O ponto de partida para Origem da Primeira Revolução Científica está no século XV, embora grande parte das pessoas não saiba disso. Com o mundo evoluído, hoje quase não nos atentamos em saber quais foram as primeiras teorias, as primeiras visões diferentes do mundo, e quem foram as pessoas por trás delas.
No entanto, qualquer avanço científico está relacionado com uma série de fatores, como estudos, observação e experimentação.
Então, confira este artigo sobre a origem da primeira Revolução Científica e entenda sua evolução e a sua importância até os dias de hoje.
O que foi a Primeira Revolução Científica?
Foi um movimento intelectual que transformou a humanidade antiga em relação a tudo que a ligava ao mundo natural. Ao mudar a perspectiva dos estudiosos em relação ao funcionamento das coisas, o pensamento científico começou a ser formado e este passou a direcionar diversas descobertas e evoluções nos campos científicos.
Desde o momento em que o homem civilizado passou a observar o mundo de forma diferente, percebeu necessidades e criou métodos e técnicas para melhorar a vida na Terra. A curiosidade aliada a necessidade levou as criações, teorias e pesquisas que consideramos importante para entender a origem da primeira Revolução Científica.
Tal disposição foi manifestou de forma racional, o que foi por via contrária ao sistema e modo de vida baseado nas crenças religiosas até a Idade Média. Então, esse é o primeiro ponto para entender a origem.
Qual é a origem e a história da Primeira Revolução Científica?
Você provavelmente já leu sobre como o Renascimento foi importante para as grandes descobertas e invenções. Em relação à origem da primeira Revolução Científica, esse período foi a base do movimento.
O Renascimento iniciou-se no século XIV e compreendeu uma intensa atividade cultural e intelectual, partindo da Itália para o restante da Europa.
Os renascentistas foram os responsáveis pela origem da primeira Revolução Científica. Eles assim fizeram ao valorizarem a própria capacidade humana de se expressar, o que se deu majoritariamente por meio das artes, da pintura e escultura, mas também da matemática e lógica, dos experimentos e até da medicina.
Qual foi a primeira revolução?
Podemos dizer que a teoria do Heliocentrismo de Nicolau Copérnico marcou a origem da Primeira Revolução Científica. Ele propôs que a Terra não era o centro do Universo, o que é amplamente sabido hoje, mas foi um pensamento revolucionário na época, visto que, até então, as pessoas conheciam apenas as teorias propagadas pelo geocentrismo, defendido pelos religiosos da época.
Qual era o seu objetivo e os motivos?
Esse momento da História da humanidade despertou diversos pensadores a questionarem as “verdades” impostas na época e a buscarem novos conhecimentos. Vamos chamar isso de ruptura, que ficou conhecida como antropocentrismo.
Ao mesmo tempo, a reforma protestante se movimentava e foi também um evento que compreende a origem da primeira Revolução Científica. Isso aconteceu porque os protestantes também questionaram imposições da Igreja Católica.
Portanto, se até então o conhecimento científico era baseado na tradição, com a origem da primeira Revolução Científica, no Renascimento, surgiu a observação sistemática e a experimentação para entender o mundo.
Qual foi a importância da Primeira Revolução Científica?
As grandes áreas de descobertas pela história e origem da primeira revolução científica são:
- Obras culturais e intelectuais renascentistas da Itália para todo o mundo;
- A Reforma Protestante, com as teses de Martinho Lutero que questionavam as imposições da Igreja Católica e encorajou a posição crítica dos cristãos;
- Avanços tecnológicos como o telescópio e a invenção da imprensa;
- A astronomia;
- As grandes navegações dos séculos XV e XVI;
- O uso do método científico visando observar e experimentar teorias.
Uma das maiores expressões após a origem da Primeira Revolução Científica, é provavelmente a afirmação de que a Terra gira em torno do Sol, defendida por Nicolau Copérnico. Ainda, podemos citar as Leis de Newton, e a explicação de fenômenos da física e da natureza através do método científico.
E muitos outros avanços foram possíveis através do trabalho e manifestação destes cientistas. Sem falar em suas obras e publicações que nos ajudam a ver o mundo de forma crítica, com base em dados e fatos comprováveis por experimentação.
A origem da primeira revolução científica é certamente um assunto amplo, que destaca grandes nomes da Ciência do período e suas invenções ainda usadas e aprimoradas atualmente.
1 comentário em “Qual a Origem da Primeira Revolução Científica?”