Quem foi Stalin?

quem foi stalin

Stalin marcou a história mundial sendo o líder da União Soviética por aproximadamente 30 anos. Seu período de governo teve diversos marcos históricos como o auxílio a derrota de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial e a transformação da URSS em uma superpotência mundial.

No entanto, seu governo também foi marcado por um regime tirano e cruel. Veja isso e outras informações sobre o político, desde sua participação da revolução bolchevique até sua ascensão para a liderança da União Soviética.

Quem foi Stalin?

Josef Stalin foi um político revolucionário de origem georgiana registrado com a data de nascido de 18 de dezembro de 1878, tendo seu nome de nascimento como Iosif Vissarionovitch. 

Além de ser conhecido por seu período de liderança da URSS, ele também tornou-se uma figura histórica pela sua participação ativa na revolução Bolchevique, junto dos comunistas eslavos e outras figuras históricas, como Lenin e Trotsky.

quem foi stalin 1 1
Fonte/Reprodução: Wikipedia.

O político ficou no poder da União Soviética por aproximadamente 30 anos, sendo o líder que ficou mais tempo no poder do regime comunista do país. Parte da sua liderança, inclusive, ocorreu durante o período da Segunda Guerra Mundial.

Qual a história de Stalin?

Nascido em uma família pobre na pequena cidade de Gori, na Geórgia, Stalin era filho de um sapateiro e uma costureira. Ele teve contato com o comunismo desde cedo, chegando a ser expulso do colégio religioso de Tifilis por propagar o Marxismo.

No ano de 1901 ele tentou se eleger como líder do Partido Operário Social-Democrata Russo, (POSDR). No entanto, não conseguindo se eleger, ele acabou sendo expulso dos mencheviques. Após sua expulsão, o ativista passou a agir de forma anônima, provocando greves de operários e, com isso, começou a ficar mais próximo do grupo de revolucionários bolcheviques.

No ano de 1903 Josef casou-se pela primeira vez, e após a morte da esposa, voltou a se casar. Das relações, três filhos foram gerados. No mesmo período, entre os anos de 1902 e 1913, Stalin foi preso inúmeras vezes e “fugia” sempre, o que fez os outros revolucionários desconfiarem que ele era um agente do regime czarista. Entre o período de 1913 e 1917, ele foi o editor do jornal partidário organizado por Leon Trotsky.

Após a Revolução Russa ser bem sucedida, Josef Stalin foi eleito Secretário-Geral do Comitê Central no ano de 1922. Onde começou sua escalada por poder, porém suas decisões não eram bem-vistas por Lenin, que assumia a liderança política do país. Após sua morte, Stalin toma o poder, mandando exilar e matar Trotsky, seu rival.

Como foi a participação dele na Segunda Guerra e Pós?

Quando a Segunda Guerra Mundial teve início, Stalin assinou no ano de 1939 um acordo de não agressão com os alemães. A princípio esse acordo trouxe vantagem ao líder soviético que colocou em prática seu plano de expansão de território, tomando o leste da Polônia.

Contudo, o acordo de não agressão foi quebrado com o exército alemão tentando invadir a Rússia em 1941. Essa tentativa de invasão fez com que os alemães e os soviéticos entrassem no maior confronto da Segunda Guerra, a batalha de Stalingrado, que durou de 23 de agosto de 1942 a 2 de fevereiro de 1943.

como foi a participacao dele na segunda guerra e pos
Fonte/Reprodução: Wikipedia.

A vitória dos soviéticos em Stalingrado foi extremamente decisiva para o rumo da guerra, além de colocar os alemães em uma posição de defesa, os soviéticos iniciaram uma grande ofensiva em direção a Berlim para dar fim a Hitler e o Terceiro Reich.

Após a Segunda Guerra Mundial, o governo stalinista passou a promover a coletivização de terras e fazer reformas na agricultura do país, além de fazer um grande processo de industrialização que tornou a Rússia na segunda maior potência industrial do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Apesar dessas reformas no país, Stalin promoveu perseguições a etnias, como poloneses e ucranianos, colocou uma forte censura no país, promoveu a guerra de classes sociais, fazendo com que os mais ricos fossem caçados e mortos, além da caçada a opositores e adversários políticos. O governo dele gerou milhões de mortes ao longo de seus quase 30 anos.

Quais são os ideais de Stalin?

Partindo de pressupostos comunistas e socialistas, os ideais seguidos pelo regime stalinista eram os seguintes:

  • Nacionalismo;
  • Unipartidarismo, sendo ele o Partido Comunista;
  • Política centralizada;
  • Militarismo;
  • Censura das mídias de comunicação.

Outro ideal de Stalin era o de fortalecer primeiramente o socialismo na URSS para depois auxiliar os outros países a adotarem o regime político. Ele inclusive possuía o lema “O socialismo num único país”.

Como foi o contato de Stalin e o comunismo?

Não se sabe ao certo quando ele teve contato com o comunismo, mas podemos dizer que foi quando ele ainda era jovem, pois, como já mencionamos, Stalin foi expulso da escola religiosa que ele frequentava por estar pregando o Marxismo dentro da instituição.

Quando foi o primeiro contato de Stalin e os Bolcheviques e como foi?

Seu primeiro contato com os Bolcheviques aconteceu no ano de 1905 na Finlândia, em um congresso que o grupo estava realizando. No mesmo ano, o grupo fez sua primeira tentativa de derrubar o império russo, que deu errado.

É interessante mencionar que a maioria dos Bolcheviques não gostava de Stalin, pois o consideravam “um montanhês grosseiro e sem cultura”.

Quais foram os problemas externos que Stalin teve que lidar?

Entre os problemas externos que Stalin precisou lidar, destacam-se Hitler e o Nazismo durante a Segunda Guerra que, como mencionado, foi temporariamente resolvido com um acordo de não agressão. Este posteriormente seria quebrado pelo terceiro Reich, o que faria que a União Soviética entrasse na guerra se aliando aos EUA e Reino Unido.

O segundo problema externo que ele precisou lidar foi a influência econômica e política que os Estados Unidos passaram a ter após o fim da Guerra. As grandes diferenças ideológicas entre os dois países levaram as duas maiores potências mundiais para os eventos que ficaram conhecidos historicamente como a Guerra Fria. 

Qual a causa da morte de Stalin?

Stalin morreu no dia 5 de março de 1953 aos 74 anos, segundo a autópsia na época, ele havia falecido devido a uma hemorragia cerebral causada por um derrame. Porém, muitos acreditam que o líder da URSS tenha sido assassinado, pois muitos acreditam que o derrame que ele sofreu é suspeito demais.

Essa suspeita sobre do líder soviético ter sido assassinado ou não gerou um filme de comédia no ano de 2017, chamado “A morte de Stalin”, filme inclusive que foi banido na Rússia. Essa é a história de Josef e sua ascensão ao poder da URSS até a sua morte.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também