Qual é a importância da Primeira Guerra Mundial na história?

Qual é a importância da Primeira Guerra Mundial na história?
Qual é a importância da Primeira Guerra Mundial na história?

A Primeira Guerra Mundial foi o conflito armado que marcou o início do século XX e deixou impactos severos nas economias e sociedades das nações envolvidas nesse episódio histórico que durou de 1914 a 1918, graças às disputas imperialistas crescentes desde o final do século XIX. 

Assim, a Primeira Grande Guerra teve nela envolvidos — entre responsáveis pela guerra e aliados — 17 países dos cinco continentes. Os responsáveis diretos formavam dois grupos: a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, enquanto os demais países eram apoiadores de um dos dois grupos.

Quais foram as principais causas da Primeira Guerra Mundial?

O imperialismo europeu exerceu sua força nas regiões da  África e Ásia na época da guerra. A “justificativa” dos países imperialistas por terem interesse em dominar uma nação era pautado em dois vieses: um voltado para economia e outro para a população da região dominada.

Na economia o interesse era em explorar a matéria-prima da região, o mercado consumidor e a mão de obra barata. Referente à população traziam a ideia de que existiam povos superiores aos outros, que as pessoas eram divididas por raças. 

Quais foram as principais causas da Primeira Guerra Mundial?
Primeira guerra. Fonte/Reprodução: original.

Assim, também existiriam raças de pessoas melhores que outras e, por fim, tinham uma visão distorcida da evolução de Darwin, na qual os fracos deveriam ser eliminados pelos fortes, sendo considerado essa questão não na natureza, mas entre os povos que dominavam e eram dominados. 

De acordo com essa visão, é que os povos imperialistas começam uma disputa por conquistar cada vez mais territórios, o que traz para o cenário desentendimentos e disputas, contribuindo para que ocorresse a Primeira Guerra Mundial.

Corrida armamentista

Devido a partilha da África na Conferência de Berlim (1885) a disputa ligada ao mercado e interesse em ganhar áreas de influência, seriam os motivos para a corrida armamentista.

 A Alemanha se encontra num momento em que está ampliando sua frota naval, com o objetivo de complementar sua frota terrestre. Com isso, as ferrovias começam a servir de transporte para o exército, o que facilita e melhora  a capacidade de transporte de materiais, comparado a tropas terrestres a cavalo.

Já se tinha uma grande adesão dos exércitos trabalhando em conjunto: Alemanha, Áustria-Hungria, França e Reino Unido, do outro lado o Império Russo. Embora possuísse um maior número de efetivos, a situação de sua tecnologia e equipamento, era considerada inferior frente às demais.

Nacionalismo

O nacionalismo foi outro fator que impulsionou a importância da Primeira Guerra Mundial: envolveu países, que queriam defender seus territórios conquistados ou se voltar como forma de vingança por conflitos perdidos. 

A Alemanha estava engajada num movimento, o pangermanismo, considerado como base para ideias do Império Alemão em proteger seus interesses diante da expansão territorial (início do séc. XX). Outros fatores envolvidos no movimento eram relacionados a se tornarem uma potência econômica e militar, para garantir uma Europa hegemônica.

A França vinha com o revanchismo francês, depois de perder um conflito com a Prússia, na guerra Franco-Prussiana, fazendo com que a França tivesse que assinar sua rendição e perder para eles o território da Alsácia-Lorena. Além disso, a Prússia era considerada como parte do Império Alemão.

Entre Sérvia e Áustria-Hungria a disputa era para controlar a Bósnia. Os sérvios queriam anexar parte da Bósnia ao seu território, porém a mesma já era parte da Áustria-Hungria. Mesmo assim, a Rússia entra nesse conflito para apoiar a Sérvia e o movimento recebe o nome de pan-eslavismo: os eslavos unidos por uma nação.

A partir desses fatos inicia o movimento que gera a guerra, devido às alianças entre os países. Começando quando a Rússia apoia os Sérvios no conflito do território bósnio, então a Alemanha demonstra seu apoio à Áustria e termina por declarar guerra à Rússia.

A França também se posiciona frente a guerra como apoio da Rússia e começa mobilização de tropas entre as fronteiras. devido a essa ação a guerra inicia oficialmente em 3.81.914

A Grã Bretanha apoia França e  a Turquia a  Alemanha.

Alianças militares

Por causa das divisões ocorridas entre os países para apoiar Alemanha e Rússia foram formadas duas alianças: de um lado a Tríplice Aliança é formada pelos países Alemanha, Áustria-Hungria, Império Turco-Otomano e Bulgária, no outro lado a Tríplice Entente constituída por Rússia, França e Inglaterra.

Por que a Primeira Guerra Mundial é considerada um dos eventos mais importantes da história?

A importância da Primeira Guerra é marcante por ser a primeira do século XX, por sua magnitude em mobilizar toda uma nação em um conflito armado com duração de quatro anos, onde todos os países durante e após seu período foram afetados.

Qual foi o impacto da Primeira Guerra Mundial sobre a política global?

