Quais foram as causas da Primeira Guerra Mundial?

Quais foram as causas da Primeira Guerra Mundial?
Quais foram as causas da Primeira Guerra Mundial?

As causas da Primeira Guerra Mundial acabam não sendo conhecidas por muitas pessoas. Quase todos sabem que houve uma grande guerra que trouxe consequências devastadoras para todos os países envolvidos, mas grande parte não sabe o que causou essa guerra. 

Mas claro que ela não surgiu do nada, então quais as causas da Primeira Guerra Mundial? Quais foram os países envolvidos e que consequências a guerra trouxe para o mundo? Vamos aprender mais sobre as causas da primeira guerra mundial a seguir. 

Por que a primeira guerra começou?

Já existia um certo clima de insegurança na Europa desde o fim do século XIX. Isso porque o continente europeu estava dividido em duas alianças: a tríplice entente e a tríplice aliança. Mesmo dizendo estar em paz, as potências europeias já estavam em uma corrida armamentista, o que estabelecia certa tensão. 

Por que a primeira guerra começou?
Como começou. Fonte/Reprodução: original.

Dentre as causas da Primeira Guerra Mundial, a principal foi o assassinato do herdeiro do trono austriaco, o Arquiduque Francisco Ferdinando. O responsável pelo assasinato foi um nacionalista servio. A Áustria, então, emitiu então um ultimato para Sérvia, exigindo resposta em até 48 horas. 

Porém, os termos da declaração foram considerados humilhantes demais pela Sérvia, que o recusou. Após isso, a Áustria declarou guerra à Sérvia e, a partir daí, se deu início à Primeira Guerra Mundial.

Quando começou? 

A principal das causas da Primeira Guerra Mundial, foi o assassinato de Francisco Ferdinando em 28 de junho de 1914. Mas a Primeira Guerra Mundial começou oficialmente 1 mês depois do assassinato, em 28 de julho de 1914. 

Quais os países que entraram na Primeira Guerra Mundial?

Existiam duas alianças na Europa durante a Primeira Guerra. Se um país da aliança entrasse em uma guerra, todos os aliados também deveriam entrar e, assim aconteceu. A tríplice aliança era composta por Alemanha, Itália e o Império Austro-Hungaro, enquanto a tríplice entente era composta por Inglaterra, França e Rússia. Os Estados Unidos e o Japão também participaram da Primeira Guerra.

Depois de conhecermos as causas da Primeira Guerra Mundial, vamos ver quais as consequências que ela trouxe. 

Quais foram as primeiras consequências da Primeira Guerra Mundial?

Mais de 8 milhões de pessoas foram mortas e outros 20 milhões ficaram feridas por conta da Primeira Guerra Mundial. Aliado ao investimento de recursos para os conflitos, a perda dos trabalhadores afetou duramente a economia dos países envolvidos. 

Na Europa, onde a maior parte dos conflitos aconteceram, além de tudo, ficaram com suas estruturas devastadas. Com isso, problemas como a fome e a miséria começaram a atormentar o continente europeu, que passou a depender economicamente de outros países.

Quais foram as primeiras consequências da Primeira Guerra Mundial?
Consequências. Fonte/Reprodução: original.

No sentido político, o império alemão, austro-hungaro e otomano chegaram ao fim após a primeira guerra, causando o surgimento de diversos outros países como Hungria, Turquia, Áustria, Polônia etc. 

Enquanto os países europeus sofriam com os danos da Primeira Guerra, os Estados Unidos e o Japão foram beneficiados, se aproveitando da péssima condição dos europeus, e se consolidando como potências mundiais ao, respectivamente, deter a maior parte de ouro do mundo e desenvolver a atividade industrial e tecnológica.

Além de tudo isso, o pós-guerra provocou a ascensão de regimes totalitários, como nazismo e fascismo, que ganharam força principalmente na Itália e Alemanha devido a insatisfação das nações com o resultado da Primeira Guerra Mundial.

Quanto tempo a Primeira Guerra Mundial durou?

A Primeira Guerra Mundial durou 4 anos, se iniciando no dia 28 de julho de 1914 e terminando oficialmente no dia 11 de novembro de 1918. 

Como a Primeira Guerra Mundial terminou?

Em 1917 a Rússia se encontrava devastada no quesito militar e financeiro e sofria com tensões internas, então decidiu sair da Primeira Guerra. Para substituir a Rússia, França e Inglaterra se aliaram a um país forte que ainda não havia sofrido nenhum tipo de perda, os Estados Unidos. A partir daí já foi se desenhando o fim da Primeira Guerra Mundial. 

Quem ganhou? 

Com o apoio dos Estados Unidos, e enfrentando um inimigo já desestabilizado, a França e a Inglaterra se sagraram então como vencedoras da Primeira Guerra Mundial. 

Agora conhecemos as causas da Primeira Guerra Mundial, e também suas consequências. É importante que conheçamos a história desse evento que marcou a humanidade e, por isso, deve continuar sendo lembrado por muitos anos. 

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

1 comentário em “Quais foram as causas da Primeira Guerra Mundial?”

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também