Trincheiras na Primeira Guerra: saiba o que foi e quais problemas os soldados enfrentavam

Trincheiras na Primeira Guerra: saiba o que foi e quais problemas os soldados enfrentavam
trincheiras na primeira guerra saiba o que foi e quais problemas os soldados enfrentavam

Muito se fala sobre a famosa guerra de trincheiras na Primeira Guerra, mas poucos sabem, de fato, o que são elas e sua função durante a guerra. Por isso, entenda mais sobre as trincheiras, como eram feitas e os maiores problemas enfrentados pelos soldados que viveram e combateram nessa época, confira.

O que era as Trincheiras na Primeira Guerra Mundial?

Explicando de um modo simples, as trincheiras na Primeira Guerra eram valas muito grandes, cavadas pelos próprios soldados. Elas eram utilizadas não apenas para combater, mas também para vigiar os oponentes, realizar suas refeições e até mesmo socorrer feridos.

Como as trincheiras eram feitas?

As trincheiras eram grandes corredores cavados pelos soldados, porém para que se mantivessem de pé, era necessário escorar as “paredes” com pedaços de madeira para que não desabassem.

como as trincheiras eram feitas
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, muitas vezes eram utilizados sacos de areia para manter a estrutura mais firme e reforçada. Em alguns casos, os soldados também utilizavam minas e arames farpados para dificultar a aproximação.

Como era feito o posicionamento dos soldados?

As trincheiras na Primeira Guerra tinham mais de 2 metros de altura, para os soldados conseguirem ficar de pé e protegidos dentro delas. Existiam outros tipos diferentes de trincheiras, que falaremos mais adiante.

Os soldados ficavam posicionados de pé nas trincheiras ou abaixados apoiados pelos sacos de areia, onde apenas as armas ficavam de fora ou apenas o suficiente para que eles conseguissem enxergar do lado de fora.

Colocar a cabeça ou parte do corpo para fora das trincheiras na Primeira Guerra, era mortal. Por isso, quanto mais escondidos eles ficassem em seu interior, mais seguro e eficaz para eles, com menos chances de serem atingidos.

Quais eram os tipos de Trincheiras?

Apesar de parecer uma construção simples, saiba que existiram alguns tipos de trincheiras na Primeira Guerra, conheça os 3 tipos a seguir:

Trincheira de frente

As trincheiras de frente recebiam esse nome, pois eram utilizadas para combate, onde os soldados ficavam posicionados para combater e atingir seus inimigos. Além de serem utilizadas para se proteger contra os ataques.

‌Trincheiras de apoio

Eram utilizadas para suprir as necessidades dos soldados. Nessas trincheiras na Primeira Guerra, os soldados realizavam suas refeições, descansavam, dormiam ou ficavam aguardando sua vez de assumir o front.

Trincheiras de comunicação

Já as trincheiras de comunicação eram usadas como suporte para as demais trincheiras e também para os soldados. Eram por elas que os soldados transitavam e também por onde entravam mantimentos, armas e munições.

Quanto tempo os soldados passavam nas Trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial?

Os soldados passavam meses vivendo nas trincheiras na Primeira Guerra, nas mais diversas condições climáticas. O que ocasionou diversos problemas de saúde e até mesmo morte. Já a famosa Guerra das Trincheiras, durou por um período de 2 anos.

Quais problemas os soldados enfrentavam durante esse tempo?

As condições de vida nas trincheiras na Primeira Guerra eram insalubres. Além de estarem expostos ao tempo, do sol ao frio extremo, os soldados precisavam fazer suas necessidades e se alimentar nas trincheiras, o que ocasionava mau cheiro e proliferação de animais e insetos.

quais problemas os soldados enfrentavam durante esse tempo
Fonte/Reprodução: original.

Sem contar os ferimentos causados pelos combates, que gangrenavam e espalhavam um odor fétido ao ambiente. Os problemas nas trincheiras eram enormes e iam muito além do que sobreviver aos ataques.

Quais doenças os soldados contraiam nas Trincheiras?

Duas doenças características acometiam os soldados que viviam nessas condições. Elas eram chamadas de “febre das trincheiras”, que tinha como principal sintoma a febre alta e muitas dores no corpo, e “pé de trincheira” explicada como uma micose e que muitas vezes resultava em gangrena e amputação do membro.

Não há dúvida que a vida nas trincheiras na Primeira Guerra não era nada fácil para os soldados. Que, além de sofrer com as condições de vida e problemas causados por essa insalubridade, viviam o mais verdadeiro estresse, lutando por sua sobrevivência.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

1 comentário em “Trincheiras na Primeira Guerra: saiba o que foi e quais problemas os soldados enfrentavam”

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também