No final da década de 10, o Império Russo se transformou em União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que uniu a Rússia e vários territórios vizinhos e circunvizinhos em um país só. Mesmo ganhando muitos territórios e ser um dos maiores países ao comparar o tamanho de sua área, a Rússia perdeu vários territórios.
Para não sofrer com os atentados, a região teve que sair da Primeira Guerra Mundial por conta de um tratado, que explicaremos a seguir.
Como a Rússia perdeu vários territórios importantes em 1918?
Durante a Primeira Guerra Mundial, o Império Rússio viu a sua queda graças a Revolução Russa, no qual membros bolcheviques do Partido Comunista conseguiram destituir o Czar Nicolau II. Mas, o fim do império também trouxe graves consequências, como a perda de territórios importantes como a Finlândia.
A saída da guerra e o Tratado de Brest-Litovsk
A Primeira Guerra Mundial teve como estopim o assassinato do astroduque Francisco Ferdinando, do Império Austro-Húngaro, que na época dominava a região dos Bálcãs, inclusive a Bósnia. A Rússia, nesta época, passava por um movimento que apoiava a emancipação dos povos eslavos.
Tentando proteger os territórios da Bósnia e Sérvia, os Russos entraram na guerra contra a Áustria-Hungria, que ficou automaticamente contra a Alemanha. A invasão na Alemanha, primeiramente, foi um sucesso e as tropas começaram a dominar as fronteiras, matando milhares de russos.
A queda da economia, Guerra Mundial e aumento de impostos do Império fizeram com que as pessoas se revoltassem. Surgindo assim a Revolução Russa. Liderada por Vladmir Lenin, a população conseguiu derrubar o czarismo.
Mas, para sair da Guerra Mundial precisou assinar o Tratado de Brest-Litovsk. Liderado por Leon Trotsky, a Rússia criou uma comissão para negociar o fim da batalha na região. As primeiras reuniões aconteceram em dezembro de 1917.
Quais perdas territoriais Russas no Tratado de Brest-Litovsk?
No documento era combinado o fim das hostilidades entre o Império Turco-Otamano, Austro-Húngaro, Rússia e Alemanha. Depois, a Rússia deveria abrir mão da Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia e Polônia. Além disso, Armênia, Geórgia e Azerbaijão ganhariam a sua independência.
Como resultado perdeu grandes reservas de carvão e petróleo, sem contar que perdeu significativos pedaços de seu grande território.
Qual foi a duração do Tratado de Brest-Litovsk?
A duração do documento foi de 1 ano, quando a Alemanha, em 1919, se rendeu e teve que assinar o Tratado de Versalhes como consequência para que não houvesse mais ataques. Assim, a Rússia conseguiu recuperar alguns de seus territórios.
Influência da revolução Russa de 1917 na geração do Tratado de Brest-Litovsk
Se não tivesse tido a Revolução Russa, talvez a Rússia teria perdido a Primeira Guerra Mundial, além de deixar a população endividada e com fome. Em contrapartida, não teria assinado o Tratado de Brest-Litovski para acordar paz e mais territórios poderiam ter sido tomados pelos três inimigos que estavam o atacando.
Agora que você sabe como surgiu a Rússia no final da década de 10 e início dos anos 20, compartilhe este texto para mais pessoas que amam história.
3 comentários em “Por que a Rússia perdeu vários territórios importantes em 1918?”