A ascensão do imperialismo, o crescimento das indústrias na segunda revolução industrial, a morte de um arquiduque foram os principais motivos para o surgimento da Primeira Guerra Mundial, onde pela primeira vez vários países começaram a disputar entre si e em uma escala global.
Por isso, este artigo vai explicar o que aconteceu até chegar neste combate.
Os antecedentes da Primeira Guerra Mundial
Para entender o porquê de ter acontecido a Primeira Guerra Mundial, precisa compreender os seus antecedentes, em que cada um será explicado a seguir.
Fonte/Reprodução: original
A revolução industrial e a corrida imperialista
Antes da Primeira Guerra Mundial aconteceu a Segunda Revolução Industrial, período que houve, por conseguinte, o Imperialismo. O crescimento exagerado do consumo de produtos fez aumentasse a demanda e assim os donos de fábricas procurassem outros lugares para instalar as suas fábricas, gerar mais produtos e, por fim, procurar mão de obra barata.
Sem contar que houve o aparecimento de monopólios e trustes (empresas pequenas compradas por maiores). Logo, grandes indústrias dominavam a compra e venda de produtos específicos.
Assim surgiu o interesse de instalar fábricas em territórios que eram poucos explorados, como a África, dado que os países da América já estavam independentes e expulsaram a presença dos europeus na região.
Corrida armamentista e Paz Armada
Como resultado, a Europa dominou a África e começou a colocar diversas indústrias na região, além de fornecer empregos pífios aos habitantes. Além disso, os países já estavam disputando entre si pedaços de terra sem alguma conversa aos nativos. Por isso, era de suma importância a formação de colônias na região.
A ascensão política e econômica da Alemanha
Com a vontade de invadir a África também veio a desconfiança entre os europeus e o medo de perder os territórios. Por isso, veio a corrida armamentista, em que os países começaram a fabricar armas para manter o estoque suficiente.
Neste período os países, como a Alemanha, estavam crescendo tanto em quantidade de território como também na sua economia, dado que neste período surgiram as mais diversas fábricas na região.
Este período de corrida, era chamado de “paz armada”. Com as disputas por território, impérios passavam por manifestações separatistas.
Para amenizar os ânimos, houve a Conferência de Berlim, onde regularizaram as terras para cada país europeu dos territórios da África, sem alguma consulta aos nativos e fazendo com que tribos opostas ocupassem um mesmo espaço.
O Império Austro-Húngaro e os movimentos separatistas
Neste mesmo período, o Império Austro-Húngaro estava dominando a região dos Balcãs, que pertencia antes ao Império Turco-Otomano. A região da Bósnia queria ficar independente da Austria-Hungria que estava cada vez mais dominando a região. E foi por causa deste movimento separatista que culminou na Primeira Guerra.
O arquiduque austro-húngaro, Francisco Ferdinando, foi visitar a região de Sarajevo e havia sido assassinado por um estudante separatista Gavrilo Princip.
Alianças militares: Tríplice Aliança e Tríplice Entente
Durante a guerra formaram-se duas alianças militares que eram opostas. Primeiramente, precisa-se mencionar a Tríplice Entente, formada pelos países França, Inglaterra, Rússia e, posteriormente, os Estados Unidos.
Ainda tinha a oposição, a Tríplice Aliança, formada pela Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália. A Rússia saiu por conta da Revolução Russa, que derrubou um dos últimos impérios na Europa. Já a Itália mudou para a Tríplice Entente em 1915.
A derrota da Tríplice Aliança fez com que o país alemão ficasse desgasto economicamente quanto politicamente, o que futuramente seria o combustível para o surgimento do que seria o nazismo.
Antecedentes da Primeira Guerra Mundial
A seguir, vamos explicar o que cada país estava acontecendo antes que eclodisse a Primeira Guerra Mundial.
Alemanha
Com o crescimento, a Alemanha criou vários inimigos, onde os países queriam boicotar a sua expansão na África. Um desses boicotes estão a França, que perdeu território da Alsácia-Lorena aos alemães, e os russos ficaram insatisfeito com os negócios da Alemanha com o Iraque.
França
A França além de ter perdido territórios para a Alemanha, estavam disputando territórios da África para os germânicos.
Inglaterra
A Inglaterra não via com bons olhos a expansão da Alemanha em seus territórios e neste período fortaleceram as suas Forças Armadas, assim incentivando a corrida armamentista.
Rússia
Neste período, o Império Russo também estava crescendo seu território, principalmente na área do petróleo. Naquele período, entrou em conflito com a Alemanha por conta do domínio petrolífero e ficou insatisfeito com a construção de uma estrada de ferro de Berlim à Bagdá.
Agora que você sabe o que ocasionou a Primeira Guerra Mundial, compartilhe este material para outras pessoas para estudo.
2 comentários em “Como se deu o expansionismo e antecedentes da Primeira Guerra Mundial?”