A Revolução Russa de 1917 foi um marco para o país. Ele foi o principal movimento responsável por derrubar a monarquia e instaurar o governo socialista pela primeira vez na história do país e do mundo.
A Rússia era governada pelo imperador Czar Nicolau II. Na época, o país funcionava em uma monarquia absolutista, ou seja, o imperador tinha controle sobre tudo. A seguir, você vai entender um pouco sobre a Revolução Russa de 1917, o que causou, como foi e muito mais. Continue a leitura para conferir!
Por que a Revolução Russa de 1917 aconteceu?
Desde 1905, a Rússia passava por momentos difíceis por conta do alto índice de mortes devido à Primeira Guerra Mundial, a fome e a miséria que assolavam a população mais pobre. Além disso, eles eram obrigados a pagar altas taxas de impostos para a realeza.
Com isso, houve uma revolta em massa dos cidadãos russos e o partido menchevique tomou o poder dando fim a monarquia na Rússia.
O que causou a Revolução Russa de 1917?
A Revolução Russa de 1917 ocorreu devido a uma série de fatores que afetaram a população. Confira abaixo quais foram as principais causas:
Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial ou a grande guerra, como era conhecida na época, foi a principal causa das mortes em massa. Por este motivo, os russos queriam ter o direito de poder se retirar da guerra e não correr mais riscos.
Pobreza
Enquanto a burguesia tinha seus privilégios, a classe trabalhadora passava fome, morria ou era mutilada enquanto estavam em combate na guerra.
Oposição à Monarquia
A monarquia tinha pleno poder sobre a população e com o tempo a Rússia se tornou insustentável por não conseguir desenvolver as indústrias e ainda funcionar em um regime feudal e contar com meios de produção muito atrasados.
Esses foram os principais motivos que gerou revolta em massa causando a Revolução Russa de 1917. No entanto, essa revolta não terminou após a queda da monarquia.
Como foi a Revolução Russa de 1917?
A Revolução Russa de 1917 contou com uma série de acontecimentos. Abaixo você confere uma breve linha do tempo dos principais acontecimentos:
- Quada de Czar Nicolau II na Revolução de fevereiro de 1917;
- Instauração do governo menchevique;
- Crescimento da popularidade dos Sovietes;
- Queda do governo menchevique;
- Revolução de outubro de 1917;
- Instauração do governo Bolchevique;
- Ampliação dos Bolcheviques em países próximos.
A Revolução de outubro de 1917 ocorreu devido ao descontentamento em massa do novo partido que era o Menchevique que não retirou a Rússia da Primeira Guerra. Devido a esse fator, os Bolcheviques tomaram o governo com o intuito de reivindicar os direitos da população.
Quais foram as consequências da Revolução Russa de 1917?
A Revolução Russa de 1917 teve algumas consequências. Uma delas foi a expansão do governo bolchevique para países vizinhos, assim formando a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Desse modo foi instaurado pela primeira vez em todo o mundo um governo socialista.
Enquanto isso, outros países se inspiraram nesses acontecimentos para reivindicar seus direitos devido às péssimas condições trabalhistas. Com a revolta dos trabalhadores, empresários se apoiaram em fascistas para utilizar forças contra os manifestantes em prol de controlá-los.
Quem liderou a Revolução Russa de 1917?
A Revolução Russa de 1917 foi liderada por Lênin que foi o principal líder dos Bolcheviques. Os Bolcheviques se uniram aos camponeses e operários orientados por intelectuais, incluindo Lenin que se inspirou em Karl Marx para organizar a população em questões políticas.
Agora que você entendeu sobre a Revolução Russa de 1917, você já pode se aprofundar no assunto conhecendo um pouco sobre a Revolução de fevereiro e a Revolução de outubro. Além disso, entender sobre os líderes dos principais partidos da Revolução Russa de 1917, também é importante para quem quer conhecer melhor o movimento.
1 comentário em “Entenda o que foi a Revolução Russa de 1917 e quais as consequências?”