Os norte-americanos sempre são considerados protagonistas de grandes conflitos bélicos na história moderna, mas o que aconteceu com os Estados Unidos depois da Primeira Guerra Mundial?
O conflito que abalou nações em todos os continentes e que abriu o século XX com violência e perdas terríveis, também gerou consequências que transformaram a geopolítica e a economia do mundo, especialmente da nação mais jovem de todas.
Se, por um lado, os europeus sofreram econômica e politicamente, os EUA saíram vitoriosos e fortalecidos, mesmo com as baixas sofridas nos campos de batalha.
Sua economia e força política foram transformadas e os EUA se tornaram em uma força mundial, embora seu poder ainda fosse consolidado de vez somente após a Segunda Guerra. Confira a seguir como ficou os Estados Unidos depois da Primeira Guerra Mundial!
Quais foram algumas das mudanças mais significativas nos Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial?
Sem sombra de dúvidas, podemos dizer que os Estados Unidos depois da Primeira Guerra Mundial nunca mais foram o mesmo país. Durante mais da metade do conflito, o papel dos EUA era lucrar, pois era o fornecedor de Inglaterra e França, tanto em alimentos quanto em armas. E com isso, obteve muito lucro fortalecendo sua economia e dominando o mercado bélico.
Como a economia dos Estados Unidos mudou após a Primeira Guerra Mundial?
Para não perder seus investimentos, o exército americano entrou no conflito armado, a partir de 1917, a fim de garantir que os Aliados venceriam, especialmente a Inglaterra e a França. Era a melhor forma de proteger seus investimentos. Em números, a exportação do país foi multiplicada por três e a renda nacional dobrou após a guerra.
Que novas tecnologias surgiram após a Primeira Guerra Mundial?
Certamente que as guerras desenham cenários perfeitos onde os seres humanos literalmente “correm atrás” do avanço tecnológico para obter vantagens estratégicas em batalhas. Com a Primeira Guerra Mundial isso foi muito intenso.
Uma das grandes novidades naquela época foi o uso de eletricidade, que possibilitou que as mensagens fossem passadas por voz, à rádio, e não somente por códigos. Já na medicina, o avanço foi com a criação do Raio-X portátil, projetado exclusivamente para atender os soldados feridos em combate.
Tecnologias em armas e armamentos também abundaram. Na Primeira Guerra foram usadas metralhadoras, tanques, minas terrestres à base de fertilizante industrial, submarinos, aviões e, claro, armas químicas de poder devastador para a saúde dos soldados.
Como a sociedade americana mudou após a Primeira Guerra Mundial?
Os Estados Unidos depois da Primeira Guerra sofreram o impacto econômico na sociedade também. Um clima de prosperidade se alastrou pelo país. Além de serem fornecedores de Inglaterra e França no conflito, os EUA também estavam envolvidos no tratado de Versalhes, que muito beneficiou as nações vencedoras da Primeira Guerra.
A consequência disso foi o surgimento e disseminação do “american way of life”, que podemos traduzir para “estilo de vida americano”, onde a prosperidade econômica era pregada. Além disso, por causa da ida dos homens para o conflito, muitas mulheres entraram para o mercado de trabalho.
Quais foram alguns dos desafios enfrentados pelos Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial?
Os grandes desafios para o que aconteceu com os Estados Unidos depois da Primeira Guerra Mundial têm muito a ver com o término do conflito. Já que não havia mais mercado bélico, nem fornecimento às nações aliadas, os EUA precisavam se ajustar economicamente, pois a fonte da prosperidade durante a guerra havia acabado.
As atenções precisaram se voltar internamente, a fim de não perder o status de maior potência mundial.
Conhecer a situação dos Estados Unidos depois da Primeira Guerra Mundial é uma maneira fascinante de entender que, em conflitos armados, há perdedores, mas, por incrível que pareça, também há oportunidades para uma nação inteira tornar-se a mais poderosa do mundo.