Qual a diferença entre Nacionalismo e Patriotismo?

Qual a diferença entre Nacionalismo e Patriotismo?
qual a diferença entre nacionalismo e patriotismo

Atualmente muito se fala sobre nacionalismo e patriotismo, principalmente sobre quais as diferenças que existem entre esses dois termos tão abordados, sobretudo em contextos políticos. Para que suas diferenças sejam reconhecidas e entendidas de fato, é necessário saber o conceito de cada uma delas e como surgiram no mundo.

A seguir, entenda qual a diferença entre os termos nacionalismo e patriotismo!

O que é o nacionalismo?

O nacionalismo resume-se em uma ideologia política, onde o principal pensamento é a valorização das características presentes em uma nação e sua cultura. Segundo o sociólogo Anthony D. Smith, uma série de elementos, incluindo uma língua comum, noção de comunidade, consciência de pertencimento a uma entidade política e história compartilhada, caracterizam o sentimento descrito pelo termo.

A palavra nacionalismo apareceu pela primeira vez durante o século 18, porém ganhou força somente no século 19, com a solidificação do Estado-Nação. O nacionalismo promove a ideia de que toda a nação deve ser concordante com o Estado.

o que e o nacionalismo
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, esse movimento está fortemente ligado com o objetivo de manter toda a soberania da nação sobre a pátria e que cada uma das nações deve se governar sem interferências de fora, e pode incorporar uma ideia de superioridade cultural ou racial de determinado grupo.

Toda a ideologia do nacionalismo é consolidada através do sentimento de pertencimento a um país ou pátria. Por isso, preservar toda a nação é um dos ideais mais fortes desta ideologia. No Brasil, a maior onda de nacionalismo esteve presente durante o governo de Getúlio Vargas, em especial no período da ditadura.

O que é o patriotismo?

O patriotismo trata-se do orgulho, devoção e amor ao seu país. Os indivíduos incluídos neste termo, se amam todos os símbolos de sua pátria, como brasão, riquezas da natureza, bandeira, o hino e, principalmente, o povo.

Conforme apontam alguns estudos, há como afirmar que o patriotismo, por estar associado ao amor pelo país, inclui o real de progresso do mesmo e incita a contribuição para que isso aconteça. Atualmente, as pessoas que fazem parte do patriotismo conseguem demonstrar sua devoção de três modos:

  • Esportes: a parte da população que tem orgulho de seu país sendo representado por atletas em competições internacionais;
  • Guerra: as pessoas que se oferecem para lutar por seu país ou são selecionadas para isso;
  • Cultura: aqueles que produzem algum tipo de arte e sentem orgulho do seu país e origens.

O patriotismo nasceu pelo menos 2000 antes de se falar sobre o nacionalismo. Mesmo assim, ele ainda é objeto de muitas análises e críticas, principalmente pelo fato de sofrer manipulações em prol de interesses pessoais.

Qual a diferença entre os dois?

No patriotismo se é trabalhado a devoção e lealdade que uma pessoa ou grupo tem pela sua nação, ou seja, seu país de origem. Já no caso do movimento ideológico de nacionalismo, o foco é a exaltação de todas as características nacionais, dos valores da nação. Se valoriza tudo que é produzido no país e a identidade coletiva de seu povo.

No nacionalismo, representa um sentimento mais exagerado e um ideal de superioridade do país ou grupo étnico do mesmo sobre os demais. Devido a essas características, o nacionalismo pode ser mais problemático e gerar conflitos internos e externos ao país. Esses são os principais pontos que explicam qual a diferença entre nacionalismo e patriotismo.

Por que algumas pessoas confundem os dois conceitos?

O principal motivo que faz as pessoas confundirem os termos nacionalismo e patriotismo é o fato de serem palavras semelhantes, bem como a assimilação de que ambos se referem ao amor pela pátria. Muitos pensam que são sinônimos por conta desse fato. Além disso, há uma certa dificuldade em conseguir distinguir o significado desses dois conceitos tão falados atualmente.

por que algumas pessoas confundem os dois conceitos
Fonte/Reprodução: original.

Confundir os dois termos ou utilizá-los como se fossem sinônimos é algo errado, porém nacionalismo e patriotismo carregam também ligações. Na maioria das vezes, a ideologia do nacionalismo é o caminho para que as pessoas encontrem o patriotismo.

Daí entendem que seu orgulho e lealdade à nação não desejam colocá-la em um patamar de superioridade com relação a outros povos, apenas ressaltar seus pontos positivos e fazer parte de seu desenvolvimento, o que condiz com o patriotismo e entendem que, ao contrário do que o nacionalismo acredita, sua pátria não deve manter relações hostis ou outras.

Em que situações é mais adequado usar o termo nacionalismo e em quais o termo patriotismo?

É correto empregar o nacionalismo quando o grupo de pessoas faz parte de uma identidade nacional em termos comuns, como língua e laços culturais. Como ação política, ele aparece quando querem impor soberania, seja de forma interna ou em relações internacionais.

Um bom exemplo que o termo nacionalismo deve ser usado foi durante o Estado Novo, quando o nacionalismo aparece com a construção de estatais. Já na ditadura militar, o slogan “Brasil ame-o ou deixo-o” consegue expor a utilização do nacionalismo pelo Governo.

Já o patriotismo deve ser utilizado nas situações onde há orgulho por pertencer a uma nação. As pessoas desse grupo prezam por devoção à pátria e utilizam símbolos que a representam, como quando ressaltamos que nosso país tem o melhor futebol do mundo, o povo mais receptivo ou outro aspecto do qual nos orgulhamos enquanto nação.

O nacionalismo e patriotismo são confundidos diariamente. É pequena a parcela da população que sabe qual a diferença entre os dois termos. Até mesmo muitos estudiosos ainda utilizam o Nacionalismo e Patriotismo como sinônimos, porém grande parte não concorda com essa atitude, devido às diferenças que eles detêm.

Os que não concordam que os termos são sinônimos definem o nacionalismo se baseia em colocar outras nações do mundo como inferiores, já o patriotismo utiliza a devoção à sua pátria, porém no intuito de se orgulhe e defender o progresso do país.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

1 comentário em “Qual a diferença entre Nacionalismo e Patriotismo?”

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também