Primeira Guerra Mundial, um evento devastador sem precedentes na história cujos efeitos reverberaram por décadas em nossa sociedade, também era chamada de Grande Guerra, já que foi a primeira a ocorrer com mais contingente de mortos e envolvimento mundial até então. Mas será que a Primeira Guerra Mundial poderia ter sido evitada? A resposta para essa pergunta pode surpreender.
Nesse artigo desbravaremos questões como quais foram as principais causas da Primeira Guerra Mundial? Como elas poderiam ter sido evitadas? Por que consideramos a Primeira Guerra como guerra total? Qual país teve um papel crucial nisso tudo? E, qual foi o legado deste evento?
Basicamente, hoje iremos responder tais questões, bem como direcionar o leitor para a interessante explicação do que moveu a Primeira Guerra Mundial e se ela poderia ter sido evitada, confira!
Como a Primeira Guerra Mundial poderia ter sido evitada?
Em primeiro lugar, responderemos que a Primeira Guerra Mundial poderia, sim, ter sido evitada. Assim como qualquer outra guerra. Mas como isso seria possível?
Na verdade, existe a visão de que a Primeira Guerra Mundial era inevitável, já que os poderes das potências estavam desequilibrados. Isso significa que se tratava de uma guerra entre o “bem e o mal”, o “certo e o errado”.
Contudo, a motivação das nações combatentes foi o imperialismo. Ele se fortaleceu com os anos e se tornou uma tendência dos Estados (países) avançarem para além de suas fronteiras. E realmente, com mais impérios tomando territórios além dos seus, só poderia gerar uma anarquia e resultar em conflito dos territórios inimigos, desconfianças etc.
Então a Primeira Guerra Mundial poderia ter sido evitada se os países firmasse um acordo onde o imperialismo seria limitado, ou seja, através da diplomacia. Sem falar que a guerra é uma grande ilusão – como via Norman Angell (1919).
Quais foram as principais causas da Primeira Guerra Mundial?
Em 1914 eclodiu então a Primeira Guerra Mundial. E seu estopim foi o assassinato do herdeiro Austro-Húngaro, Franz Ferdinand. Porém, é preciso alinharmos as causas da Primeira Guerra Mundial até tal ato.
Para sintetizar, as causas da Primeira Guerra foram o nacionalismo exacerbado e as questões imperialistas na Europa. Na época, os pontos mais disputados da expansão foram a África e a Ásia, e a disputa entre os países só aumentava.
Com isso, a região dos Balcãs (1912-1913) também estava agitada por conta da corrente nacionalista, o pan eslavismo. O território balcânico era parte da Áustria-Hungria e outra parte habitada por povos sérvios que se moviam pela independência que ainda restava.
O jovem que assassinou Ferdinand era um dos sérvios lutando pelos eslavos. E ainda nem chegamos na parte de citar as alianças na Primeira Guerra Mundial de países, como a Rússia que apoiava a Sérvia. Olhe só, como uma questão conflituosa e nacionalista, entre Império Austro-Húngaro e Sérvia conseguiu trazer quase todos os países europeus para o campo de batalha.
Por que a Primeira Guerra Mundial foi considerada uma guerra total?
Para a resposta, basta reafirmarmos a última frase do tópico anterior. A Primeira Guerra Mundial, sem precedentes, trouxe todos os países europeus para os campos de batalha.
E mais. A totalidade da Primeira Guerra Mundial se explica pelo fato de ter incomodado não somente as diferentes nações estado europeias, como também os impérios, países na África, Ásia e América.
A Primeira Guerra Mundial foi considerada uma guerra total, também por fazer países lutarem em territórios que não fossem os seus.
Qual foi o papel da Inglaterra na Primeira Guerra Mundial?
Apesar de a Inglaterra na Primeira Guerra Mundial não ter se posicionado de imediato, o país teve sua participação no conflito considerado de muita importância.
A Grã Bretanha já vinha em uma “guerra” de competição com a Alemanha a respeito de sua industrialização e comércio. E, os movimentos de submarinos alemães nos portos britânicos, fez com que Inglaterra se juntasse à França na Tríplice Entente.
O papel da Inglaterra na Primeira Guerra Mundial foi massivo. Através da Marinha Real Britânica a nação mostrou toda sua superioridade em combates marítimos. Com isso, ingleses e franceses tomaram apoio junto da Bélgica, para manter as suas fronteiras contra os ataques alemães.
Qual foi o legado da Primeira Guerra Mundial?
Embora a Primeira Guerra Mundial seja lembrada pelas mais de 10 milhões de mortes, o primeiro conflito mundial da história deixou seu legado.
Desde o horário de verão aos talheres que usamos hoje. Bem como o conteúdo histórico e teórico, aspectos curiosos, há outros importantes que sobreviveram após a Primeira Guerra Mundial.
- Bancos de sangue e a cirurgia plástica foi pela primeira vez utilizada na época da Primeira Guerra Mundial, em que os soldados saiam desfigurados;
- A medicina, de modo geral, se modernizou, e inovações como os preservativos também surgira;
- A tecnologia na Primeira Guerra Mundial foi outro legado. O que esteve presente diariamente nos campos de batalha e uso da força armada.
Enfim, a Primeira Guerra Mundial trouxe profundas modificações na sociedade. Então, mesmo com tantas descobertas e inovações, precisamos voltar a discutir até que ponto a ganância dos países europeus poderia ter sido equilibrada.
Você pode continuar a aprender sobre Primeira Guerra Mundial e seus acontecimentos no nosso portal, veja os demais artigos e comente para continuarmos a conversa!
3 comentários em “A Primeira Guerra Mundial poderia ter sido evitada?”