O Império Russo sofria diversas dificuldades no início do século XX, e quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu, o papel da Rússia na primeira guerra acarretou momentos-chaves que viriam a definir a história da nação.
Além dos impactos causados na própria Rússia, o papel desempenhado pelo país no período da guerra também foi determinante para a condução do conflito ao nível intercontinental. A seguir, vamos entender melhor como se deu sua atuação na primeira grande guerra e as consequências disso.
Quais motivos levaram a Rússia a participar da Guerra?
O papel da Rússia na Primeira Guerra se deu após o assassinato de Francisco Ferdinando no ano de 1914, que fez com que o Império Austro-Húngaro declarar guerra à Sérvia. Entretanto, o mesmo acabou acarretando declarações de guerras sucessivas pelo continente europeu, incluindo a Rússia que possuía uma aliança com a Sérvia.
Quem liderava?
A Rússia era liderada pelo Czar Nicolau II, que apesar de ter alavancado a industrialização da Rússia, mantinha um descontentamento extremamente alto da população russa com o governo, devido às péssimas condições de vida, a censura e a fome.
Tal descontentamento acabou por formar grupos de oposição ao governo, sendo o maior deles o Partido Social Democrata Russo que mais tarde se dividiria entre os grupos Bolcheviques e Mencheviques. Esses viriam a ser de extrema importância no papel da Rússia na Primeira Guerra.
O que foi a Tríplice Entente e quais países a Rússia lutou ao lado?
A Tríplice Entente foi a aliança estabelecida entre Inglaterra, Rússia e França, que tinha por fim manter um acordo econômico, político e militar entre os países. Assim, além de servir como uma proteção entre os Estados aliados em caso de ataque de rivais, a união também foi uma resposta à Tríplice Aliança, que era constituída pela Alemanha, Áustria-Hungria e a Itália.
Como estava o exército Russo para a Primeira Guerra Mundial?
Apesar de terem entrado na guerra, o papel da Rússia na Primeira Guerra Mundial era visto de forma negativa pela população e por muitos membros do governo. Afinal, o exército russo sofria imensamente com a instabilidade política e econômica do país, devido à superioridade bélica das forças inimigas.
Além disso, os russos também eram forçados a racionalizar munições e rações durante o conflito, visto que a Rússia não possuía condição financeira para sustentar a sua participação em uma guerra tão longa.
Qual foi o papel da Rússia na Primeira Guerra Mundial?
Tendo em vista tamanha crise interna enfrentada pela Rússia, o papel da nação na Primeira Guerra se deu em diversas derrotas contra a Tríplice Aliança. Nesses conflitos, o país sofreu aproximadamente 5 milhões de baixas durante o conflito, o que demonstrou tanto o despreparo dos militares quanto a extrema dificuldade logística e financeira para conseguir financiar o conflito por tanto tempo.
Junto ao descontentamento da perda de territórios para o Japão na guerra Russo-Japonesa que houve em 1905, tanto a população quanto a oposição pressionaram o Czar a tirar a Rússia do conflito. Porém, tal pedido nunca fora atendido pelo Czar, o que fez com que sua imagem perdesse muito prestígio entre os diversos grupos da sociedade Russa.
Quando ocorreu a Revolução Socialista na Rússia e quais foram os motivos?
Em fevereiro de 1917, com diversas revoltas e greves ocorrendo pelo território russo, onde até mesmo muito dos militares aderiram à revolução, o partido Liberal Menchevique estabeleceu um governo provisório após forçar o Czar Nicolau II a abdicar do poder.
Entretanto, em outubro de 1917 os Bolcheviques, liderados por Lenin, realizaram a Revolução Socialista e tomaram o poder do governo russo dos Mencheviques, estabelecendo então o governo Socialista na Rússia.
Por que a Rússia se retirou da guerra?
Logo após os bolcheviques terem conquistado o poder no governo russo, uma das primeiras medidas do novo governo foi a absolvição dos exilados e retirada dos soldados enviados à guerra do campo de batalha. Assim, foi assinado um tratado de paz com as demais nações, que ficou conhecido como Tratado de Brest-Litovsk.
Quais territórios ela perdeu e por quê?
A retirada da Rússia na guerra, entretanto, fez com que ela perdesse uma parte considerável de seus territórios para a Alemanha. Isso ocorreu porque o tratado de paz assinado com as potências centrais determinava que a Rússia entregasse os territórios da Finlândia, Países Bálticos, Belarus, Ucrânia e Polônia.
As dificuldades enfrentadas pela Rússia durante a Primeira Guerra, semeou em acontecimentos chaves, que mais tarde viriam a definir tanto a história do país, como a Guerra Civil Russa de 1917. Quanto ao mundo, houve também o impacto causado pela criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que viria a se tornar uma grande potência que rivalizaria os Estados Unidos na Guerra Fria.