Ao pensarmos em consequências da Primeira Guerra Mundial, a primeira coisa que vem à mente é a própria Segunda Guerra Mundial, a qual aconteceu pouco tempo depois, ainda na primeira metade do século XX.
Um conflito que, até aquele momento da história, não tinha precedentes em termos de escala, certamente devastou países e transformou o mundo em muitos sentidos: política, econômica e até culturalmente.
Podemos dizer sem sombra de dúvida que a Primeira Guerra foi um verdadeiro palco para atrocidades como o Nazismo e o lançamento da bomba atômica. Mas como o mundo chegou a esse ponto? Descubra a seguir os detalhes das consequências da Primeira Guerra Mundial.
Quais foram as consequências imediatas da Primeira Guerra Mundial?
Em termos de consequências da Primeira Guerra Mundial, é preciso dividir o que aconteceu logo após o fim do conflito, e como ficou o cenário mundial nos anos seguintes.
Nas consequências imediatas, é impossível não listar o número de mortes como a primeira da lista. Estima-se que cerca de 8 milhões de pessoas perderam a vida no conflito de quatro anos, o qual ficou conhecido como “A Grande Guerra”. Desses 8 milhões, cerca de 1,9 milhões eram soldados alemães.
As tropas russas sofreram com 1,7 milhões e as francesas com 1,4 milhões. Já a Austro-Hungria, que naquela época era o Império Austro-Húngaro, perdeu 1 milhão de soldados. Mesmo a Inglaterra que, em comparação, sofreu menos baixa, registrou 760 mil soldados mortos aproximadamente.
Isso sem contar os feridos, que ultrapassaram os 20 milhões entre todos os envolvidos no conflito. Tantas mortes, ainda mais de homens, em um período tão curto de tempo geraram consequências terríveis, sentidas a médio e longo prazo.
Como a Primeira Guerra Mundial mudou o cenário geopolítico?
Dentre todos os conflitos que a história humana já registrou, as consequências da Primeira Guerra Mundial certamente foi uma das que mais transformaram o mundo em tão pouco tempo.
O mapa geopolítico da Europa foi totalmente reconfigurado. Em primeiro lugar, o império Austro-Húngaro foi dissolvido, juntamente com os impérios Alemão e Otomano. Em seu lugar, nasceram novos países: Áustria, Hungria, Armênia, Estônia, Turquia, Letônia, Tchecoslováquia e Lituânia.
Toda essa reconfiguração política foi uma exigência imposta pelos vencedores da guerra no Tratado de Versalles. A segunda exigência foi de que a Alemanha devolvesse aos franceses a região da Alsácia-Lorena.
Com tudo o que aconteceu na geografia política da Europa, a principal consequência foi a queda dos impérios, que já existiam séculos antes.
Quais foram as consequências a longo prazo da Primeira Guerra Mundial?
É preciso mencionar as consequências da Primeira Guerra Mundial que aconteceram anos depois, mas que tiveram início nas decisões tomadas ao fim da guerra. Os vencedores, que correspondiam à Inglaterra, EUA, França e Itália, responsabilizaram a Alemanha pela Guerra.
Com isso, numa ponta do espectro, os EUA emergiram como uma potência econômica, bélica e política. Na outra ponta, a Alemanha ruiu completamente, pois além de perder territórios, foi punida com uma dívida absurda, que afundou a economia do país de vez.
Como a Primeira Guerra Mundial contribuiu para a ascensão do Partido Nazista?
Já que as decisões tomadas pelas nações vencedoras afetaram a Alemanha mais do que qualquer outro país, um sentimento nascionalista de revanche surgiu entre os alemães.
Obviamente, isso não aconteceu de súbito. O fim da Primeira Guerra foi em 1918, mas a devastação econômica na Alemanha perdurou por duas décadas. Isso levou o país a uma instabilidade política tremenda.
Além do problema econômico e político, muitos alemães, especialmente os militares, consideraram que a guerra ainda não havia acabado, pois ainda estavam muito dispostos a lutar quando as autoridades máximas da Alemanha se renderam. Isso piorou o sentimento de revanchismo.
Ao reunir um país devastado pela guerra, com um povo que passava fome, e uma liderança política fraca, criou-se um cenário perfeito para que as ideias do Partido Nazista, que a princípio eram de tornar a Alemanha em uma potência novamente, se alastrassem.
Quais foram as consequências econômicas da Primeira Guerra Mundial?
A maior consequência econômica está relacionada com as perdas humanas. Até aquela época da história, a maioria da população economicamente ativa era feita de homens. Se uma boa fração estava em campo de batalha, isso significava que não havia homens na força de trabalho de seus respectivos países.
Somado a isso, o esforço de guerra sempre foi muito custoso, pois era necessário investir dinheiro e recursos na produção bélica e manutenção dos exércitos. Foi justamente a instabilidade econômica que atingiu os países europeus o gatilho para o surgimento e ascensão do fascismo e nazismo.
Estudar as consequências da Primeira Guerra Mundial, sejam elas imediatas ou de longo prazo, é vital para entendermos que todo tipo de conflito armado só gera caos, devastação e perdas que vão desde os recursos, à liberdade política e individual e, principalmente, às vidas.
1 comentário em “Quais foram as consequências da Primeira Guerra Mundial?”