Qual a Origem das Primeiras Relações Internacionais?

Qual a Origem das Primeiras Relações Internacionais?
qual a origem das primeiras relações internacionais

Entender o mundo atual e suas relações, é possível a partir das estruturas do passado, e o ponto de partida do nosso artigo é saber a origem das primeiras Relações Internacionais como o campo de estudo conceituado e em crescimento no Brasil.

Para quem se interessa nesse tema ou já está envolvido com as Relações Internacionais (R.I.), a História e os fatos do mundo, recomendamos essa leitura. 

Embora existam infinitos tópicos, uma vez que as Relações Internacionais mergulham nas áreas da Política, Economia, Filosofia, Direito e outros, hoje reunimos os conceitos principais para abrir sua visão acerca do assunto. Vamos lá!

O que são relações internacionais?

Poderíamos simplesmente te dizer que as relações internacionais são as relações entre os países. Porém, se trata de uma área de estudos mais ampla e complexa sobre o comportamento desses atores no chamado Sistema Internacional.

o que sao relacoes internacionais
Fonte/Reprodução: original.

Os atuantes são tantos os países quanto empresas e instituições de grande porte (intergovernamentais ou não-governamentais) que de certa forma contribuem para as relações internacionais jurídicas e políticas. 

Tais como a ONU (Organização das Nações Unidas), empresas multinacionais e até indivíduos que possuem posição de poder e riqueza no sistema.

Qual a origem das primeiras relações internacionais?

A resposta central dessa pergunta passa por dois pontos: a origem das primeiras relações internacionais na Paz de Westfália e a origem do estudo das Relações Internacionais no período entre guerras.

Paz de Westfália

Conforme a disciplina de História das Relações Internacionais, foi o momento em que muitos conflitos ocorriam e a Igreja foi afastada dos comandos, durante a Idade Média. Portanto, uma série de tratados foram feitos entre impérios.

Então, em meados do século XVII, o sistema moderno surgiu e seguiu noções e princípios acerca da soberania do Estado e não mais do Papa. Assim também se deu a origem das primeiras relações internacionais.

A origem das primeiras relações internacionais — Brasil e Mundo

O segundo ponto para responder qual a origem das primeiras relações internacionais está relacionado com sua área de estudo, cuja linha de frente está no período após a Primeira Guerra Mundial.

a origem das primeiras relacoes internacionais — brasil e mundo
Fonte/Reprodução: original.

As relações internacionais partiram da Ciência Política, então isso explica os diversos tópicos estudados dentro do tema. Então, no mundo, a primeira a proporcionar as relações internacionais como estudo foi a Royal Institute of International Affairs em Londres no ano de 1920.

Aqui no Brasil, a origem das primeiras relações internacionais em relação ao ensino acadêmico se deu somente em 1974, através da Universidade de Brasília (UNB).

Quem é o pai das Relações Internacionais?

A partir dos anos 1940, o estudo se expandiu. E um dos principais nomes do período a nos trazer a visão da origem das primeiras relações internacionais foi Hans Morgenthau.

Hans Joachim Morgenthau foi um escritor alemão pioneiro da Teoria das Relações Internacionais. Suas obras são imprescindíveis no curso de R.I. e para entendermos as relações e equilíbrio de poder.

Vale conferir, por exemplo, A Política Entre as Nações, livro de 1948 que nos leva até a corrente realista, que é uma das perspectivas usadas para explicarmos as ações dos países em busca de mais poder e da manutenção da paz. 

Quais são as principais Relações Internacionais?

No conjunto de relações entre países, empresas multinacionais, organizações e indivíduos, existem inúmeros acordos e negociações vistos como R.I. Então, além de entendermos a origem das primeiras relações internacionais, podemos apontar as principais ligações de fato entre os atuantes. Listamos a seguir:

Organizações Internacionais (O.I.s)

A criação das organizações internacionais é ponto-chave para ficar mais claro a origem das primeiras relações internacionais. Uma vez que após os Estados se tornarem soberanos, foram as O.I.s que primeiro iniciaram a divisão de espaço no cenário internacional.  

A primeira organização internacional foi Comissão Central de Navegação do Reno no seculo XIX. Confira as mais importantes:

  • Comissão Central de Navegação do Reno: em 1815, foi criada para regular o tráfego no rio Reno, e hoje é a organização em operação mais antiga do mundo;
  • ONU: criada para ser a Liga das Nações logo após a 1ª Guerra justamente para promover meios de garantir a paz. Com o rompimento da 2ª Guerra, ela fracassou, mas voltou reformulada como ONU (1945);
  • Organização Mundial do Comércio: regula e serve como discussão para as estruturas do comércio mundial;
  • Organização do Tratado do Atlântico Norte: a OTAN tem sido um grande ator em conflitos como o mais recente da Guerra na Ucrânia;
  • Fundo Monetário Internacional: o FMI, basicamente, faz empréstimos para países com menor poder financeiro ou em crise econômica.

Tais O.I.s nos ajudam a compreender o funcionamento do sistema e a origem das primeiras relações internacionais. Quanto aos demais atuantes, vale mencionarmos as Organizações Não Governamentais, bem como empresas transnacionais.

Cruz Vermelha, UNESCO, Microsoft, Apple, e muitas outras que participam da economia mundial se encaixam nesse papel. Grupos terroristas também, embora vistos como ameaças, são como atores nesse cenário, que precisam ser driblados para evitar conflitos.

Se aprofundarmos o assunto da origem das primeiras relações internacionais e como os estados se relacionam hoje, encontramos ainda forças, grupos e indivíduos. A mídia, por exemplo, é uma força de grande atuação atualmente nas relações internacionais.

Agora que conseguimos responder qual a origem das primeiras relações internacionais e exemplificamos seus atores, aproveite para conhecer muitos outros assuntos aqui no nosso portal.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também