Infelizmente uma das coisas que mais moveram a tecnologia do século passado foram as guerras, e o desenvolvimento militar durante a Primeira Guerra Mundial foi simplesmente assustador. As maiores, mais ricas e desenvolvidas nações do mundo disputavam por poder e não mediam esforços para se sobressair em relação aos seus inimigos.
O que acabou gerando o chamado desenvolvimento militar durante a Primeira Guerra Mundial. Se você quer conhecer mais sobre o assunto, continue no artigo abaixo para entender com a gente!
Como foi o desenvolvimento militar durante a Primeira Guerra Mundial?
A Primeira Guerra Mundial foi a disputa bélica que ocorreu entre os anos 1914 e 1918. A guerra incluía as principais nações européias em uma rivalidade que de grosso modo nasceu pela ambição para ter o poder e a influência no mundo.
Mas o que vamos entender aqui é o desenvolvimento militar durante a Primeira Guerra Mundial que nasceu dessa disputa onde as nações tiveram que investir em tecnologia militar para vencer seus inimigos. Tanques, bombas, aviões e diversas táticas militares estão entre as principais inovações e desenvolvimento militar durante a Primeira Guerra. Iremos entender mais abaixo.
Quais foram os principais componentes do desenvolvimento militar durante a Primeira Guerra Mundial?
Devido a alta complexidade e duração de conflitos com armas de fogo na Primeira Guerra Mundial houve urgência na criação de novas armas e táticas. Logo nas primeiras semanas da Grande Guerra houve a adaptação dos soldados ao armamento pesado e artilharia como metralhadoras.
Resistir à artilharia pesada de metralhadoras não é tarefa fácil, e isso nos leva a um dos frutos da Primeira Guerra Mundial: o tanque de guerra.
Os ingleses foram os primeiros a terem a ideia da criação de um veículo bélico blindado que pudesse avançar diante do exército inimigo. Algo que foi prontamente copiado por outros países como a França.
Outro desenvolvimento militar durante a Primeira Guerra Mundial, trágico e vergonhoso, foi a criação de armas químicas como bombas de gás. Uma ideia alemã que apavorou os soldados inimigos e ceifou a vida de milhares.
A Primeira Guerra Mundial acabou se desenvolvendo em cenários bastante peculiares para aqueles dias: o aéreo e o submarino. Aviões e submarinos também são máquinas que alcançaram imenso desenvolvimento durante a Primeira Guerra.
Ambas situações eram morbidamente inovadoras e peculiares, e seu desenvolvimento se deu infelizmente por conta da Primeira Guerra Mundial.
Quem liderou o desenvolvimento militar durante a Primeira Guerra Mundial?
Todas as nações de forma geral lutaram pelo desenvolvimento de suas tecnologias, Rússia, Alemanha, Itália, França, etc. Porém a Alemanha se destacou em vários fronts e em inúmeras inovações bélicas. O problema é que isso acabou atraindo os olhares de Washington, o que provavelmente foi o ponto decisivo da resolução dos conflitos.
Quais foram as consequências do desenvolvimento militar durante a Primeira Guerra Mundial?
Muitas tecnologias que temos hoje não só no cenário militar, mas até no cenário cotidiano como o transporte aéreo devemos à Primeira Guerra Mundial. É um tanto desconfortável admitir que o desenvolvimento militar durante a Primeira Guerra Mundial trouxe alguns benefícios práticos para nossa vida cotidiana hoje, mas infelizmente não é uma informação falsa.
O que podemos aprender com o desenvolvimento militar durante a Primeira Guerra Mundial?
A capacidade humana para se adaptar é quase tão surpreendente quanto a para se auto destruir. E enquanto nossos antepassados utilizaram a razão para a criação de armas bélicas durante o pico do desenvolvimento militar durante a Primeira Guerra Mundial, devemos agradecer a quem também teve inteligência o suficiente para usar essas criações para melhorar a vida dos seus iguais.
Agora que já aprendeu sobre o desenvolvimento militar durante a Primeira Guerra Mundial não deixe de aprender mais sobre esse episódio negro da história humana.