A transição de um período de prosperidade para um cenário devastador define a Europa antes e depois da Primeira Guerra Mundial. Esse embate marcou o mundo e se tornou um dos eventos mais mortais da história, com mais de 10 milhões de mortos.
Esse confronto era chamado de ‘a grande guerra’, até porque o povo não sabia o quão grande seria esse evento e que anos depois haveria um segundo conflito. Ela recebe esse nome, não porque todos os países participaram, mas sim porque afetou o mundo inteiro e trouxe diversos impactos na Europa antes e depois da Primeira Guerra Mundial.
Como era a Europa antes da Primeira Guerra Mundial?
Os anos de 1871 e 1918 marcaram a Europa antes e depois da Primeira Guerra Mundial. Antes de 1914, a população vivia um momento de paz, de grande desenvolvimento tecnológico, cultural e econômico. Porém, por trás de toda essa prosperidade, as primeiras motivações para a guerra já começavam a surgir.
No período entre 1871 e 1914, a Europa vivia um período chamado de Belle Époque, havia prosperidade e despreocupações. Nesse período, o mundo presenciou a invenção do avião, do automóvel, cinema, fotografia, a eletricidade era uma grande novidade para o povo.
A Inglaterra era considerada uma grande potência, e aos poucos a Alemanha tomou esse posto, devido à sua unificação, que a tornou um país grande. Os países europeus não passavam por problemas financeiros.
O grande desenvolvimento industrial fez com que as grandes potências da Europa, buscassem colônias fora dos seus territórios, para ganhar mais poder e obter mais recursos minerais e industriais. Além disso, a Europa vivia um nacionalismo exagerado.
Estilo de vida e economia
As pessoas viviam sem preocupações econômicas, os países europeus, aparentemente, estavam em harmonia. A indústria crescia, a tecnologia avançava. Aconteciam muitas importações e exportações entre nações.
Primeiro, um período de paz, com economia estabilizada e, depois, uma grande crise econômica e com alto índice de desemprego. Assim, podemos dividir os momentos da Europa antes e depois da Primeira Guerra Mundial.
Transformações na Europa durante o confronto
Durante o confronto, as mulheres assumiram postos de trabalho, antes ocupados por homens. Trincheiras eram construídas pelos territórios para realizar os ataques. Era um cenário de apreensão. Tudo isso representava um marco na Europa antes e depois da Primeira Guerra Mundial.
O número de homens na Europa estava reduzido, muitos postos de trabalhos vazios e as mulheres recebiam menos. Países europeus se tornaram cada vez mais dependentes dos Estados Unidos, durante e após os confrontos.
Como a Europa ficou após a Primeira Guerra?
Após a guerra, o mapa da Europa foi reconfigurado pelo desfalecimento dos impérios austro-húngaro e Otamano. Além do surgimento de outras nações, como a Polônia, Iugoslávia, Lituânia, Letónia, Tchecoslováquia, Estônia e Finlândia.
Em questões econômicas, a Europa ficou em crise. Não era realizada importação de produtos, muitas pessoas passavam fome, a população jovem masculina sofreu redução. O continente entrou em declínio, e os Estados Unidos se consolidaram como a principal potência. Esses fatos dizem muito sobre a Europa antes e depois da Primeira Guerra Mundial.
Tratado de Versalhes
O tratado de Versalhes representou um acordo de paz firmado entre britânicos, franceses e alemães, apesar de que a Alemanha não teve o direito de participar da elaboração dos termos.
O acordo de paz definia a Alemanha como única responsável pelo conflito e pelas perdas causadas pelo mesmo. Antes de iniciar a Primeira Guerra Mundial, já existiam rivalidades entre os países. Isso fez surgir a criação da tríplice aliança, que incluía a Alemanha, Itália e Áustria-Hungria. A França, Inglaterra e Rússia formaram uma tríplice entente.
Em 1916, quando já aconteciam os confrontos, a Itália mudou de lado, e ofereceu apoio à tríplice entente, já que a mesma ainda não participava diretamente dos confrontos. Por volta de 1917, a Rússia saiu da guerra, e os Estados Unidos entraram para ajudar a França e a Inglaterra.
A tríplice entente foi a grande vencedora da Primeira Guerra Mundial. Para oficializar o término dos embates, o presidente dos Estados Unidos sugeriu um tratado conhecido como ‘os 14 pontos de Wilson’, onde o mesmo acreditava que era melhor fazer um tratado sem culpar ninguém pela guerra.
Porém, os vencedores não aceitaram essa sugestão, pois acreditavam que a Alemanha era a principal culpada pela guerra. E com isso, elaboraram o tratado de Versalhes, com termos duríssimos para os alemães. Um desses termos era que a Alemanha deveria arcar com toda a despesa proveniente da guerra e o país não tinha recursos para tal, pois já estavam devastados, e isso gerou uma crise financeira profunda. Além disso, conforme o tratado, os alemães perderam 13% do seu território e 10% da sua população.
Como resumo, a Belle Époque e os grandes conflitos foram eventos que marcaram a Europa antes e depois da Primeira Guerra Mundial. O site Guerra Mundial traz diversos artigos para abordar mais sobre esse acontecimento no mundo – confira!