O que é a Tríplice Entente da primeira guerra mundial?

O que é a Tríplice Entente da primeira guerra mundial?
O que é a Tríplice Entente da primeira guerra mundial?

A tríplice entente foi uma aliança feita entre os países a Inglaterra, França e Rússia. 

Antes que ocorresse a Primeira Guerra Mundial, o principal objetivo dos países era fazer alianças militares e tratados de paz com os outros países. 

Os tratados de paz e as alianças tinham o objetivo não só de tentar garantir a paz como também, caso uma guerra surgisse, aquela nação teria o apoio na outra nação com a qual fez um acordo. 

Um pouco antes de estourar a Primeira Guerra Mundial, houve um momento histórico chamado de “paz armada” onde cada país começou a fazer uma espécie de corrida e competição para ver quem  tinha mais material bélico (material de guerra) o que deixava todos muitos apreensivos, contudo, não havia nenhuma guerra iminente. 

Confira abaixo um pouco sobre o que foi a tríplice entente e o que motivou esta aliança!

A Origem da Tríplice Entente e países formadores

A origem da tríplice entente se dá devido à corrida imperialista e também à paz armada na qual cada nação se preparava para uma guerra ao aumentar o seu poder bélico sem contudo haver uma guerra declarada. Sendo assim, como forma de se proteger, a tríplice entente foi uma aliança formada pela Rússia, Inglaterra e a França e configurava o início de diversas outras alianças e tratados de paz entre os países. 

Objetivo inicial da Tríplice Entente

A tríplice aliança foi formada primeiramente com o objetivo de impedir uma outra aliança que havia sido feita, que era a Tríplice Aliança, um acordo formado entre a Alemanha, Áustria-Hungria e a Itália. 

Objetivo inicial da Tríplice Entente
Objetivo da tripice. Fonte/Reprodução: original.

O problema principal era que a Tríplice aliança servia como uma ameaça de guerra e por isso, a Tríplice Entente surgiu com o objetivo de desacelerar o avanço da Tríplice Aliança e foi formada em 1907 como uma parceria entre a Rússia, França e Inglaterra. 

As alianças entre os países serviam como uma forma de se proteger através de alianças diplomáticas. 

Tríplice Entente: avanço da tecnologia bélica e o expansionismo alemão

A tríplice entente também tinha como objetivo parar a expansão bélica da Alemanha que desde 1900 estava produzindo material para guerra os quais incluíam os famosos submarinos do tipo U-boot que mais tarde serviram para a Primeira Guerra Mundial. A Alemanha de certa forma sempre teve muito interesse no avanço tecnológico quanto a materiais de guerra, o que causava bastante tensão entre os países. 

A Tríplice Entente na Primeira Guerra Mundial

A Tríplice Entente teve um papel fundamental na Primeira Guerra Mundial, pois foi quando os países começaram a se unificar para combater uns aos outros e obter maior poder. 

A Tríplice Entente na Primeira Guerra Mundial
Tripice e a primeira guerra mundial. Fonte/Reprodução: original.

Todos sabem que o início da Primeira Guerra Mundial se deu devido à morte do arquiduque da Áustria-Hungria. O arquiduque foi morto por um ativista sérvio e nisso, a Áustria-Hungria havia pedido que a Sérvia fizesse justiça ao arquiduque ao condenar o assassino. 

Contudo, a Sérvia não fez absolutamente nada e isto foi entendido pelo império Austro- Hungaro como uma espécie de afronta, o que fez com que declarasse guerra à Sérvia. A Sérvia era aliada à Rússia, que era um dos países da Tríplice Entente e com isso, a guerra estourou. 

Se você gostaria de saber mais sobre a Primeira Guerra Mundial, acompanhe nosso conteúdo por aqui e saiba mais!

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias populares

Leia também