Primeira Guerra: Como começou?

Primeira Guerra: Como começou?
primeira guerra como começou

Obviamente, todos já ouviram falar sobre a Primeira Guerra, pois esse evento é um dos maiores marcos mundiais. Esse conflito envolveu diversos países e durou de 1914 até o ano de 1918. Seus eventos resultaram em uma geração traumatizada pela guerra e todos os seus horrores.

A seguir, entenda qual foi o evento que desencadeou a Primeira Guerra Mundial e como ela se espalhou por todo o mundo.

Quais são as principais causas da Primeira Guerra Mundial?

Na maior parte dos casos, as principais causas que fizeram a Primeira Guerra Mundial acontecer envolviam nacionalismos de diferentes nações, alianças militares, questões imperialistas, como o medo da ascensão da Alemanha e, por fim, a corrida armamentista, em que os principais países da Europa correram para fortalecer seus potenciais bélicos.

quais sao as principais causas da primeira guerra mundial
Fonte/Reprodução: original.

A Primeira Guerra Mundial foi impulsionada por um evento muito importante, o assassinato de Francisco Ferdinando, um arquiduque e herdeiro austro-húngaro. Além dele, sua esposa, a arquiteta Sofia Sarajevo, foi morta em 1914. O assassinato resultou em extrema hostilidade e levou aos anos seguintes de guerra.

Os envolvidos nesse conflito foram as principais potências da Europa durante essa época. É difícil saber as principais causas que fizeram a Primeira Guerra acontecer, isso porque são considerados eventos complexos e não resolvidos que surgiram no século XIX.

Como a guerra se espalhou pelo mundo?

A guerra começou a se espalhar pelo mundo após a morte de Francisco Ferdinando e gerou como consequência a Crise de julho, que suscitou declarações de guerras. Assim, a Áustria entrou em guerra com a Sérvia, logo depois a Rússia entrou em defesa da Sérvia.

Passados alguns dias, a Alemanha decidiu entrar em guerra oficialmente com a Rússia e logo depois a França adentrou o cenário de conflito. Quando o Reino Unido escolheu entrar em guerra contra a Alemanha, a Primeira Guerra iniciou-se oficialmente.

Esses foram os principais países que entraram em guerra, porém a Primeira Guerra Mundial não se resumiu apenas a eles. Países de todo o mundo entraram em conflito, como Estados Unidos, Canadá, Japão, Grécia e até mesmo o nosso país, Brasil. Esses países entraram na Primeira Guerra por conta de seus interesses e alianças militares com os envolvidos inicialmente.

Qual foi o papel dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial?

Os Estados Unidos exerceram o papel de principal fornecedor e exportador de armas e alimentos para a França e Inglaterra. Essas ações fizeram com que os Estados Unidos ganhassem muito dinheiro. Além disso, o país disponibilizou empréstimos de bancos para cobrir as despesas dos países aliados.

Sua entrada na Primeira Guerra aconteceu em 1917 por conta de interesses econômicos na Europa. Eles também enviaram tropas para os campos de batalha. A presença dos Estados Unidos foi de extrema importância para que a Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia) garantisse a vitória.

Quais foram os principais eventos da Primeira Guerra Mundial?

Entre os principais eventos que ocorreram destaca-se o plano de invasão alemão na França. O plano ficou conhecido como Plano Schlieffen e consistia na conquista de Paris através do território belga. O plano deu errado, pois logo os franceses conseguiram derrubá-lo.

Outro evento marcante é conhecido como Guerra das trincheiras, que aconteceu quando as tropas se protegiam e lutavam dentro das famosas trincheiras, que consistiam em valas com cerca de 2 metros de profundidade. A guerra das trincheiras revolucionou o modelo tático de operações nos confrontos.

Foi durante a guerra das trincheiras que a primeira arma química do mundo foi utilizada. A Alemanha usou o gás clorídrico, que mais tarde foi substituído pelo gás mostarda. Essa guerra, conhecida também como Segunda Fase da Primeira Guerra, durou de 1915 a 1918.

O fim da Primeira Guerra ocorreu somente com a derrota da Tríplice Aliança (Itália, Áustria-Hungria e Alemanha). Com isso, a Alemanha foi obrigada a se render também por conta de uma revolução que acontecia no país que pedia o fim da guerra.

Quantas pessoas morreram na Primeira Guerra Mundial?

Mais de 10 milhões de soldados morreram em confronto na Primeira Guerra Mundial e 21 milhões ficaram gravemente feridos. Além de soldados, é possível afirmar que cerca de 13 milhões de civis morreram durante todos os anos de guerra.

quantas pessoas morreram na primeira guerra mundial
Fonte/Reprodução: original.

Além das mortes, a Primeira Guerra deixou outras consequências para o mundo. Uma delas foi o surgimento de novos países, mudanças no mapa mundial e uma forte destruição da Europa. O Tratado de Versalhes também marcou o fim da guerra, conhecido como um tratado de paz. Porém, o tratado resultou em um revanchismo Alemão, que mais tarde levaria à Segunda Guerra Mundial.

Hoje, a Primeira Guerra é conhecida pelos seus horrores e faz parte dos principais acontecimentos de todo o globo. O evento é conhecido também por desencadear movimentos de extrema-direita dentro da Alemanha, dentre eles, o nazismo.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

1 comentário em “Primeira Guerra: Como começou?”

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também