O que é Modo de Produção Capitalista? Entenda o conceito

O que é Modo de Produção Capitalista? Entenda o conceito
o que é modo de produção capitalista entenda o conceito

O modo de produção capitalista é uma das formas adotadas pela humanidade para produzir bens que atendam as suas necessidades, como: alimentos, roupas e transportes. O motor que move esse modo de produção é o dinheiro, já que tudo é feito visando o lucro.

A maioria das pessoas tem conhecimento de que vivemos em um sistema capitalista, mas não entendem muito bem o que isso quer dizer. A verdade é que o modo de produção capitalista possui algumas características específicas que afetam diretamente a nossa vida.

Por esse motivo, é fundamental que conheça a forma que funciona o modo de produção capitalista. No decorrer deste post, confira as principais características desse modelo de produção e sua origem.

Características do Modo de Produção Capitalista

A principal característica do modo de produção capitalista é o acumulo de capital. A finalidade desse sistema é obter lucro, sendo que as principais formas usadas para conseguir isso são as atividades de comércios e industrias.

No modo de produção capitalista, o comércio acontece livremente, ou seja, existe pouca ou nenhuma interferência do Estado nas atividades. As produções são definidas seguindo a lei da oferta e demanda, conforme a necessidade e a procura do consumidor para um determinado produto.

características do modo de produção capitalista
características do modo de produção capitalista. Fonte/Reprodução: original

O modo de produção capitalista é dividido em duas classes sociais: os capitalistas e os proletariados. Assim, aqueles que são donos dos meios de produção, os burgueses, contratam indivíduos que fazem parte do proletário, oferecendo a eles uma determinada remuneração.

Com isso, podemos dizer que o modo de produção capitalista é completamento oposto ao socialismo e tem como principais características a propriedade privada e o trabalho assalariado.

Propriedade Privada dos Meios de Produção

Isso quer dizer que todos os meios de produção, como imóveis, máquinas, terrenos ou transportes, pertencem a um determinado individuo. Para que isso se confirme e essa pessoa possa provar que detêm os meios de produção, existe toda uma burocracia que envolve leis, contratos e profissionais que garantam a posse da pessoa ou empresa.

Os capitalistas são donos de suas respectivas propriedades e podem fazer o que bem entender com elas, afinal, são os seus donos. Mas para que os meios de produção funcionem e gerem lucro, os capitalistas necessitam da colaboração dos proletários. Nessa parte entra o trabalhado assalariado.

Trabalho Assalariado

Os capitalistas necessitam da mão de obra dos proletários. Tudo que essa classe detém é a sua força de trabalho, assim, para sobreviver, os proletários oferecem o seu trabalho em troca de uma recompensa, chamada de salário.

Com os recursos obtidos pelo trabalho assalariado, os proletários podem consumir os produtos vindos do modo de produção capitalista, gerando assim mais lucro para aqueles que detêm os meios de produção. O que faz com que o sistema capitalista continue funcionando.

Quais as origens do Capitalismo?

A decadência do feudalismo no século XV deu origem ao modo de produção capitalista. O processo de transição que aconteceu entre esses meios de produção foi longo, mas ocorreu com sucesso e conseguiu atingir a toda sociedade.

O capitalismo teve a sua origem na Europa, mas logo se espalhou para outros continentes, como a África e América, já que era daí que os europeus conseguiam extrair os recursos necessários para o seu desenvolvimento.

quais as origens do capitalismo
quais as origens do capitalismo. Fonte/Reprodução: original

Podemos dividir o capitalismo em 3 fases, a primeira delas foi o capitalismo comercial, onde a principal atividade era o comércio. Em seguida surgiu o capitalismo industrial, época onde se estabeleceu, permitindo o aumento do acúmulo de capital para os burgueses.

Por fim, temos a terceira fase: o capitalismo financeiro. Essa é fase que vivemos hoje e recebe esse nome, pois foi nela que grandes empresas começaram a vender suas ações na bolsa de valores. Com o capitalismo financeiro, os capitalistas conseguiram acumular suas riquezas de uma forma jamais vista.

Assim, você descobriu mais sobre o modo de produção capitalista e como ele reflete em nossas vidas de diversas formas. Mas se quer saber mais sobre esses e outros temas ligados a história, continue navegando em nosso site.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

2 comentários em “O que é Modo de Produção Capitalista? Entenda o conceito”

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também