O Fascismo Italiano: Entenda a História

O Fascismo Italiano: Entenda a História
O fascismo italiano entenda a história

O fascismo italiano surgiu em 1919 em uma Itália que enfrentava problemas econômicos e políticos, que surgiam por conta da ascensão do comunismo e da decepção que os italianos sentiam em relação ao resultado da Primeira Guerra Mundial.

Apesar de ter se iniciado e se concentrado principalmente na Itália, o fascismo se espalhou pelo mundo e sua influência perdura até hoje. Neste post, entenda um pouco mais sobre esse movimento. Veja como o fascismo italiano se iniciou e quais são as suas características.

O que é Fascismo?

O fascismo italiano foi um movimento social e político que surgiu em 1922. O regime fascista consistia em atuar contra as liberdades individuais de cada cidadão, alegando que isso traria benefícios para toda a nação.

O que é fascismo
O que é fascismo. Fonte/Reprodução: original

A palavra fascismo se origina do italiano “fascio”, que significa feixe, que ao lado do
machado eram os principais símbolos do regime fascista, representado a união. Aqueles que apoiam o movimento fascista italiano são chamados de fascistas, pessoas que possuem um posicionamento politico autoritário e anti-democrático.

O principal responsável pelo surgimento do fascismo italiano foi Benito Mussolini, o líder do Partido Nacional Fascista. Esse movimento, no período pós-primeira guerra e pré-segunda guerra, serviu como inspiração para o surgimento de outros regimes políticos, principalmente na Alemanha e Espanha.

Qual a origem do Fascismo Italiano?

O fascismo italiano foi oficialmente criado em 1919, por Benito Mussolini, durante uma reunião em Milão. Para que o fascismo ganhasse força, Mussolini alinhou o seu discurso ao nacionalismo italiano.

Nessa época, os ideais socialistas cresciam na Itália, o que fez com que o lado conservador do país começasse a apoiar o fascismo. Dessa forma, o Partido Nacional Fascista começou a ganhar força na Itália.

O objetivo dos Fascistas era tomar o país, usando tanto o processo eleitoral como também a força, já que eles abusavam da violência contra qualquer opositor do fascismo italiano. Em 1922, o fascismo italiano se estabeleceria de uma vez na Itália, por meio da marcha de Roma.

A Marcha Sobre Roma de 1922

No dia 28 de outubro de 1922, membros do Partido Fascista Italiano decidiram marchar em direção a Roma, visando pressionar o rei Vitor Emanuel III a conceder a Benito Mussolini o cargo de primeiro-ministro italiano.

Os resultados da marcha sobre Roma foram positivos para os fascistas. O rei decidiu empossar Mussolini como primeiro-ministro do país. Com isso, enquanto os conservadores comemoraram a posse de Mussolini e os liberais aceitavam toda a situação, os socialistas foram oprimidos e não tiveram força para impedir a ascensão do fascismo italiano no país.

Características do Fascismo Italiano

O fascismo italiano é chamado pelos historiadores de fascismo clássico e possuía características específicas como:

  • O partido fascista era a única força politica a ter o direito de existir e atuar no país;
  • Os fascistas desprezavam valores como a liberdade de cada indivíduo e a democracia;
  • O líder do fascismo italiano era visto como a única solução para todos os problemas da nação;
  • O estado tinha autoridade para intervir em qualquer tema, fossem eles culturais, econômicos ou políticos.

Como mencionamos, os ideias fascistas surgiram como inspiração para o surgimento de outros regimes políticos, como o nazismo, por exemplo. Entenda um pouco mais sobre a relação existente entre esses dois movimentos no próximo tópico.

O Fascismo Italiano e o Nazismo

O fascismo italiano e o Nazismo alemão foram de fato regimes muito semelhantes. Ambos os movimentos eram totalitários e nacionalistas, implantados em seus respectivos países na mesma época, com o Nazismo sendo implementado na Alemanha apenas 10 anos depois do fascismo na Itália.

o fascismo italiano e o nazismo
o fascismo italiano e o nazismo. Fonte/Reprodução: original

Mussolini e Hitler, lideres dos movimentos, foram inclusive aliados durante a Primeira Guerra Mundial. A diferença do nazismo para o fascismo era que os nazistas se consideravam uma raça superior. Eles acreditavam que para que o estado pudesse prosperar, era preciso que outras raças fossem eliminadas, ideal que não existia no fascismo italiano.

O Fascismo Italiano atualmente

O fascismo italiano foi em encerrado em 1945, após a morte de Benito Mussolini. Mas a verdade é que o movimento ainda existe e parece estar longe de acabar. Isso, porque em 2022, foi eleita Giorgia Meloni, do partido Irmãos da Itália.

Meloni e seu partido não escondem que os seus ideais são baseados no movimento fascista, adotando um discurso nacionalista muito similar ao de Mussolini. A volta do fascismo italiano ao poder, preocupa muito a união europeia.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também