Para entender como ficou o mundo após a Primeira Guerra Mundial, é preciso considerar que esse foi o primeiro grande conflito de proporções globais, conhecido por envolver as maiores nações da época e causar um rastro absurdo de destruição.
Restaram sequelas econômicas e sociais significativas, especialmente nas potências derrotadas. Mudanças sociais abruptas e novos países sendo estabelecidos foram alguns desses resultados. Conheça mais sobre esse momento da história!
Conferência de Paris e Tratado de Versalhes
Esses dois momentos foram decisivos na forma como ficou o mundo após a Primeira Guerra Mundial, afinal, ditaram os novos rumos. A Conferência de Paz de Paris, realizada entre 1919 e 1920, foi um encontro dominado pelos “Quatro Grandes”, que eram Estados Unidos, Reino Unido, França e Itália. A conferência teve como objetivo negociar tratados de paz com as nações derrotadas.
Por sua vez, o Tratado de Versalhes, assinado em 1919, foi um acordo entre as potências vencedoras e a Alemanha, impondo duras condições ao país derrotado, como indenizações e redefinição de fronteiras.
Esse tratado foi marcado pelo revanchismo francês e teve repercussões na geopolítica mundial, como era de se esperar, influenciando na maneira como ficou o mundo após a Primeira Guerra Mundial.
Estados Unidos como potência Mundial
Mais uma influência para entender como ficou o mundo após a Primeira Guerra Mundial é os Estados Unidos passarem a ser definidos de fato como uma potência mundial. Na verdade, eles já eram uma grande potência industrial, mas passaram a se destacar em outras áreas após a guerra.
O país tornou-se também a principal potência financeira do mundo. Sua entrada no conflito em 1917 e o subsequente papel desempenhado na guerra contribuíram para fortalecer sua posição global.
Os Estados Unidos se destacaram como líder econômico e financeiro e se tornaram protagonistas na configuração da História Econômica do século XX, o que consolidou sua influência internacional.
Nascimento da Liga das Nações
Terminada a guerra, foi estabelecida a Liga das Nações, que se trata de uma organização internacional que tem como objetivo promover a cooperação e a paz coletiva. Inspirada na declaração dos Quatorze Pontos feita pelo presidente norte-americano Woodrow Wilson, a criação da Liga das Nações foi parte integrante do Tratado de Versalhes, que marcou o fim do conflito.
A atmosfera liberal pós-guerra impulsionou a formação dessa organização, que estabeleceu um modelo de separação entre Assembleia, Conselho e Secretariado, para criar uma colaboração entre as nações e a manutenção da paz mundial, impactando novamente no jeito como ficou o mundo após a Primeira Guerra Mundial.
Cenário Socioeconômico
O cenário socioeconômico mundial mudou e as potências derrotadas enfrentaram graves problemas econômicos, enquanto mudanças sociais repentinas ocorreram em diversas partes do mundo. Além disso, o surgimento de novos países alterou a dinâmica geopolítica global.
Essas consequências influenciaram o período durante o conflito e também na forma como ficou o mundo após a Primeira Guerra Mundial, reconfigurando a história e as relações internacionais de forma profunda.
Novos países
E, para além dessas mudanças que ditaram como ficou o mundo após a Primeira Guerra Mundial, o surgimento de novos países alterou a dinâmica geopolítica do planeta. O surgimento desses países foi uma das consequências mais significativas do conflito.
A reconfiguração do mapa resultou na criação de várias nações, o que alterou a dinâmica e as fronteiras de diversas regiões do mundo. Esses novos países surgiram em meio às transformações pós-guerra e já passaram a fazer parte das relações internacionais, marcando uma nova era. Alguns exemplos de novos países que surgiram são:
- Polônia;
- Tchecoslováquia (atualmente República Tcheca e Eslováquia);
- Iugoslávia (atualmente vários países dos Bálcãs);
- Estônia;
- Letônia;
- Lituânia;
- Finlândia;
- Hungria;
- Áustria;
- Turquia (República da Turquia).
Esses são apenas alguns dos novos países que emergiram e mudaram o percurso da história, o que refletiu as mudanças territoriais e políticas, e alterou para sempre o mapa de toda a Europa.
E aí? Ficou curioso para saber mais sobre como ficou o mundo após a Primeira Guerra Mundial e demais impactos? Não deixe de visitar o Primeira Guerra Mundial para ficar por dentro de tudo!