O que foi o movimento trabalhista durante a Primeira Guerra e qual seu papel?

O que foi o movimento trabalhista durante a Primeira Guerra e qual seu papel?
o que foi o movimento trabalhista durante a primeira guerra e qual seu papel

O movimento trabalhista durante a Primeira Guerra foi de extrema importância durante a época. Porque foram responsáveis pela marcante Greve Geral de 1917, onde aconteceram paralisações nas fábricas de toda cidade de São Paulo.

Hoje, a Greve Geral de 1917 é conhecida como uma das principais paralisações de toda história do Brasil. A seguir, conheça mais sobre o movimento trabalhista durante a Primeira Guerra.

Quais eram as principais reivindicações dos trabalhadores durante a Primeira Guerra Mundial?

O movimento trabalhista durante a Primeira Guerra foi o responsável pela Greve Geral de 1917. Esse evento se iniciou com os empregados de fábricas do setor têxtil que trabalhavam na cidade de São Paulo.

No início das paralisações, os trabalhadores, que mais tarde formaram um movimento trabalhista durante a Primeira Guerra, reivindicavam aumento de salários, melhores condições durante a jornada de trabalho, alimentação, moradia, luta por legislação previdenciária e direitos trabalhistas.

quais eram as principais reivindicacoes dos trabalhadores durante a primeira guerra mundial
Fonte/Reprodução: original.

Durante o ano de 1917, havia mais de 150 mil operários que trabalhavam nas indústrias, como ferrovias, construção civil e portuários. Grande parte estavam na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro.

Nesse mesmo ano, a Greve Geral se iniciou em São Paulo depois que houve a morte de um operário por policiais. Através do movimento trabalhista durante a Primeira Guerra, a Greve se intensificou em todo o Brasil.

Qual foi o papel dos sindicatos na luta dos trabalhadores durante a guerra?

Os sindicatos tiveram grande importância para a luta do movimento trabalhista durante a Primeira Guerra. Desde que foram criados, os sindicatos representam os interesses de toda a classe trabalhadora.

Durante a Primeira Guerra, os sindicatos ganharam ainda mais força e reconhecimento. Eles eram reconhecidos como um grupo de pressão e começaram a ter participação na política, sempre em defesa dos trabalhadores e de todas as reivindicações.

Quais foram as principais greves dos trabalhadores durante a guerra?

As reivindicações do movimento trabalhista durante a Primeira Guerra se transformaram em diversas greves que marcaram época, porém a primeira e de maior importância foi a Greve Geral de 1917, iniciada em São Paulo.

O ano de 1917 foi marcado pela Primeira Guerra Mundial, responsável por estragos sociais e econômicos em países da Europa. No Brasil, a instabilidade econômica reinava e havia escassez até mesmo de alimentos.

Nas fábricas do país, as condições de trabalho eram horríveis. Sem uma legislação adequada, os operários trabalhavam até 16 horas, independente da idade, pois até mesmo crianças eram contratadas. Assim, um movimento iniciou-se na Fábrica Crespi na Moca. Esse movimento rapidamente partiu para outras fábricas do bairro e depois de todo o país.

Após a morte do trabalhador José Martinez, provocado pela polícia, a revolta se intensificou entre os grevistas e assim, oficialmente, começou a Greve Geral de 1917 no Brasil. Foi de grande importância, pois, o movimento trabalhista durante a Primeira Guerra ganhou força e os sindicatos começaram a se desenvolver ainda mais.

Como a Primeira Guerra Mundial afetou o movimento trabalhista?

A Primeira Guerra Mundial provocou uma significativa exportação de insumos para países aliados. Consequentemente, houve um aumento de preços no mercado, o que atingiu todos os trabalhadores e operários da época.

como a primeira guerra mundial afetou o movimento trabalhista
Fonte/Reprodução: original.

A exportação de produtos nacionais gerada pela Primeira Guerra Mundial também afetou o movimento trabalhista. Nesse caso, o resultado foi o aumento da carga horária dos operários, que podiam chegar até 16 horas seguidas, pois não havia legislação trabalhista na época.

Quais foram as principais conquistas dos trabalhadores durante a guerra?

Após todas as negociações realizadas pelo movimento trabalhista durante a Primeira Guerra, os trabalhadores da época conquistaram um aumento de 20% em seus salários, a não demissão de todos os envolvidos com a Greve Geral e também o direito de associação. Com isso, em 16 de julho, a Greve teve seu fim oficializado através de um comício no Largo da Concórdia.

Além dessas conquistas, consideradas importantes para a época, a Greve Geral de 1917 também deixou outras marcas. Foi a partir dela que os operários começaram a enxergar a consciência de classe e conseguiram desenvolver melhor os sindicatos.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também