Como estava a Europa antes da Primeira Guerra Mundial e quais mudanças vieram depois?

Como estava a Europa antes da Primeira Guerra Mundial e quais mudanças vieram depois?
como estava a europa antes da primeira guerra mundial e quais mudanças vieram depois

A Europa antes da Primeira Guerra Mundial é um ponto interessantíssimo de estudarmos, e com isso, muitos logo ligam a Europa antes da Primeira Guerra Mundial ao assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, naquele 28 de junho de 1914.

Porém, hoje iremos entender a Europa antes da Primeira Guerra, já vivia tempos conturbados, bem como os demais países envolvidos.

Pois bem, muito antes de o herdeiro entre os Habsburgos ser vítima de uma bala, fica a pergunta: qual era a situação de países como Alemanha, Inglaterra, França e até mesmo a Rússia antes da Primeira Guerra a Mundial?

A principal partida para a Europa antes da Primeira Guerra Mundial na nossa matéria é especificamente o início de 1914. Continue com a leitura e tire dúvidas sobre os principais países envolvidos na Primeira Guerra Mundial, confira!

A Europa antes da Primeira Guerra Mundial

Além do estopim da Primeira Guerra ter sido em Sarajevo, hoje nosso estudo divertido se volta também para como estava a Europa antes da Primeira Guerra Mundial em relação a uma visão geral.

Alemanha

Primeiramente, a Alemanha levava o título de país mais bem-sucedido do continente nesse cenário da Europa antes da Primeira Guerra Mundial. Simplesmente, era líder mundial em praticamente toda a indústria e em produções, desde a farmacêutica até os automóveis.

E, claro, uma pioneira no meio social para promover seguros de saúde e pensões para idosos. Alemanha, contudo, se encontrava numa crise constitucional. A instituição mais poderosa da Alemanha na Europa antes da Primeira Guerra Mundial era o Exército, com seu líder coroado.

França

A França, ou o Império francês da Europa antes da Primeira Guerra Mundial, era próspero, embora tenha ficado aquém da Alemanha, por exemplo.

Isso porque a França da Europa antes da Primeira Guerra Mundial não teve uma indústria tão rica e crescimento da população.

Por isso, a França já entrava no conflito com altos custos a lidar e precisou da ajuda da Inglaterra, bem como dos EUA, para lidar com sua economia fraca e falta de armistício.

Por outro lado, a classe média francesa possuía mais poder político do que seus vizinhos. Enquanto houve uma forte política externa francesa na Europa antes da Primeira Guerra Mundial com a Rússia.

Inglaterra

A principal potência financeira da Europa antes da Primeira Guerra Mundial, embora a classe operária vivesse insatisfeita e com as piores condições do que no início daquele século. Nisso, o cenário da indústria britânica passou por 937 greves.

Além disso, a crise na Irlanda do Norte (Ulster) ameaçava o Reino Unido na Europa antes da Primeira Guerra Mundial.

A Paz Armada

Chamada de Paz Armada, o período que animou a Europa antes da Primeira Guerra Mundial a entrar na corrida armamentista e formar os seguintes blocos:

  • Tríplice Aliança, unindo Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália;
  • Tríplice Entente, unindo Rússia, França e Inglaterra.

A Paz Armada ocorreu, portanto, na Europa antes da Primeira Guerra Mundial e ampliou a capacidade bélica.

Como estava a Rússia antes da Primeira Guerra?

A Rússia concentrava a maior produção agrícola de então, com a economia em crescimento e classe empresarial em expansão. Embora esta última, não tivesse tamanha influência no governo.

como estava a rússia antes da primeira guerra
Rússia antes da primeira guerra. Fonte/Reprodução: original

Além disso, os russos também enfrentavam a agitação dos operários insatisfeitos. Já em relação à política externa da Rússia para a Europa antes da Primeira Guerra Mundial, podemos citar novamente a aliança militar com a França, a fim de se assegurar contra a ameaça alemã.

O início da Primeira Guerra

Como sabemos, a Europa antes da Primeira Guerra Mundial logo avistaria o início do conflito com o fato que culminou: o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, naquele 28 de junho de 1914, em Sarajevo, capital da Bósnia.

Para entender esse ponto da Europa antes da Primeira Guerra Mundial, o que causou tal agitação foi a posição logo de cara da Áustria-Hungria (Francisco Ferdinando era o herdeiro do Império) a ponto de culpar a Sérvia pelo ataque.

Tal declaração, começou a movimentar a Europa. Ou seja, a Rússia apoiou a Sérvia e logo depois, os aliados da Áustria-Hungria entraram no conflito. Tudo isso aconteceu cerca de um mês na Europa antes da Primeira Guerra Mundial, desde então, todo o continente guerreava.

Quais países se envolveram no conflito?

Os “jogadores” mais poderosos da Europa antes da Primeira Guerra Mundial foram:

  • Grã-Bretanha;
  • Rússia;
  • Alemanha.

Aqui, os 3 governavam impérios coloniais com a visão de se expandirem na Europa antes da Primeira Guerra Mundial.

A expansão mundial dos conflitos

A Europa já estava em expansão. Uma vez que se iniciou, o conflito logo se expandiu pelo mundo inteiro, inclusive colônias e países aliados pela África, Ásia, Médio Oriente e até mesmo Austrália. Já em 1917, a expansão do conflito chamou a intervenção dos Estados Unidos.

Quais as mudanças com o fim da Primeira Guerra?

Se olharmos a Europa antes da Primeira Guerra Mundial, em 1914 ela contava com vinte milhões de soldados e reservistas. O que mantinha o pensamento de que a Europa antes da Guerra Mundial saberia lidar com as tensões internacionais.

Contudo, ninguém desejava que fosse duradouro, mas que, na verdade, provou ser uma grande ilusão uma vez que tais exércitos estavam em campo de batalha.

quais as mudanças com o fim da primeira guerra
Fim da primeira guerra. Fonte/Reprodução: original

A Europa antes da Primeira Guerra Mundial não saberia disso, mas seria preciso quatro anos para acabar com todos os conflitos e terminar somente em 11 de novembro de 1918. Embora o mundo e o centro da Europa concordassem em impedir outra guerra, o Tratado de Versalhes foi como uma humilhação para os alemães.

Com isso, o leitor sobre a Europa antes da Primeira Guerra Mundial já deve ter pego a referência de que o terreno estaria sendo preparado para a terrível Segunda Guerra Mundial.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias populares

Leia também