Quais foram as inovações em tecnologia na Primeira Guerra Mundial?

Quais foram as inovações em tecnologia na Primeira Guerra Mundial?
quais foram as inovações em tecnologia na primeira guerra mundial

Além das inúmeras mortes e consequências, a tecnologia na Primeira Guerra Mundial marcou o confronto, que teve início em 1914. Inúmeros avanços tecnológicos surgiram nesse período para ajudar na mobilidade, na guerra e tornar as atividades do cotidiano mais simples. 

Além de avanços na tecnologia, novos itens foram criados nesse período como, por exemplo, o absorvente, que era utilizado como curativo para absorver sangue dos ferimentos e, com isso, enfermeiras começaram a usar esses materiais como itens de higiene pessoal. E, só isso, já mostra a importância que as inovações tiveram nesse período da história – saiba mais! 

Novos armamentos

Durante a Primeira Guerra Mundial, foram usadas várias armas como rifles e fuzis, metralhadoras, granadas de mão e lança-chamas. Durante a Primeira Guerra Mundial, o fuzil passou por evolução disparando 20 balas por minuto ao invés de 3 balas, como era antes – a tecnologia na Primeira Guerra Mundial começava a marcar presença. 

novos armamentos
Fonte/Reprodução: original.

As metralhadoras eram mais potentes, disparando até 400 tiros por minuto. Entretanto, a metralhadora não era a arma mais letal da guerra e sim a artilharia, constituída por canhões, que podiam atirar projéteis em longas distâncias.

O lança-chamas, por sua vez, foi utilizado pela primeira vez em 1915, durante a guerra, porém, não foi usado em larga escala. O avanço mais significativo da tecnologia nesse período foi o aumento da letalidade das armas, isso devido à melhoria no projeto, otimização do alcance e munição das armas. 

Tanques de Guerra

O primeiro tanque foi produzido pelo exército britânico em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial. Porém, somente um ano depois foi utilizado pela primeira vez na batalha de Somme, Irlanda, em setembro de 1916. No conflito, os alemães aguardavam ataques dos soldados da tropa inglesa, porém, no lugar de combatentes apareceram os tanques. 

Esses tanques representavam um avanço na  tecnologia na Primeira Guerra Mundial. Essa nova arma foi inventada por franceses e ingleses, sob total sigilo e superou obstáculos como cercas de arame farpado, trincheiras e armas. No decorrer da guerra, os franceses e britânicos foram melhorando a desempenho dos tanques, que inicialmente eram lentos e mais pesados. 

A Alemanha acreditava que a artilharia era mais eficiente e, com isso, criou poucos tanques para o combate. Fato esse que pode ter acelerado a derrota alemã, que ficou em desequilíbrio frente às invenções de seus inimigos. 

Armas químicas

O clorofórmio foi uma arma usada na Primeira Guerra Mundial. Esse gás não causava mortes em escala, porém, incapacitou inúmeros combatentes que precisavam fazer tratamentos para sua recuperação.

Após a Primeira Guerra Mundial, o uso de armas químicas foi proibido, pelo ‘terror’ que causava nas pessoas. Mas, mesmo com a proibição, essa arma foi usada em conflitos  posteriores como a guerra do Irã, por exemplo. 

Relógio de pulso

Uma inovação da tecnologia na Primeira Guerra Mundial foi o relógio de pulso. Tal item, antes da guerra era utilizado por mulheres, os homens usavam relógio de bolso, que ficava preso por uma corrente na roupa. Entretanto, durante o combate, era essencial saber a hora para sincronizar as operações militares. 

Com isso, o relógio de pulso recebeu novo design, com mostrador grande e luminoso, para ser visto no escuro. Posteriormente, o item recebeu grande aceitação do público masculino, deixando de ser usado só por mulheres. 

Aviões

Em 1914 a aviação dava seus primeiros passos, inclusive no uso para combate. Inicialmente, na Primeira Guerra Mundial, eram usados como pontos de observação. Porém, com os avanços obtidos da tecnologia na Primeira Guerra Mundial nos anos seguintes, os aviões passaram a ser parte das armas para ataques 

Os aviões começaram a ser usados para realizar bombardeios em campos adversários. Os bombardeios estratégicos realizados por meio aéreo lançavam mísseis para abater soldados no campo de batalha. 

avioes
Fonte/Reprodução: original.

O avanço da tecnologia na Primeira Guerra Mundial se estendeu para outros elementos também, navios eram equipados com lâmpadas e alarmes de fogos elétricos, afinal, a eletricidade ganhava força nessa época. Todo esse avanço na tecnologia bélica revolucionou o combate no século XX. 

De fato, a tecnologia na Primeira Guerra Mundial foi importante nos combates. O almirante britânico John Fisher chegou a escrever em 1915 que a primeira guerra seria ganha pelas invenções. Isso se justifica porque esse período serviu como cenário para experimentações tecnológicas em armamentos. 

Interessado em aprender mais sobre esse marcante confronto? Visite o site Primeira Guerra Mundial, que traz mais leituras sobre os acontecimentos desse período e sobre outros fatos históricos! Além de compreender sobre a tecnologia na Primeira Guerra Mundial, você pode saber mais sobre as principais armas usadas e muito mais.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também