Quais foram os principais objetivos dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial?

Quais foram os principais objetivos dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial?
quais foram os principais objetivos dos estados unidos na primeira guerra mundial

Os Estados Unidos tiveram um papel bastante importante na Primeira Guerra Mundial, sendo um forte fabricante e vendedor de armas no início e, posteriormente, como um auxiliar no campo de batalha.

Durante o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, os norte-americanos tinham se declarado neutros, contudo, após suas as forças militares terem interceptado um telegrama dos alemães para o México, na qual pediam ajuda deles no confronto, a opinião pública começou a apoiar a ida do exército Yankee para os campos de batalha.

Por que os Estados Unidos se envolveram na Primeira Guerra Mundial?

Quando a Primeira Guerra Mundial começou, tendo seus conflitos restritos apenas ao continente europeu, o então presidente Woodrow Wilson proclamou que os Estados Unidos da América teriam posição neutra no confronto. Essa decisão ganhou bastante apoio popular na época.

Contudo, ao decorrer dos desdobramentos do conflito, começaram a dividir a opinião sobre a posição estadunidense no confronto, principalmente após as transformações políticas e militares do Império Russo e o embargo naval que a Alemanha fez à Inglaterra, fazendo com que dificultasse as relações comerciais dos americanos.

por que os estados unidos se envolveram na primeira guerra mundial
Fonte/Reprodução: original

Após tanta divergência de opinião durante a primeira guerra, os EUA finalmente entraram em um consenso e decidiram entrar no front de batalha. O fator determinante para isso foi a descoberta de um telegrama que os alemães haviam enviado para os mexicanos, solicitando apoio deles.

Durante o dia 19 de janeiro do ano de 1917, o então Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Arthur Zimmermann, mandou um telegrama para o embaixador alemão residente no México, Heinrich von Eckardt.

Ele acreditava que se envolvesse o México na batalha, dificultaria mais ainda a relação comercial entre as demais potências europeias e os Estados Unidos, além de facilitar a entrada militar dos alemães no continente americano. A Alemanha queria usar da relação nada amistosa entre os dois países norte-americanos para engajar os mexicanos no confronto.

Entretanto, os estadunidenses interceptaram o telegrama, divulgaram ele e, após isso, resolveram pôr um ponto final na neutralidade e abraçar de vez o lado dos aliados da “Tríplice Entente” na Primeira Guerra Mundial.

Sendo assim, durante o dia 26 de junho do ano de 1917, formado por uma tropa de 14 mil homens, os Estados Unidos viajaram até a França para se preparar para a guerra. No período em que a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim, no dia 11 de novembro de 1918, 2 milhões de soldados norte-americanos tinham se alistado no exército, tendo no final alcançado a marca de 50 mil soldados falecidos.

Quais foram os principais objetivos dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial?

Inicialmente, os Estados Unidos tinham um objetivo de lucrar com o confronto, fornecendo armas e alimentos para os membros da Tríplice Entente (França, Inglaterra e Rússia). Eles conseguiram lucrar bastante com essas exportações. Além disso, houve bastante investimento e empréstimos monetários a esses países durante o confronto.

Apesar de declarar neutralidade, boa parte dos negócios do país eram com os países membros da Entente, por isso que era importante eles saírem como vencedores da guerra, para que os Estados Unidos continuassem tendo muito lucro.

Após a invasão dos submarinos alemães ao Oceano Atlântico, na qual dificultou o comércio dos EUA com o restante da Europa, fazendo com que eles começassem a ter bastante prejuízo, foi visto a necessidade de entrar de vez no confronto.

Em síntese, os objetivos dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial seriam garantir a sua expansão comercial, pois precisava que seus parceiros econômicos saíssem vencedores para conseguir ter uma boa relação de negócio, além de acabar com a Alemanha, que estava atrapalhando toda a logística de exportação de suprimentos

Como os Estados Unidos contribuíram para o esforço de guerra dos Aliados na Primeira Guerra Mundial?

A Primeira Guerra Mundial dividiu o mundo em dois blocos, o da Tríplice Aliança e o da Tríplice Entente, na qual baseavam sua união por meio de acordos políticos, econômicos e militares. Dessa forma, garantiria que os estados se protegeriam de possíveis ataques dos adversários.

A Tríplice Aliança era formada pela Alemanha – maior potência industrial da época -, a Áustria e a Itália. Do outro lado tínhamos a Tríplice Entente, formada pela Inglaterra, Rússia e França.

como os estados unidos contribuíram para o esforço de guerra dos aliados na primeira guerra mundial
Fonte/Reprodução: original

Além dos principais países formadores, a Tríplice Entente possuía outros países que os auxiliaram durante a batalha, denominados como “Aliados”, sendo formados por: Estados Unidos, Portugal, Brasil, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e África do Sul.

Sendo um dos principais membros dos Aliados, os Estados Unidos, no início da batalha dava suporte aos demais membros vendendo suprimentos militares e alimentícios, haja vista que na Europa faltava mão de obra especializada para fabricá-los e, com isso, aproveitaram para lucrar bastante com esse tipo de negócio.

Depois que a Alemanha começou a sabotar os negócios dos estadunidenses, eles resolveram entrar no front de batalha. A entrada deles foi essencial para a conquista da Tríplice Entente, haja vista que os alemães e seus auxiliares já estavam desgastados, e esse “sangue novo” acelerou a derrota dos rivais.

Como os Estados Unidos se saíram militarmente na Primeira Guerra Mundial?

Os Estados Unidos saíram vitoriosos da Primeira Guerra, pois ficaram do lado do bloco vencedor do confronto. Foram bastante úteis na parte comercial, fabricando e vendendo insumos. No âmbito de batalha ele foi essencial, aproveitando o desgaste do bloco adversário e ajudando a derrotá-los de vez.

Quais foram as consequências do envolvimento dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial?

As principais consequências da participação dos Estados Unidos na Primeira Guerra foi a vitória da Tríplice Entente sobre a Aliança, pois sem eles dificilmente teriam suprimentos bélicos e alimentares, além da ajuda no campo de batalha enquanto os rivais estavam bem desgastados.

Além do mais, após o fim do confronto, os EUA tiveram um boom econômico enorme, fazendo com que eles se consolidassem como uma potência econômica mundial, indo na contramão dos países europeus, que afogaram em uma enorme crise.

Ao decorrer do artigo foi visto o quanto a participação dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial foi essencial para a vitória da Tríplice Entente, pois eles conseguiram fornecer insumos bélicos e alimentares, enquanto na Europa não tinha mão de obra qualificada para isso, além dos empréstimos econômicos fornecidos por eles que fez com que muitos países do “velho continente” não tivessem uma desestabilização total da economia.

No campo de batalha eles ajudaram de forma primordial, pois ambos os lados estavam bastante desgastados com a guerra, e esse “sangue novo” fez com que a Tríplice Entente conseguisse ter mais força para derrotar a Tríplice Aliança.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também