O número de mortos chegou a 13 milhões de pessoas. Entre feridos e mutilidados somavam-se 20 milhões, sem contar o grande contingente de pessoas que fisicamente não sofreram com a guerra, mas que sofreram psicologicamente, demostra a importância da Primeira Guerra Mundial para a humanidade.

Os países que foram atingidos pelos conflitos teve problemas com escassez, fome e infraestrutura, situações de falta de emprego e subsídios para reconstrução desses países, sem dúvida marca essa fase pós-guerra em razão desses fatores os regimes totalitários ganharam cenário e também  foram motivos para que se desencadeasse a Segunda Guerra Mundial

Quais foram as consequências da Primeira Guerra Mundial?

As consequências a respeito da importância da Primeira Guerra Mundial se estendeu por todo o século seguinte (XX), a começar por uma conferência em Paris,  para que os países assinem um tratado de paz. Depois da guerra foi constituído o chamado Conselho dos Quatro: França, Estados Unidos,  Reino Unido e Itália os apoiadores e vencedores do conflito.

Após a conferência vem as negociações e outras consequências pós-guerra, entre elas:

Tratado de Versalhes – responsabiliza a Alemanha por incitar a Primeira Guerra Mundial. O país recebeu punições, teve de arcar com indenizações, perdeu colônias e territórios e teve proibição em ter um exército atuante. O sentimento dessa nação frente a essa situação, faz com que o nazismo ganhe espaço e contribui para a Segunda Guerra Mundial ocorrer.

Quais foram as consequências da Primeira Guerra Mundial?
Consequências da guerra. Fonte/Reprodução: original.

Estados Unidos – enquanto aliado da França, não obteve perdas significativas e terminou por crescer nos três anos depois da guerra, transformando numa potência econômica e política global, afinal ele se torna o maior exportador de produtos industrializados, o  credor aos países como França e Inglaterra e financiou a reconstrução da Europa.

Liga das Nações – formação de um grupo para garantir por meio de diversas medidas que não ocorresse um conflito armado de ordem mundial novamente, porém foi extinta em 1942 de vez, visto que tivemos outra guerra.

Países Novos – a importância da Primeira Guerra Mundial  terminou por formar novos países oriundos das regiões que perderam-na, sendo estabelecida uma nova divisão política, os novos países foram Polônia, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Áustria, Hungria, Estônia, Lituânia e Letônia.

Que lições podemos aprender com a Primeira Guerra Mundial? 

Todas as vezes que um território ou nação passa por uma guerra, o impacto causado é sempre muito profundo, afetam diversos aspectos da sociedade, pessoais, como governar, como reconstruir e por se tratar de episódios de muitas perdas, principalmente de cidadãos de um território, fica difícil colocar de lado a tristeza que uma guerra traz, mas as experiências dolorosas servem para aprendizados tão profundos, quanto as dores. 

Estamos tratando da importância da Primeira Guerra Mundial e ela também nos trará aspectos favoráveis, um bom exemplo, foi para as mulheres que começaram a ter mais visibilidade e participação na economia, pois muitas precisaram trabalhar, assumir papéis, antes desempenhados pelos homens no mercado de trabalho.

Dentre as inovações militares aprimoramento de armas, os soldados que ficavam nas trincheiras, para se protegerem usavam capacetes, para proteção de projéteis disparados.

Os tanques de guerra foram recebendo aprimoramentos para se tornarem mais resistentes aos ataques. O arame farpado que usamos hoje para delimitar terrenos, eram usados como proteção entre as fronteiras e para tropa rival não avançar territórios.

Armas químicas, aviões e zeppelins, granadas também foram invenções para serem usadas na primeira guerra.

Controle de tráfego aéreo e até mesmo táticas de espionagem para conseguirem informações do inimigo.

Na área da saúde teremos a invenção do pilates, criado pelo Alemão Joseph H. Pilates que durante a guerra foi para um campo de prisioneiros, ele começou a estimular os presos a se exercitarem, com isso usava como ferramentas mola de colchões e faixas das camas. Criação de bancos e armazenamento de sangue, triagem de pacientes, cirurgia plástica: aconteciam muitas reconstruções nos corpos dos soldados atingidos nos conflitos armados, o uso do termo síndrome pós traumática e suas características para tratar os soldados.

Algumas coisas que usamos em nosso cotidiano faz parte das invenções ocorridas na época da Primeira Guerra: absorventes: eram usados para conter sangramentos de ferimentos, saquinhos de chá, relógios de pulso, comida enlatada, zíper, aço inox, horário de verão, passaportes, champagne.

Como vemos a importância da Primeira Guerra Mundial afetou o mundo de maneiras impactantes devido o conflito, fome, desemprego, enfim, uma série de fatores que até hoje, soa difícil abordar, porém ao trazer esses desafios, fizeram com que nossos antepassados aprendessem a lidar, a viver, a criar e sobreviver diante do exposto na época.

As invenções continuam sendo usadas da mesma maneira atualmente, outras já passaram pelo processo de aperfeiçoamento e continuam a nos auxiliar no dia a dia.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também