Para que a Primeira Guerra Mundial acabasse, muitos acordos tiveram de ser feitos, entre eles, o tratado de Brest-Litovski.
Durante a Primeira Guerra Mundial, muitas coisas estavam acontecendo naquela época, como a corrida armamentista, a corrida imperialista e a revolução industrial e cada país queria obter poder, domínio de terras e outras coisas.
Poderíamos dizer que a Primeira Guerra Mundial começou por causa do desejo de obter poder, prestígio e por causa também do nacionalismo das nações. Saiba abaixo o que foi o tratado de Brest-Litovski e quais foram os impactos da Primeira Guerra Mundial.
O que foi o Tratado de Brest-Litovski?
O tratado de Brest-Litovski foi um tratado de paz assinado pela Rússia como fim da guerra onde ela se comprometia em se retirar da guerra além de diversas perdas de territórios a fim de “manter a paz”
O tratado de Brest-Litovski foi assinado no dia 3 de março de 1918 e nele havia vários termos das Potências Centrais as quais exigiam muitas perdas da Rússia.
Quais motivações da Rússia para entrar na Primeira Guerra Mundial?
A Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial depois da morte do arquiduque Francisco Ferdinando que foi assassinado por um ativista radical da Sérvia. Na questão, o arquiduque fazia parte da Áustria-Hungria e foi assassinato por razões políticas. Por causa disso, a Áustria-Hungria declarou guerra a Sérvia, o que fez com que a Rússia se envolvesse, pois a Sérvia era uma nação protegida pela Rússia.
Além destes fatores, a Rússia já tinha algumas desavenças com a Bósnia e essas questões ficaram ressaltadas quando a Bósnia se tornou anexada de forma oficial em 1908 pela Áustria-Hungria, por isso, havia uma disputa entre as nações pelo controle da região da Bósnia.
Pan-Eslavismo
Outra coisa que também favoreceu para que a Rússia se envolvesse na Primeira Guerra Mundial foi o seu grande nacionalismo através do Pan-eslavismo.
O pan-eslavismo era uma ideologia política e social na qual russos defendiam a ideia de que todos os povos eslavos deveriam se agrupar e formar um só estado como uma forma de obter poder acima das outras nações.
Quando a Rússia entrou na Primeira Guerra?
A Rússia entrou na primeira guerra mundial a fim de defender a Sérvia que estava sendo ameaçada pela Áustria-Hungria.
Consequências da guerra para Rússia
A Rússia sofreu muitas consequências entre elas a perda de vários territórios, problemas na economia, desavenças com a França além da morte de milhões de pessoas.
A revolução Russa de 1917
Após a Primeira Guerra Mundial e devido ao tratado de Brest-Litovski, a Rússia passou por muitos problemas econômicos e sociais. O ano de 1917 foi marcado por conflitos que envolviam a monarquia russa o que a fez ser derrubada pelo partido Bolchevique.
Haviam diversas manifestações populares na qual os russos queriam tirar o poder do Czar Nicolau II que era muito opressor. A revolução russa compreende dois períodos, sendo o primeiro em março de 1917 denominado como “revolução de fevereiro no qual a monarquia do Czar Nicolau II foi derrubada a fim de estabelecer uma república e a revolução de outubro na, qual o Partido Bolchevique passou a governar.
O Tratado de Brest-Litovski e suas consequências
O tratado de Brest-Litovski deixou muitas consequências negativas pois obrigava a Rússia a abrir mão de muitas terras e assim, ela foi perdendo poder. Além disso, este tratado também fomentou as manifestações populares pois os russos não estavam gostando da forma como o governo atuava.
Se você gostou do nosso artigo sobre a história da Primeira Guerra Mundial e o tratado de Brest-Litovski, não deixe de acompanhar os nossos próximos artigos!