Marcado por avanços na cultura, tecnologia e na sociedade, a Belle Époque antecedeu a Primeira Guerra Mundial. Continue conosco para saber mais sobre as grandes invenções e construções desse período, bem como suas características e como influenciou eventos aqui no Brasil!
A Belle Époque
A Belle Époque, ou Bela Época, foi um período que aconteceu entre o final do século XIX (1871) e a Primeira Guerra Mundial (1914) e que marcou a história da humanidade como um momento grandes transformações, que aconteceram tanto no âmbito econômico quanto no social.
Nesse período tem-se destaque as grandes invenções da época que perduram até hoje e evidenciam de forma brilhante a importância esse período.
Grandes invenções do período
Houveram várias criações no período da Belle Époque, que vão desde invenções que marcaram os meios de transporte, como o avião por Santos Dumont e até mesmo a invenção do automóvel moderno, como as que marcaram outros aspectos da vida cotidiana, com a criação da lâmpada elétrica, desenvolvida por Thomas Edson, e o telégrafo e o telefone, que mudaram a forma como nos comunicamos até a atualidade.
Todas as invenções que surgiram na época estavam ligadas ao desenvolvimento sócio cultural e econômico da Europa, e elevavam a indústria e a cultura de forma excepcional. Suas características eram tão fortes, que quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu e trouxe consigo todos os males do momento, uma frase dita por Edward Grey, Secretário das Relações Exteriores da Grã- Bretanha expressou que “as luzes se apagam em toda a Europa”, para evidenciar e denunciar as consequências da Guerra de forma geral.
Grandes trabalhos da arquitetura
Em conjunto às transformações sociais, no período da Belle Époque também houve diversos trabalhos da arquitetura que até hoje marcam nosso mundo. É o caso da construção da Torre Eiffel, em celebração aos 100 anos da Revolução Francesa, que marca Paris e sua história, e torna esta obra uma das mais famosas do mundo e o cartão postal da cidade do amor.
Além disso, também houve outras construções como o Folies Bergère, uma casa de música parisiense em 1869 e o Opéra Garnier em 1875.
Principais características da Belle Époque
A Belle Époque estava ligada ao desenvolvimento e estilo de vida boêmio e otimista, que se pode observar tanto nas invenções mais marcantes para a economia e história, como o avião, a lâmpada, o transporte e a arquitetura, quanto no pensamento da época.
A psiquiatria, a filosofia, a física, a química, o teatro, dentre outras áreas do conhecimento humano, foram diretamente influenciadas pelo momento e se direcionaram sempre no avanço de pensamento e de ideias que se pregava no período.
Em conjunto a isso, outras áreas também se desenvolveram, como o cinema, a fotografia, bem como vários movimentos artísticos como expressionismo, impressionismo e até mesmo o próprio futurismo, inspirados pelo maquinário e constante avanço tecnológico.
Houve algum ponto negativo na Belle Époque?
A Belle Époque marca um período de grande expansão, mas ela não se limita apenas às grandes invenções e transformações no pensamento, mas também marca uma expansão industrial, principalmente na Inglaterra, com o desenvolvimento da máquina a vapor.
Com a expansão das indústrias, inúmeras pessoas passaram a procurar os centros urbanos em busca de uma melhoria de vida, com uma nova perspectiva de trabalho e renda. Essa grande chegada de pessoas fez com que as cidades passassem por um período de grande superpopulação, o que acarretou um número maior de desempregados, além de aumento de condições de trabalho precárias, que na época, além de insalubres, chegavam a ter jornadas de até 18 horas por dia.
Além disso, houve também o aumento da produção de armas entre as potências, a famosa produção armamentista que, inclusive, contribuiu futuramente para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
Como o Brasil foi influenciado na Belle Époque?
O Brasil também foi influenciado por esse período, já que a Belle Époque responsável por instigar o desenvolvimento arquitetônico de alguns prédios importantes, como o Teatro do Amazonas e também o Teatro do Rio de Janeiro.
No que diz respeito à energia elétrica e água encanada, com as redes de esgoto e os bondes elétricos, o período trouxe consigo uma grande inovação para o país, tanto idealisticamente, quanto de cunho social, o que se deve também aos avanços franceses e sua expansão através dos continentes.
Te mostramos um pouco sobre como esse período europeu contribuiu de forma extraordinária para vários equipamentos, pensamentos e estruturas que usufruímos até hoje, e como conseguimos lembrar desse momento histórica e culturalmente em nosso cotidiano, devido a sua importância, que se perpetua através da história.