A eugenia e embranquecimento populacional foram questões bem vistas entre o fim da era vitoriana até o ano de 1914 no Brasil.
Neste conteúdo você vai entender sobre a eugenia e embranquecimento populacional no Brasil, e quais são as principais causas, qual o impacto e muito mais. Continue a leitura para conferir!
O que é Eugenia?
Também conhecida como eugenismo, a Eugenia é basicamente o que une atuações na criação de seres humanos “perfeitos” tendo como base um controle genético para que isso possa ser feito.
Dentre dessa crença existia a ideia de que existiam pessoas que não deveriam existir e muito menos procriar, assim fazendo com que passassem forçadamente por uma esterilização.
A eugenia se deu com base na convicção de que as pessoas deveriam ser divididas por etnias sendo algumas delas superiores às outras. A eugenia não se aplica a nenhum setor da genética, mas sim a uma prática racista que tem como principal objetivo exterminar a uma “raça inferior”.
O que é embranquecimento populacional?
A prática da eugenia teve origem na Inglaterra e depois passou a ser adotada no Brasil pelos europeus. Além dela, o embranquecimento populacional, também conhecido como clareamento racial, também é uma ideia racista no qual a elite branca do Brasil tinha convicção de que a raça branca era superior às demais e temia a dominação da raça negra. Essa ideologia era vista com bons olhos entre o fim de 1880 e meados dos anos 1910.
Unindo essa ideologia ao darwinismo social e ao racismo científico, os brancos que faziam parte da elite tinham como objetivo embranquecer as outras raças visando diminuir a população indígena, preta e mestiça.
Como o Brasil se encaixa nesse quadro?
O Brasil se encaixa no quadro da eugenia e embranquecimento populacional pelo fato de que no século XIX a política e elite brasileira era dominada pela raça branca. Eles acreditavam que o país não crescia em sentido econômico e social devido ao grande número de pessoas pretas e mestiças.
Com isso, a imigração de europeus para o Brasil, passou a ser fortemente incentivada, não apenas pelo aumento da mão de obra, mas principalmente para o “embranquecimento” do país.
Quais são as principais causas do embranquecimento no Brasil?
As principais causas do embranquecimento no Brasil foram o temor da dominação negra no país, incluindo as questões culturais. Isso significa que maior parte disso se deu devido à discriminação e o racismo.
Por este motivo foi iniciado o embranquecimento populacional no país gerando o aumento a imigração europeia, extermínio cultural e diminuição na natalidade de outras raças.
Qual o impacto do embranquecimento populacional no Brasil?
O embranquecimento populacional no Brasil teve grande impacto começando pela discriminação e racismo tanto em relações étnicas quanto nas culturais e a desigualdade social que assola o país até hoje.
Atualmente existem algumas leis implementadas com intuito de gerar oportunidades para as minorias étnicas, no entanto, ainda é preciso promover a igualdade social e a diversidade cultural tendo como objetivo diminuir exclusão social das minorias e até mesmo a intolerância religiosa.
Outro impacto gerado pelo embranquecimento populacional no Brasil e suas causas, é a intolerância religiosa, que de certo modo tomou conta do país, visto que até agora algumas religiões, como as de matriz africana, por exemplo, não são bem vistas por boa parte da população.
Antes e durante o processo de embranquecimento populacional no Brasil houve alguns fatores que afetaram os contemporâneos, como a exploração sexual negra, por exemplo. O Brasil carrega até hoje uma herança repleta de abusos, discriminação e eugenia.