O que é o Darwinismo Social e sua influência durante a Primeira Guerra?

O que é o Darwinismo Social e sua influência durante a Primeira Guerra?
o que é o darwinismo social e sua influência durante a primeira guerra

A maioria das pessoas já se perguntou o que é o Darwinismo Social, mas saiba que esse conceito ficou conhecido como uma das teorias infundadas que tenta entender as sociedades humanas, bem como as relações possíveis entre elas.

Embora não seja de autoria do biólogo britânico Charles Darwin, o Darwinismo Social é assim designado pela tentativa de aplicar os ditos da teoria da evolução. Só para lembrar, esta última é a que diz respeito às características biológicas de cada ser vivo. Com isso, o Darwinismo Social seria uma realidade no contexto social.

Assim como falamos, a perspectiva pregada na explicação de o que é o Darwinismo Social é certamente seletiva e baseada no Darwinismo, já que o filósofo Herbert Spencer é conhecido por deturpá-lo. Explica-se o que é o Darwinismo Social com a extinção de algumas sociedades como se fosse parte do processo evolutivo.

Continue com a leitura da nossa matéria que visa compartilhar a explicação tida como infundada sobre o que é o Darwinismo Social. Aproveite para relacionar também outros detalhes interessantes, como, por exemplo, o que é o Darwinismo Social durante a Primeira Guerra Mundial.

O que é o Darwinismo Social?

A primeira ideia sobre o que é o Darwinismo Social basicamente surgiu no fim do século XIX, a qual afirma existir hierarquia entre as sociedades. Desse modo, é como dizer que determinada sociedade é superior a outra. A partir dessa hierarquização, a teoria entra numa dinâmica competitiva entre os indivíduos.

o que é o darwinismo social
Darwinismo Social. Fonte/Reprodução: original

O contexto sobre o que é o Darwinismo Social tem como base a suposição de que somente aqueles com maior aptidão física e intelectual conseguem sobreviver socialmente. As sociedades mais desenvolvidas, nesse caso, teriam a função legítima de governar as demais.

O que é o Darwinismo Social durante a 1ª Guerra Mundial é um fato que podemos considerar, como vimos nos estudos sobre Nazismo, por exemplo.

Qual a diferença entre o que é o Darwinismo Social e o Darwinismo?

O Darwinismo Social está enviesado na teoria da evolução que Darwin propôs. É interessante entender a diferença entre ambos.

Em primeiro lugar, o biólogo britânico teorizou a respeito das espécies e não das sociedades. Em segundo lugar, não há relações de hierarquia no Darwinismo.

O que acontece no Darwinismo Social e na teoria da evolução, é que as espécies evoluem por uma questão de necessidade de se adaptarem.

Então, a diferença entre o que é o Darwinismo Social e a teoria de Darwin pode parecer um pouco confusa, pelo fato de que existem inconsistências entre a teoria biológica e o pensamento social. Isso porque cada espécie iria evoluir conforme o ambiente. Só que essa explicação não valeria para o que é o Darwinismo Social.

Já que um grupo que se adapta a uma região quente ou fria, por exemplo, não pode ser considerado superior ao grupo que permanece na região anterior.

O que objetiva o Darwinismo Social?

A teoria para o que é o Darwinismo Social difundia o propósito de que somente as raças mais fortes (ou as nações mais fortes) seriam capazes de sobreviver.

O Darwinismo Social e seu objetivo, é a partida para os europeus difundirem a ideia de que o imperialismo, ou neocolonialismo, seria uma etapa civilizatória centrada unicamente na raça superior branca europeia.

Segundo o discurso ideológico para as teorias raciais, o europeu era o modelo ideal, ou padrão, de sociedade. Para a África e a Ásia, por exemplo, conseguirem evoluir para a etapa civilizatória, seria extremamente necessário ter o contato com a civilização europeia.

Darwinismo Social e Imperialismo

O Darwinismo Social tem em sua virtude uma teoria que divide a sociedade em raça superior e raça inferior, que consiste em um pensamento imperialista.

Vale ressaltar que ao falarmos sobre o que é o Darwinismo Social e relação com imperialismo, queremos dizer não os modelos antigos, mas na ideia do imperialismo contemporâneo.

darwinismo social e imperialismo
Darwinismo Social e Imperialismo. Fonte/Reprodução: original

Assim, para entender a relação do imperialismo e o que é o Darwinismo Social, é só lembrar de que se trata da política de expansão e domínio dos europeus industrializados sobre os africanos e asiáticos.

Aliás, o Darwinismo Social era corroborado por esse processo de dominação política e econômica. Como consequência, ocorria a conquista de povos, segundo a qual transmitia a ideia de isso ser benefício para o povo conquistado.

Desta forma, os conquistadores europeus eram tão somente capazes – e superiores – de transformar e progredir aqueles povos. Isso, então, foi legitimado pela teoria racial que explica o que é o Darwinismo Social.

Darwinismo Social e o Racismo

Com o Darwinismo Social, a crença de que os europeus eram tão bons dominadores decorria do pensamento racial europeu em detrimento das demais raças. Da mesma forma, esse conceito motivou a ideia, ou o comportamento racista de grupos, ou nações dominantes.

Darwinismo Social e o Fascismo

Além das situações de domínio europeu citadas acima, destacamos como mais um exemplo sobre este conceito e sua influência, o nazismo e o fascismo.

O Darwinismo Social na Alemanha, por exemplo, certamente influenciou o movimento nazista com a superioridade da raça ariana. O que resultou no extermínio de milhares de judeus no holocausto.

Já na Itália, pode ter influenciado o sistema político fascista, através do qual o racismo era evidente ao pregar a premissa da purificação. O Darwinismo Social e o Fascismo são relacionados devido à ideia de que a mistura de raças seria uma contaminação.

Por fim, o que é o Darwinismo Social e sua influência é remoto, antes mesmo da Primeira Guerra Mundial. Daí em diante, ganhou fortes seguidores, como vimos durante o Nazismo e o Fascismo, por exemplo.

Ainda assim, esse conceito perdeu sua força até os dias de hoje, sendo um termo pejorativo. Isso porque os cientistas entraram em consenso que as teorias raciais europeias e a explicação sobre o que é o Darwinismo Social são infundadas.

Saber mais sobre o que é o Darwinismo Social e sua influência durante a Primeira Guerra e depois, foi útil para você? Nos envie seus comentários e não deixe de acompanhar nossas postagens que vão além de o que é o Darwinismo Social.

.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias populares

Leia também