Triplice Entente X Triplice Aliança: O que são?

Triplice Entente X Triplice Aliança: O que são?
Triplice Entente X Triplice Aliança: O que são?

Impossível falar da Primeira Guerra Mundial sem citar tríplice entente x tríplice aliança. A tríplice entente tinha como objetivo se impor contra a política expansionista da tríplice aliança, criada por três países no ano de 1892. 

Mas o que foi de fato esses dois blocos e quais as diferenças entre eles? Continue a leitura para entender mais sobre esse capítulo importante da Primeira Guerra Mundial. 

Qual a diferença entre a Tríplice Entente E a Tríplice Aliança?

A diferença entre a tríplice entente x tríplice aliança é que a primeira trata-se de um acordo firmado entre França, Rússia e Inglaterra com o objetivo de se impor frente à tríplice aliança, que trata-se de um bloco econômico criado por Itália, Alemanha e Império Austro-Húngaro. Foi criado em 1982  com a finalidade de se proteger em caso de guerra. 

Quais países faziam parte da Tríplice Aliança e da Tríplice Entente?

Os países pertencentes à tríplice aliança eram França, Rússia e Inglaterra e o acordo entre elas era absolutamente diplomático, visto que se um dos países entrasse em guerra os outros deveriam permanecer neutros. 

Quais países faziam parte da Tríplice Aliança e da Tríplice Entente?
Quais países. Fonte/Reprodução: original.

Já a tríplice entente se originou alguns anos antes da guerra em 1907 e tinha como objetivo impedir a expansão da Áustria e da Itália que estavam cada vez mais fortes. Também se tratava de um acordo diplomático que garantia aos países uma proteção 

É importante ressaltar que o acordo diplomático entre esses dois blocos foram pontos importantes para o início da Primeira Guerra Mundial

Como foi formada a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente?

A formação dos blocos começa em 20 de maio de 1982 quando a tríplice aliança é formada em 1892 num acordo feito entre o Império Austro-Húngaro Alemanha e Itália visando se proteger da guerra caso ela acontecesse. 

Para combater esse bloco em 1907, a tríplice entente é formada pela França, Rússia e Inglaterra, além de se impor contra a expansão territorialista liderada pela Itália e pelo Império Austro-Húngaro. 

Por conta do embate entre os países envolvidos nesses dois blocos, especialmente por questões territorialistas, tivemos o início da Primeira Guerra Mundial, que aconteceu entre 1914 até 1918, com a rendição da Alemanha, acordos de paz e tratados como o de Versalhes. 

O que significa a expressão Tríplice Entente?

A expressão entente vem do francês e significa “entendimento”, que foi justamente o que aconteceu com os países envolvidos. Os acordos diplomáticos foram criados para combater a expansão territorialista praticada pela tríplice aliança e durante a guerra a entende ganhou aliados entre eles, os Estados Unidos, o ponto alto da guerra, visto que o país tinha acordos comerciais  com Inglaterra e França.

O que significa a expressão Tríplice Entente?
Tripice entende. Fonte/Reprodução: original.

A entrada do país na guerra foi um marco, fazendo com que os países da aliança assinassem seus tratados de rendição. 

Por que a Itália deixou a Tríplice Aliança?

Durante a guerra, algumas reviravoltas marcaram o combate, entre elas a saída da Itália da tríplice aliança. 

É importante destacar que o país já havia sinalizado que não seria a favor de ataques a Inglaterra, que influenciou o país a abandonar a tríplice aliança e incorporar a entende, e isso se deu logo no início da guerra, em 1915. 

Entender o que foi a tríplice entente x tríplice aliança, torna o entendimento dos desdobramentos da Primeira Guerra Mundial mais fáceis, para estudo desse acontecimento importante da história mundial. 

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

2 comentários em “Triplice Entente X Triplice Aliança: O que são?”

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também