Qual é a história por trás da origem da primeira Guerra de Independência do mundo? Devido a recente prática de registrar dados históricos, essa informação pode ser difícil de determinar com certeza.
Embora saibamos que a Guerra de Independência do Brasil se deu de 1822 a 1824, surge também a curiosidade a respeito de outras nações. A discussão sobre qual é o país mais antigo do mundo, por exemplo, pode ser direcionada se olharmos a data de sua independência.
Com isso em mente, reunimos as informações mais importantes a respeito para você se aprofundar no assunto de forma mais clara. Continue a leitura!
O que é a guerra da independência?
Comumente, quando estudamos História, nos deparamos com países que já foram uma colônia ou que colonizaram outros países e regiões durante certo período. Também chamada de “libertação nacional”, a Guerra de Independência é um movimento de luta de alguma população em se desassociar de um comando externo.
Em política, a origem da primeira guerra de independência está relacionada com o território, ou país, que se tornou soberano. Ou seja, que conquistou sua liberdade ou autonomia.
Países que antes tinham sua política e economia controladas por fora, passaram por um processo de independência em seu território, marcado muitas vezes por conflitos, uso de armas, motins, etc. E geralmente, podem conquistar uma independência absoluta, quando existem casos de independência relativa.
Qual a origem da primeira guerra de independência?
Se estudarmos os países mais antigos do mundo, o Japão e a Etiópia ocupam os primeiros lugares. Ambos possuem independência há centenas de anos, mas, na prática, a origem da primeira guerra de independência registrada nos livros de história ocidental, é a dos EUA.
Costuma-se dar esse crédito aos Estados Unidos, pois este foi o país a tornar o termo “guerra da independência” popular no mundo todo.
Conforme os registros históricos já encontrados, a Etiópia — país africano com a segunda maior população de África — se tornou independente em 980 a.C. Então podemos afirmar que a Etiópia é o país mais antigo do mundo já registrado.
Enquanto o Japão é geralmente colocado como país mais antigo do mundo, há, porém, a questão de que sua criação ocorreu em 660 a.C. Então não há histórico a respeito da origem da primeira guerra de independência japonesa nesse período. Porém, com tal extensão de sua história, é ainda considerado um dos países mais tradicionais até hoje.
Outra curiosidade é que muitos podem apontar a China como o país mais antigo do mundo, mas ela já era independente antes mesmo de ser controlada por diversas dinastias. Ao passo que países como Egito, que existe há mais de 5.000 anos, já foram fundados independentes ou por unificação.
Quais foram as guerras de independência?
Com a Etiópia sendo o primeiro o país a enfrentar um conflito para se libertar, podemos citar outros que seguiram o ideal de tornar-se independente. Listamos algumas das guerras de independência mais antigas pelo mundo e quando ocorreram, confira:
- Guerra de independência da Etiópia: 980 a.C., na Batalha de Adwa onde os etíopes venceram invasores europeus do reino D’mt;
- Guerra de independência do Japão: não houve já que o Japão foi fundado em 660 a.C. já sendo independente;
- Guerra de Independência da Escócia: 1296 a 1314 uma série de conflitos entre Escócia e Inglaterra conseguiram manter o país escocês independente;
- Guerra de independência da Bulgária (1188);
- Guerra de independência holandesa (1648);
- Guerra de independência da Ucrânia: 1921 se tornou independente da Rússia (dividida pela União Soviética);
- Guerra de independência da Eslovênia: 1991, se liberta da Iugoslávia;
- Guerra de independência dos Estados Unidos: 1775.
Inúmeras libertações ocorreram, apesar de algumas não terem adquirido total independência, e o pós-conflito gerou alterações no contexto social, político, econômico e outros, que variam de um país para outro.
Guerra da independência mais importantes
Ao longo da história alguns movimentos em prol da independência de um país ficaram mais conhecidos, como a Guerra de Independência dos EUA de 1775 a 1783.
No período, haviam 13 colônias britânicas que compunham o país. Mas a afirmação de que a origem da primeira Guerra de Independência seja a dos EUA, e, assim, uma das mais importantes, se deve a partir da Idade Moderna.
A recente guerra da Ucrânia com a Rússia, é um evento que remete a origem da primeira guerra de independência ucraniana, que ocorreu ainda com a União Soviética implantada. Portanto, uma das guerras mais importantes de serem discutidas na atualidade.
Por outro lado, vale lembrarmos da origem da primeira guerra de independência no Brasil, que foi marcada por um processo com muitos levantes e revoltas populares, bem como pela discordância das províncias portuguesas.