O sistema de alianças foi um aspecto fundamental para o decorrer da Primeira Grande Guerra. A Primeira Guerra Mundial envolveu pelo menos 17 países, entre eles, as maiores potências mundias, entre os anos de 1914 e 1918.
Antes do conflito iniciar de fato, já havia muita tensão entre as nações europeias em razão dos conflitos anteriores, disputas por colonias em outros continentes, revanchismo francês e uma ostensiva corrida armamentista.
Também, antes do início da Guerra, as nações já estavam em um sistema de alianças, para evitar conflitos desnecessários aos seus interesses, e neste texto vamos conhecer um pouco melhor esse sistema.
Como funcionava o sistema de alianças?
Pouco antes do início do século XX, a Europa já se dividia em um sistema de alianças, antes do começo da Primeira Guerra. O continente estava separado em dois blocos, e as alianças funcionavam como acordos de auxílio ou de neutralidade, pois caso um dos membros declarasse guerra a outro país, os membros do bloco permaneciam neutros, ou caso um deles fosse atacado, receberia auxilio dos demais.
Esse sistema de alianças em blocos foi o responsável não somente pelas divisões e por conflitos, mas também por definir alguns dos atuais limites fronteiriços entre as nações europeias.
Como estava organizado o sistema de alianças antes da Primeira Guerra Mundial?
O sistema de alianças, se formou em um período de intensa industrialização dos países europeus, também em meio a conflitos, como a Guerra Franco-Prussiana, e entre França e Alemanha, que gerou uma tensão entre essas nações.
A Alemanha vivia em alerta, no aguardo de uma hipotética retaliação francesa, já que os franceses saíram derrotados desta guerra. A partir daí, Alemanha e Itália se unificaram como nações, o que gerou preocupação na França, que começou a formar alianças com a Rússia e depois Inglaterra.
Quais são as alianças da Primeira Guerra Mundial?
Pouco antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial, a Europa já se via dividida em dois blocos que ficaram conhecidos como Tríplice Aliança e Tríplice Entente. Esses blocos rivalizavam entre os avanços bélicos, industriais e o domínio de colonias africanas.
Mas, além disso, havia também problemas internos em cada um dos blocos, discordância entre formas de governar e disputas por território.
Tríplice Aliança
Localizada mais ao centro do continente a Tríplice Aliança era formada por: Alemanha, que liderava o bloco, Império Austro-Húngaro e a Itália.
Essa formação também ficou conhecida por Aliança das Potências Centrais. Apesar de manterem boas relações comerciais e diplomáticas, existia uma rivalidade entre Itália e o Império Austro-Húngaro, o que culminou na saída italiana no meio do conflito.
Tríplice Entente
Com a França como maior interessada e responsável por unir outras nações, a Tríplice Entente foi formada pelos franceses, russos e ingleses.
Tanto França como Inglaterra, estavam preocupados com a expansão alemã, então, estavam unidos em um interesse em comum, e a Rússia se tornou aliada já que recebia auxilio financeiro da França para se industrializar.
Qual era o objetivo dessas alianças?
O principal objetivo do sistema de alianças era a defesa de seus territórios e interesses de cada país formador. Afinal, havia uma grande tensão e preocupação, que vinha de conflitos anteriores, das disputas por colonias africanas e expansões de suas nações. Cada bloco possuía suas próprias regras, benefícios e também seus atritos internos.
Antes do início da Primeira Guerra Mundial, a Europa se dividia em blocos de países interessados em um alinhamento de ideologias, somatória de forças militares e expansionismo, e essas duas alianças foram as responsáveis pelo desenrolar da Primeira Guerra Mundial.