A fome deliberada de civis ocorreu na Primeira Guerra Mundial e foi uma das consequências para que a geografia mundial se alterasse por completo. Um dos exemplos é a queda do Império Russo e o surgimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Além disso, o Tratado de Versalhes fez com que a Alemanha ficasse à míngua, deixando boa parte da população na miséria.
Isto é o resumo das consequências que os civis sofreram durante a chamada Grande Guerra Mundial. O objetivo do texto é explicar este período nos mínimos detalhes.
O que é a fome deliberada de civis?
Levando em consideração os interesses imperialistas das potências europeias envolvidas, é possível dizer que a fome deliberada de civis ocorreu na Primeira Guerra não apenas nos palcos do conflito, mas também nos países de aliados das duas frentes, afetados pela inflação — o que implica, consequentemente, no aumento da fome.
Somente na Irlanda houve a redução de 20% da população civil. Neste período, muitos europeus migraram para outros países, inclusive do continente americano.
Esta não foi a primeira vez que os europeus passaram por uma forte crise, visto que há registros de ocorrências similares entre 1313 a 1317, quando houve a epidemia de peste-negra e crise nos governos medievais.
Acredita-se que mais de 750 mil alemães morreram de fome no final da também conhecida Grande Guerra. Os primeiros registros da grande fome durante a guerra aconteceu em 1914, no Monte Líbano, que ocasionou a morte da metade da população, e também na Bélgica.
Quando ocorreu a fome deliberada de civis?
Alguns historiadores acreditam que a grande fome foi um dos antecedentes para que ocorresse a maior batalha já registrada até então. Na Irlanda, por exemplo, entre 1845-1849 houve a peste da batata, que deixou vários irlandeses mortos de desnutrição. Essa peste também atingiu os outros países do Reino Unido, como a Escócia.
Para falarmos que a fome deliberada de civis ocorreu na Primeira Guerra, temos que lembrar que neste período, com a falta de mão de obra devido a essas mortes, muitos países europeus começaram a instalar suas indústrias na África explorando e subjugando a população. Após a Partilha da África, nativos africanos entraram em confronto com o “Velho Continente”.
O imperialismo também expandiu nos países da Ásia, repetindo o mesmo modus operandi.
Como resultado, milhares de pessoas ficaram sem acesso ao básico e, consequentemente, morreram de fome. Países como a Índia, Sudão, Etiópia e também na China tiveram a sua população dizimada por conta da fome.
Mas não pense que isso aconteceu apenas antes da Primeira Guerra, o Tratado de Versalhes deixou um grande problema social na Alemanha. Anterior a isso, podemos dizer que, por parte do Império Russo, podemos dizer que a fome deliberada de civis ocorreu na Primeira Guerra graças ao alistamento compulsório e às condições econômicas da Rússia, que eram ignoradas pelos czares em benefício do capital estrangeiro.
Por que ocorreu a fome deliberada de civis?
A fome deliberada de civis ocorreu na Primeira Guerra graças às mudanças geopolíticas dos países imperialistas que caracterizam os fatores que culminaram nesta batalha. A Alemanha, por exemplo, estava em franca expansão de territórios e tendo um bom desenvolvimento industrial, além de ter tomado da França a região de Alsácia-Lorena, a qual os franceses queriam de volta.
Neste período surgiram as primeiras associações militares, como a Tríplice Entente, composta inicialmente pela Inglaterra e França, com a entrada posterior do Império Russo (que deixou a guerra em março de 1918), da Itália (desertora da Tríplice Aliança) e dos Estados Unidos, que entrou no conflito tardiamente.
Qual o objetivo da fome deliberada de civis?
O principal objetivo era destruir o país inimigo e conquistar o território. Com as invasões houve morte tanto de militares quanto de civis, destruição de cidades dos mais diferentes países e logo muitos cidadãos tiveram que ficar sem acesso a insumos básicos, como água e mantimentos.
O resultado, portanto, foi que muitos cidadãos morreram de fome e também de doenças dos mais diferentes tipos. A Gripe Espanhola, por exemplo, era outra consequência famosa do fim da Primeira Guerra Mundial, visto que o conflito ajudou no seu espalhamento graças à movimentação de tropas.
Quais as consequências da fome deliberada de civis?
A fome deliberada de civis ocorreu na Primeira Guerra por causa da mudança do cenário geopolítico antes e depois do conflito, mesmo após o seu encerramento em 1918. Neste período, vários territórios foram anexados a outros, formando os novos países. O Império Austro-Húngaro, por exemplo, se tornou dois países diferentes, a Hungria e a Áustria.
O Império Turco-Otomano, similarmente, se dissolveu e culminou no surgimento dos mais diferentes territórios, como é o caso da formação da antiga Iugoslávia.
Além disso, no caso do Império Russo, não apenas foi dissolvido graças à revolução de outubro de 1917, permitindo a independência de territórios como a Ucrânia, por exemplo, como também assumiu novas fronteiras com o estabelecimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Tendo tudo isso em mente, podemos dizer que sim: a fome deliberada de civis ocorreu na Primeira Guerra como consequência dos interesses imperialistas envolvidos no conflito, frutos da fase superior do capitalismo, agora monopolista..
Agora que você sabe um pouco mais da Primeira Guerra, compartilhe o texto para outras pessoas curiosas que querem saber mais sobre esta batalha que marcou o início do século XX!
4 comentários em “A fome deliberada de civis ocorreu na primeira guerra?”