Entenda o que foi a Revolução de fevereiro de 1917 e quem liderou?

Entenda o que foi a Revolução de fevereiro de 1917 e quem liderou?
entenda o que foi a revolução de fevereiro de 1917 e quem liderou

A Revolução de fevereiro de 1917 foi marcada por alguns eventos importantes para a Rússia. O poder de Czar Nicolau II foi tomado pelo partido menchevique e assim foi encerrado o absolutismo monárquico.

A seguir você vai entender o que foi a Revolução de fevereiro de 1917, qual o objetivo, quem liderou, o que resultou e muito mais. Continue a leitura para conferir!

Qual foi o objetivo da Revolução de fevereiro de 1917?

A Revolução de fevereiro de 1917 teve como objetivo implantar a democracia tornando a Rússia uma república parlamentarista. Até a Revolução de fevereiro de 1917 a política da Rússia era de uma monarquia absolutista, ou seja, o império tinha o poder total sobre tudo.

qual foi o objetivo da revolucao de fevereiro de 1917
Fonte/Reprodução: original.

A monarquia Russa tinha como principal provisor a nobreza. Esses nobres normalmente eram donos da maior parte das terras que eram aproveitáveis para a cultivação.

Quem liderou a revolução?

Alexander Kerensky liderou a Revolução de fevereiro de 1917 que se uniu ao partido temporário menchevique mesmo que ele tivesse ideais divergentes aos dos marxistas revolucionários.

Para que os objetivos da Revolução de fevereiro de 1917 fossem alcançados era necessário reforçar os meios de produção, que seriam as indústrias que eram fundamentais para os cidadãos poderem trabalhar para sobreviver.

Qual foi o resultado da revolução?

Alexander Kerensky não acabou com a guerra na Rússia e não realizou o principal para poder prosseguir com seus objetivos, que seria o desenvolvimento industrial.

Com isso, a Revolução de fevereiro de 1917 resultou em uma enorme desigualdade social onde a população não tinha o básico para sobreviver. A fome e a miséria assolou todo o país e por isso, camponeses e operários se uniram ao partido bolchevique com o intuito de acabar com o partido menchevique.

Para isso, eles uniram soldados, trabalhadores e camponeses. No mês de julho de 1917 grevistas e policiais passaram a se enfrentar e no mês de outubro do mesmo ano, eles conseguiram finalmente concluir o objetivo de derrubar o partido menchevique instaurando a Revolução Socialista.

Quais foram as principais reivindicações dos revolucionários?

As principais reivindicações dos revolucionários eram a tomada de medidas para acabar com a fome, além da repartição de terras e poder se retirar da guerra.

Visto que a fome e a miséria eram umas das principais preocupações, com a guerra, principal causadora das mortes também, existia um cenário desesperador que gerou revolta na população.

Por que a revolução ocorreu?

Antes da Revolução de fevereiro de 1917 a Rússia ainda era uma monarquia absolutista liderada por Czar Nicolau II. No século XIX o país começou a se modernizar, no entanto, a situação econômica dos operários e camponeses piorou e os impostos obrigatórios eram altos demais mesmo que a nobreza já estivesse quebrada.

por que a revolucao ocorreu
Fonte/Reprodução: original.

O estopim para a revolta popular foi o grande número de mortes em decorrência da guerra. Assim, todos se uniram para derrubar o império de Czar Nicolau II. Todavia, a revolução de fevereiro de 1917 não acabou por aí, pois logo começaram a surgir novos problemas tornando a Rússia um país impossível de se manter em alguns aspectos resultando em fome e miséria.

Você acabou de entender o que foi a Revolução de fevereiro de 1917 e quem foi que a liderou. Agora é o momento de estudar mais sobre a revolução Russa, podendo conhecer um pouco mais de outras revoluções resultantes, como a Revolução de outubro de 1917, por exemplo.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também