a principal das consequências da Primeira Guerra Mundial. É estimado que tenham morrido cerca de 8 milhões de pessoas durante o conflito. Essas mortes também acabaram afetando a economia dos países envolvidos.
Crise financeira
Devido às mortes que ocorreram na guerra, as indústrias perderam boa parte de sua mão de obra e tiveram que ser fechadas, juntando isso aos graves danos materiais que os países sofreram, o resultado foi uma grande onda de fome e desemprego que afetou todo o continente europeu.
Divisão territorial
Outra das consequências da Primeira Guerra Mundial foi o surgimento de novos países. A guerra causou o fim do império alemão, otomano e austro-hungaro e, com isso, surgiram países como Polônia, Finlândia, Turquia, Hungria, Áustria, Letônia e diversos outros.
Regimes totalitarios
Com uma Itália se sentindo injustiçada e uma Alemanha devastada, o fascismo e o nazismo começaram a ganhar força nesses países. Mais tarde, a ascensão desses regimes acabariam causando mais devastação através da Segunda Guerra Mundial.
Criação da Liga das Nações
Para evitar que acontecesse uma nova guerra, alguns países se uniram e criaram a liga das nações. Sabemos que isso falhou, já que alguns anos depois aconteceu a Segunda Guerra Mundial.
Como a Primeira Guerra Mundial acabou?
A Primeira Guerra Mundial chegou a seu fim em 1918, com os Estados Unidos sendo o maior vencedor do confronto e se tornando a principal potência mundial. A Alemanha foi responsabilizada pela guerra e foi condenada a pagar uma multa para os países vencedores, além de ser desmilitarizada e perder parte do seu território.
Estudando as consequências da Primeira Guerra Mundial, podemos ver quão desastroso e cruel foi esse acontecimento para a humanidade e entender a importância de estabelecer boas relações com outras nações, a fim de evitar que esse tipo de situação se repita.
1 comentário em “Quais as consequências da Primeira Guerra Mundial para a população?”